Buscar

Relações trabalhistas e sindicais

Prévia do material em texto

Clica ali no GOSTEI se este material te ajudou, blz?!
	
	
	1a Questão (Ref.:201711505689)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Convenção nº.87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), declara o princípio da ___________________________, afirmando que, os trabalhadores e empregadores, sem nenhuma distinção e sem autorização prévia, têm o direito de constituir as organizações que estimarem convenientes, bem como o direito de se filiarem a essas organizações, tendo como única condição a observância dos respectivos estatutos (art. 2º).
Complete a lacuna:
		
	
	liberdade dos opressores
	
	liberdade dos empregados
	 
	liberdade sindical
	
	organização
	
	liberdade de expressão
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709385138)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as porposições e marque a alternativa correta: I. As associações profissionais antes da revolução industrial surgiram, inicialmente, como organizações que buscavam a regulamentação profissional, contudo, não criavam regras para o exercício da profissão. II. Dentre as associações profissionais que existiram durante o período antes da Revolução Industrial, destacam-se os colégios romanos e as guildas, de origem anglo- saxã. III. A principal condição histórica para o surgimento do sindicato deu-se somente durante a Idade Média, pois antes dela havia de modo claro a separação entre capital e trabalho. IV. A passagem do regime escravista para o regime feudal, no qual o homem ainda era visto como objeto e sendo considerado livre, prevalecendo uma baixa hierarquia dentro da relação de trabalho.
		
	
	Apenas III e IV
	
	Apenas I e II
	
	Apenas II e III
	
	Apenas II e IV
	 
	Apenas II
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708428400)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O sistema brasileiro admite a unicidade sindical. Isto significa que
		
	
	Em uma base territorial, que pode ser inferior à área de um município, só pode ter uma organização sindical
	
	A unicidade sindical foi abolida no Brasil nos anos da ditadura de Getúlio Vargas (entre 1930 3 1945)
	 
	Em uma base territorial, que não pode ser inferior à área de um município, só pode ter uma organização sindical
	
	O Estado de São Paulo pode conter mais de uma organização sindical, independentemente de suas esferas (Federal, Estadual e Municipal)
	
	O Estado de São Paulo não pode conter mais de uma organização sindical, independentemente de suas esferas (Federal, Estadual e Municipal)
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709172330)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Convenção n.º 87 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, entre outros temas, tem como conteúdo:
		
	
	a estabilidade do dirigente sindical e não foi ratificada pelo Brasil, porque a matéria já está regulamentada no ordenamento constitucional.
	 
	a liberdade e a pluralidade sindicais e não foi ratificada pelo Brasil, porque incompatível com o ordenamento constitucional.
	
	as contribuições sindical e confederativa e foi ratificada pelo Brasil, porque compatível com o ordenamento constitucional.
	
	a intervenção e a interferência do Estado na organização sindical e não foi ratificada pelo Brasil, porque incompatível com o ordenamento constitucional.
	
	a garantia contra despedida arbitrária ou sem justa causa e foi ratificada pelo Brasil, porque compatível com o ordenamento constitucional.
	Respondido em 08/05/2019 22:42:38
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709216764)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Período do novo sindicalismo brasileiro (1978/1981): Um grupo de sindicalistas ocupando posições opositoras no seio dos seus sindicatos denominados autênticos. Esses sindicalistas, que não pertenciam a partidos políticos de praxe, buscavam melhores salários e políticas que unissem a classe trabalhadora, como salário-mínimo nacional, negociações diretas, autonomia sindical, direito de greve, organizações no local de trabalho, etc. Marque a alternativa que indica em que cidade do Brasil surgiu esse movimento.
		
	
	Surgiu na cidade de Curitiba no Sindicato Rural;
	
	Surgiu no Sindicato dos mineiros da Cia. Vale do Rio Doce em Minas Gerais;
	
	Surgiu no Sindicato dos portuários no cais do porto no Rio de Janeiro;
	 
	Surgiu no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema (SP)
	
	Surgiu no Sindicato do ABC paulista;
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201708997227)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em diversos países a Organização Sindical for formada a partir de interesses dos trabalhadores em se organizar em torno de uma instituição que pudesse representa-los, lutando por seus interesses junto ao poder constituído pelo governo e empresários. O sistema confederativo de organização dos sindicatos foi mantido pela Constituição Federal de 1988, e com isto podemos afirmar que:
		
	 
	As federações são consideradas associações intermediárias por serem constituídas por um grupo de cinco sindicatos, sendo que a união de três federações poderá constituir uma confederação;
	
	As federações em regra atuam exclusivamente no território de um Estado Federativo, sendo proibido a sua atuação em mais de um Estado Federado;
	
	As alternativas acima apresentadas estão incorretas.
	
	Os sindicatos são considerados associações de base ou por estarem ligados diretamente aos trabalhadores, sendo que um grupo de três sindicatos poderá formar uma federação
	
	As confederações se situam em grau intermediário na organização sindical, sendo sua atuação em esfera nacional;
	
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201708936977)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quais os órgãos exigidos pela CLT para composição de qualquer sindicato?
		
	 
	assembleia geral, diretoria e conselho fiscal.
	
	presidência, conselho deliberativo e conselho fiscal
	
	assembléia geral, conselho deliberativo e conselho fiscal.
	
	assembleia geral, presidência e conselho deliberativo.
	
	presidência, diretoria e conselho deliberativo.
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201708564240)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Alínea c do Artigo 513 da CLT afirma que o sindicato tem a prerrogativa de eleger ou designar representantes da respectiva categoria ou profissão liberal. Isso significa que:
		
	
	Independentemente da natureza do órgão deverá haver a eleição;
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	A designação nunca poderá ser adotada para a escolha do representante;
	 
	Conforme a natureza do órgão em que a entidade se deve representar, haverá eleição ou designação;
	
	Conforme a categoria de trabalhadores, poderá ser dispensada a eleição;
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709029840)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marque a opção correta sobre representação de trabalhadores nas empresas:
		
	 
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é criar conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, aumentando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	A representação não torna possível a negociação direta dos trabalhadores com a empresa, sendo impossível o debater possíveis melhorias nas condições de trabalho e nos salários a serem pagos.
	
	O representante jamais poderá exercer qualquer fiscalização trabalhista dentro da empresa, nem verificar o fiel cumprimento da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria.
	 
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	A representação torna impossível a negociação direta dos trabalhadores com a empresa, sendo somente possível discutir possíveis perdas nas melhorias das condições de trabalho.
	
	
	
	
	10a Questão(Ref.:201709088309)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o procedimento para a eleição dos representantes é incorreto afirmar :
		
	 
	para as empresas que possuem em seu quadro funcional mais de 50 (cinquenta) empregados a eleição é assegurada pela Constituição Federal.
	
	O representante é escolhido através do voto dos trabalhadores que compõem o quadro de pessoal de cada unidade produtiva.
	
	A representação dos trabalhadores prevista no âmbito constitucional é eletiva.
	
	Alguns juristas entendem que, cada grupo de 200 trabalhadores, subdivididos em unidades ou até mesmo em setores de uma mesma empresa, deva eleger seu representante, não concordando em ter apenas um representante por grupo econômico.
	
	para as empresas que possuem em seu quadro funcional mais de 200 (duzentos) empregados a eleição é assegurada pela Constituição Federal.

Continue navegando