Buscar

trabalho de grupo 1 periodo ADM UNOPAR

Prévia do material em texto

3
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO
adriana lavareda almeida
Fabricio de Jesus Tavares Nazare
joel
 xavier do
 nascimento
kleiton melo neves
Masaharu Rolim Osaki
Pedro Victor Furtado de Benedito Adegas
PRODUÇÃO textual interdiciplinar em grupo
REINVENTANDO A EMPRESA 
Itacoatiara
2019
adriana lavareda almeida
Fabricio de Jesus Tavares Nazare
joel
 xavier do
 nascimento
kleiton melo neves
Masaharu Rolim Osaki
Pedro Victor Furtado de Benedito Adegas
PRODUÇÃO 
textual
 interdiciplinar
 em grupo
REINVENTANDO A EMPRESA 
Trabalho de 
Administração
 apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média 
semestral
 na
s
 disciplina
s
 de 
Empreendedorismo
, 
Ética,
 
Política e Sociedade, Homem, Cultura e Sociedade, Sistemas de Informação Gerencial e Seminário I.
Orientador
es: Professores:
 Indiara Beltrame Brancher,
 
Jose Adir Lins Machado, Marcio Gutuzo Saviani, Marco Ikuro Hisatomi, Luis Fernando Moreira C. Moreira, Magno Rogério Gomes, Nicole Cerci Mostagi, Jaqueline dos Santos 
Ferrarezi
.
 
Equipe de professores do 
1º
.
 
Semestre.
 
 
 
