Buscar

Trabalho de fundamentos da biologia (Membrana)

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá 
 
 Paulo Vitor Araujo Martins 
 Matrícula (201903366127)
 Membrana Celular 
 
1 Introdução
 Responsável pelo transporte e pela seleção das moléculas que entram e saem das células, a membrana celular tem como função o isolamento do ambiente ao seu redor. Logo, sendo um dos passos fundamentais na origem da vida, uma membrana escolhe o que pode e o que não pode entrar numa célula dando definição ao que está dentro e o que está fora.
 É uma das suas principais características, a permeabilidade seletiva, que permite que as células equilibrem seus meios internos e diferencie-as do meio externo. 
 Seus componentes mais bastos são o colesterol, as proteínas e os fosfolipídios. Por isso, as membranas têm uma constituição lipoprotéica.
2 Estruturas das membranas
 Como visto na introdução, todas as células são delimitadas pela membrana plasmática, que é lipoproteica, ou seja, formada por lipídios e proteínas, que se associam e constituem uma camada fluida. A membrana plasmática é tão delgada que não pode ser visualizada no microscópio óptico, apenas no microscópio eletrônico. 
 Os lipídios mais abundantes na membrana são os fosfolipídios, dispostos em duas camadas justapostas. Esparsamente distribuídas e mergulhadas no “tapete de lipídios”, moléculas de proteínas podem se movimentar. Além de fosfolipídios, as membranas das células animais contêm colesterol, ausente nas células vegetais.
 Carboidratos podem se associar a proteínas ou a lipídios, compondo glicoproteínas ou glicolipídios. A camada que recobre a superfície externa das células é o glicocálice, uma trama de carboidratos e glocoproteínas que retém partículas e, em determinados casos, participa da adesão entre células vizinhas.
 As funções mais importantes das membranas são: 
• Permeabilidade Seletiva 
• Transporte: transporta substâncias necessárias ao metabolismo celular.
• Proteção: protege a estrutura celular.
• Limite: demilitar o conteúdo intracelular e extracelular.
• Comunicação Celular: reconhecimento de substâncias.	
3 Permeabilidade das membranas 
 A permeabilidade seletiva atua como um filtro, onde tem em controle a entrada e saída de substâncias da célula. Além disso, atua como um filtro que impede ou impossibilita a passagem de grades substâncias e facilita a entrada de substâncias pequenas.
 A passagem de substâncias através da membrana plasmática a favor do gradiente de concentração (ou seja, da região de maior concentração para a de menor concentração) caracteriza o transporte passivo, pois não há gasto de energia.
 A passagem de substâncias pela membrana contra o gradiente de concentração (da região de menor concentração para a de maior concentração), e com gasto de energia, corresponde ao transporte ativo.
4 Transporte ativo
 O transporte das substâncias ocorre com um gasto de energia saindo de um local de menor para um local de maior concentração (contra o gradiente de concentração), podendo ser elétrico ou químico. 
 Exemplo:
 
5 Transporte passivo
 É onde o transporte das substâncias ocorre de uma maneira espontânea, sem gasto de energia (simples ou facilitada) ou por osmose.
• Difusão Simples
 É um transporte sem gasto de energia que consiste em estabelecer a isotonia, alcançar o mesmo nível de concentração. 
 Exemplo:
• Difusão Facilitada
 Permeiam na célula a favor do gradiente de concentração e também sem o gasto de energia. Porém, a velocidade é elevada à velocidade permitida na difusão simples, o que indica a existência de moléculas transportadoras que funcionam como canais de passagem. 
 Os canais de passagem são proteínas que se ligam especificamente as partículas transportadoras, de forma semelhante a que ocorre com uma enzima e seu substrato.
 Exemplo:
• Osmose 
 É um tipo particular de difusão simples, envolvendo apenas partículas de solvente, que, nos sistemas biológicos, correspondem a água. A pressão que força a água entrar em uma solução é a pressão osmótica dessa solução. A pressão osmótica depende da concentração de partículas de soluto da solução, e não da natureza dessas partículas. 
 Duas soluções são isotônicas quando têm a mesma concentração de partículas de solutos. Separadas por uma membrana semipermeável, os fluxos de água nos dois sentidos equivalem, não ocorrendo alteração de volume em nenhuma delas.
 Quando duas soluções apresentam concentrações diferentes, a mais concentrada é chamada e hipertônica, e a menos concentrada, hipotônica. Separadas por uma membrana semipermeável, ocorre a passagem de água em maior quantidade da menos concentrada para a mais concentrada.
6 Especialização da membrana 
 • Desmossomos: Tem função de adesão, une uma célula à outra.
 • Interdigitações: É uma pequena especialização, que possui a função de aderir à célula 
 • Cutículas: É uma camada que reveste a parte de fora da membrana ajudando na formação dos tecidos
 • Microvilosidade: É especializada para absorver substâncias para aumentar a superfície de contato 
 • Invaginações de base: Tem a função de reabsorver a água dos rins. Acontece na base da célula e podem ser encontradas nas cavidades renais 
7 Modelo Mosaico Fluido
 Onde as membranas são formadas por uma dupla camada lipídica e protéica. 
 A dupla camada de fosfolipídios é fluida, de consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de mosaico.
 Exemplo: 
8 Bibliografia 
 "Membrana plasmática" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-“
 Sites: Brasil escola, Stoodi e Só biologia

Continue navegando