Buscar

Perifiton e Macrofitas aquaticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIOESTE- Dayana Flamia Boveto e Fernanda Geiss Claro
Perifíton e Macrófitas aquáticas
Perifiton:
Perifíton é definido como uma comunidade de algas, bactérias, fungos e animais, além de detritos, aderidos a substratos submersos orgânicos ou inorgânicos, vivos ou mortos, formados por uma fina camada de seres vivos, ou seus detritos, que colonizam superfícies sólidas em habitats aquáticos, tanto em água doce, como no mar. Estas associações são principalmente formadas por protistas, como as diatomáceas e outros microrganismos classificados entre as algas e, por isso, são uma importante fonte de produção primária nos ecossistemas aquáticos, principalmente nas zonas costeiras e nos lagos. No entanto, não são apenas os seres autotróficos os responsáveis pela produtividade desta comunidade: os seus cadáveres tornam-se um substrato orgânico, onde se desenvolvem bactérias e protistas heterotróficos. Todo este conjunto atrai pequenos crustáceos e vermes, alguns dos quais se tornam residentes e torna-se uma fonte de alimentação para pequenos peixes ou outros organismos do nécton que vivem no mesmo ecossistema. Os perifitons são observados como manchas verdes ou pardas aderidos a objetos submersos na água como rochas, troncos, objetos artificiais e a vegetação aquática.			O estudo destas comunidades pode fornecer importantes informações sobre a produtividade de um ecossistema aquático para a aquicultura, ou sobre eventuais poluentes que afetem uma massa de água costeira ou lacustre. 	O perifíton desempenha um importante papel em sistemas lênticos e rasos, pois atua como importante produtor primário, fonte de alimento para outros níveis tróficos, habitat para muitos organismos e, ainda, participa da ciclagem de nutrientes. A importância do perifíton como indicador da qualidade da água é evidenciada por vários autores, principalmente para rios e pequenos corpos d’água (WATANABE, 1990). Nos ambientes aquáticos densamente colonizados por macrófitas aquáticas a presença do perifíton assume grande importância, pois esta microbiota, através de seu metabolismo, interfere em vários processos importantes da dinâmica do ecossistema limnico, podendo ser responsável pela maior parte da produção primária e biomassa na zona litorânea (SCHWARZBOLD et al. 1990).
Macrofitas aquáticas
As macrófitas aquáticas são plantas que apresentam grande capacidade de adaptação e amplitude ecológica, habitando ambientes variados de águas doce, salobra e salgadas, ambientes de água estacionária e corrente. Em sua maioria, são capazes de suportar longos períodos de seca. 
Estas plantas são essenciais ao perfeito equilíbrio do ambiente aquático, sustentando um elevado número de organismos, diminuindo a turbulência das águas e, conseqüentemente, sedimentando os materiais em suspensão, principalmente naqueles pontos onde a mata ciliar foi suprimida. São também utilizadas como substrato para a desova e refúgio de vários organismos aquáticos, como peixes e insetos.								 As macrófitas aquáticas são, em sua grande maioria, vegetais terrestres que ao longo de seu processo evolutivo, se adaptaram ao ambiente aquático, por isso apresentam algumas características de vegetais terrestres e uma grande capacidade de adaptação a diferentes tipos de ambientes (o que torna sua ocorrência muito ampla). 								Devido ao fato das macrófitas aquáticas constituírem um grupo muito grande, elas são geralmente classificadas em 5 grupos ecológicos, baseados em seu modo de vida (biotipo) no ambiente aquático esses grupos são:
A) Macrófitas aquáticas emersas: enrraizadas no sedimento, porém as folhas crescem para fora da água. Tem órgãos reprodutivos aéreos. Suas paredes celulares espessas (para conferir rigidez. Estes podem tolerar baixas concentrações de oxigênio até 1 mês Ex: Eleocharis calva.		 B) Macrófitas aquáticas com folhas flutuantes: São as macrófitas enraizadas no sedimento e com folhas flutuando na superfície da água. Seus órgãos reprodutores podem ser flutuantes ou aéreos.. Ex: Lírio d'água, Vitória-régia. C) Macrófitas aquáticas submersas enraizadas: são enraizadas, crescendo totalmente debaixo d'água. São plantas herbáceas, que podem ser encontradas em todas as profundidades desde que esteja dentro da zona fótica. Para aumentar a superfície de contato, as folhas são bem divididas, alongadas (em forma de fita, de filamentos) e flexíveis Ex: Myriophyllum., Cabomba furcata D) Macrófitas aquáticas submersas livres: Permanecem flutuando debaixo d'água. Podem se prender a pecíolos e caules de outras macrófitas. Durante o período reprodutivo emitem flores emersas Ex: Utriculária.		 E) Macrófitas aquáticas flutuantes: São plantas herbáceas que flutuam na superfície da água ou a meia água, não estando enraizadas no sedimento. Geralmente estão restritas aos habitats abrigados e dos cursos de água de corrente fraca. Ex: Salvinia molesta e alface d’agua.
 As macrófitas aquáticas podem atuar como bioindicadoras. Indicando tanto o estágio sucessional quanto o estágio trófico do ecossistema aquático. Também se constituem em importante microhabitat para muitos organismos, sendo local de desova, proteção, alimentação, etc.

Outros materiais