 Itacoatiara
 
 
 2019
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	APRESENTAÇÕES DA EMPRESA	4
2.2	ANÁLISE DA EMPRESA	4
2.3	COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NA EMPRESA	8
2.4	MEIOS UTILIZADOS NA TOMADA DE DECISÃO	8
2.5	CLIMA ORGANIZACIONAL	9
3	CONCLUSÃO	10
4 REFERÊNCIAS	11
INTRODUÇÃO
Neste levantamento serão abordados alguns assuntos de suma importância a qualquer tipo de negócio, desde a pequena e mais simples empresa, até a maior e mais complexa. A principal delas é o gerenciamento do negócio com intuito de minimizar perdas e gastos desnecessários, principalmente com relação ao número de colaboradores excessivos.
Vamos entender o papel de uma boa comunicação e linguagem dentro da organização. Utilizando uma pesquisa baseada em entrevista, o material irá demonstrar o sucesso da Ferragem Amazonas, uma pequena empresa brasileira que carrega em seu DNA os ideais e valores de seu fundador, o que lhe proporcionou atingir esse sucesso. 
DESENVOLVIMENTO 
APRESENTAÇÕES DA EMPRESA
Dados Da Empresa:
Razão Social: Carlos Roberto Amazonas - ME
Nome fantasia: Restaurante Amazonas
CNPJ: 00.743.931/0001-20
Endereço: Rua Acácio Leite nº 250 - Centro
Fone/Fax: (92) 2322-3441
Email: restaurante_amazonas@gmail.com.br
A Restaurante Amazonas é uma empresa do ramo gastronômico e atua no mercado de alimentação , oferecendo aos clientes qualidade em seus produtos e atendimento personalizado, buscando sempre a fidelização do seu público. 
A empresa foi inaugurada em junho de 1996, pelo proprietário Carlos Roberto Amazonas e tinha como público alvo o setor alimentício. Devido às mudanças de mercado e buscando uma obtenção de lucro maior, a empresa se viu obrigada a alterar o ramo de suas atividades. Em 2003 o Restaurante Amazonas passou por uma reestruturação e então passou a atender o consumidor final com atendimento de Buffet e organização de eventos e festas, fazendo assim com que seu potencial no ramo tivesse um lucro significativo..
ANÁLISE DA EMPRESA
A empresa trabalha na venda de produtos alimentícios e no atendimento especializado, além de possuírem um espaço físico para reservas. Seus produtos são armazenados em estoque na própria sede da empresa e inventariados num período trimestral. Esse estoque pode ser caracterizado como um estoque de reserva abastecido conforme a demanda dos clientes.
A receita bruta anual da empresa é superior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e inferior a R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), portanto pode-se considerar uma empresa de pequeno porte. E de acordo com o regime tributário nacional é optante do Simples Nacional.
O processo de demanda é calculado com base em históricos de períodos de tempos passados. É utilizado um método de cálculo de um período de 03 (três) meses, comparando com o mesmo período do exercício anterior e assim encontrando uma demanda próxima, para abastecimento do estoque. Levando em consideração o aquecimento ou esfriamento do mercado no período atual.
Baseando-se na teoria científica de Taylor, podemos afirmar que o Restaurante Amazonas utiliza desses princípios em sua estrutura organizacional. Um dos fatores que demonstra isso é o quadro de funcionários adaptado às necessidades da empresa, a empresa contrata apenas conforme sua necessidade, sendo assim, não gera prejuízos com colaboradores ociosos, outro ponto destacável é o estoque enxuto, com isso a empresa minimiza desperdícios desnecessários e aumenta sua lucratividade.
Utilizando-se da teoria clássica imposta por Fayol, o ponto que a organização mais tem semelhança é com sua gestão, os gerentes usam de muita cautela e muita seriedade no comando da empresa. Dando sempre um passo após o outro, com planejamento sobre qualquer novidade que pretendem implantar, pois o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento.
A Teoria Clássica da Administração' foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios básicos, Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: 
1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. 
2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. 
3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra ordens. 
4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos. 
5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização. 
6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais. 
7-Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização. 
8-Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas. 
9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa. 
10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar. 
11-Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. 
12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários. 
13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. 
14-Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto,facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos. 
Considerações sobre a Teoria Clássica Obsessão pelo comando 
Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. 
Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores. Esse foi um esboço básico sobre administração na visão de Fayol. 
COMUNICAÇÃO E LíNGUAGEM NA EMPRESA
A comunicação interna da empresa é uma comunicação hora formal hora informal, quando se trata de informações gerenciais entre gestores e colaboradores são feitas através de um canal de telefonia interna, ou através do sistema de T.I implantado na empresa. Quando as informações a serem transmitidas tem um teor sigiloso, a comunicação preferencial é o sistema de informação, devido a sua criptografia, transmitindo assim maior segurança dessas informações. Quando as informações provem de um meio externo, o principal canal de atendimento é a telefonia, podendo ser móvel ou fixa. A empresa possui um canal do tipo SAC (Sistema de Atendimento ao Cliente) e outro para vendas rápidas. E por fim, para que a empresa transmita suas informações ao cliente, o meio mais viável até o momento encontrado pelos gestores são as emissoras de rádio e canais de TV locais e redes sociais.
 Segundo Antônio Carlos Gil, autor de “Administração de recursos humanos: um enfoque no profissional”, os processos e elementos da comunicação podem ser exemplificados na seguinte frase:
Uma pessoa (emissor) tem uma ideia (significado) que pretende comunicar. Para tanto, se vale de seu mecanismo vocal (codificador), que expressa sua mensagem em palavras. Essa mensagem, veiculada pelo ar (canal) é interpretada pela pessoa a quem se comunica (receptor), após sua decifração por seu mecanismo auditivo (decodificador). O receptor, após constatar que entendeu a mensagem (compreensão), esclarece a fonte acerca de seu entendimento (regulamentação).
MEIOS UTILIZADOS NA TOMADA DE DECISÃO
Por se tratar de produtos alimentícios e atendimento especializado, o mercado sofre constantes variações, sejam elas políticas ou de comportamento do público alvo, quando a economia esta aquecida a demanda é maior, aumentando a procura pelo atendimento e serviço, outro fator predominante é a facilidade ao crédito, reservas, agendamento de eventos para o público alvo. Tendo esses pontos em mente podem-se perceber as mudanças constantes e assim tomar decisões para readaptar as estratégias para continuar atuante no mercado.
CLIMA ORGANIZACIONAL
A empresa se divide em níveis hierárquicos, como gerência, administrativo, financeiro, vendas e etc. Sendo aparentemente a relação entre todos muito tranquila e amigável. Frequentemente são realizadas dinâmicas motivacionais para motivar o trabalho em equipe, trabalha-se a qualidade de vida no trabalho, trabalho em escalas, com fins de evitar o estresse dos colaboradores, são oferecidas bonificações para colaboradores que atingem as metas, entre outras ações.
Pelo fato da empresa ser de pequeno porte não existem grupos setorizados de trabalho e sim todo um conjunto. Destaque para a cultura organizacional da empresa que preza pelo atendimento personalizado e a honestidade como valor a nortear suas ações. Os gestores tentam ao máximo serem democráticos com relação aos anseios e necessidades dos colaboradores, tanto no profissional quanto no âmbito particular, aplicando a política de igualdade e direitos para todos os funcionários.
CONCLUSÃO
De acordo com as informações coletadas, foi possível chegar a um estudo mais detalhado sobre as práticas da empresa Restaurante Amazonas, desde sua fundação até os dias de hoje. A empresa passou por várias mudanças, desde o ramo de atividade até as estratégias adotadas para minimizar as perdas e reforçar os lucros. Podemos perceber que as políticas financeiras afetam as empresas brasileiras em todos os aspectos, tanto para o positivo quanto para o negativo.
Foi possível comparar os modelos de gerenciamento baseados nas teorias de Taylor e Fayol. Outro ponto destacável é a boa relação da gerência com os colaboradores. Funcionários motivados e bem valorizados tendem a dar resultados mais satisfatórios.
 Grande valor cria-se na forma de oferecer uma ideia e os instrumentos básicos de como empresas, empregados e profissionais autônomos deverão trabalhar no futuro para atingirem melhores resultados e tornarem-se mais competitivos. Os profissionais, tanto da alta gerência quanto dos níveis operacionais,
que estão em busca de novas práticas de administrar e de novas técnicas de trabalhar .
Em tese, podemos afirmar que o Restaurante Amazonas é um exemplo a ser seguido em empresas do ramo.
4 REFERÊNCIAS
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Cultrix. São Paulo: 1974. 
NETO, J. P. de B. Teorias da administração: Curso compacto. Qualitymark. Rio de Janeiro: 2001.
SANTOS, Rafael José dos. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. Porto Alegre, Tomo Editorial, 2005.
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? 14. Ed. São Paulo, Brasiliense, 1994.
WAGNER, A. John. Comportamento organizacional. São Paulo, Saraiva, 1999.

Continue navegando