Buscar

toxicopendencia[1]

Prévia do material em texto

CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA GERAL
PROF. LUIZ HENRIQUE DA SILVA LESSA
PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA NA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DE SAÚDE E DIREITOS HUMANOS E PREVENÇÃO DO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS 
	POR	
SUNAMITA GOMES DA SOLEDADE
Cabo Frio 
2019/1
PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA NA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DE SAÚDE E DIREITOS HUMANOS E PREVENÇÃO DO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS 
	Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Veiga de Almeida, em cumprimento às exigências Da disciplina de Psicopatologia Geral.
Cabo Frio
2019/1
PROJETO DE INTERVENÇÃO 
RESPONSÁVEL TÉCNICO: Sunamita Gomes da Soledade
PERFIL DO GRUPO: Meninas na faixa etária entre 13 e 17 anos, usuárias do Centro de atenção psicossocial infanto juvenil em são Pedro da Aldeia, em situação de vulnerabilidade.
PROBLEMÁTICA DO GRUPO: Meninas com tendências autodestrutivas como automutilação, tentativa de suicídio e uso abusivo de álcool e outras drogas.
OBJETIVO DO PROJETO: Trabalhar para a promoção de saúde, prevenção do uso de álcool e outras drogas e redução de danos através de rodas de conversa, execução de atividades artísticas, investimento na convivência e interação entre os profissionais e usuárias da unidade através de atividades realizadas dentro e fora da instituição.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
Construir a identidade grupal
Apoio emocional para prevenção a automutilação, suicídio e uso abusivo de substâncias
Desenvolver estratégias de promoção de qualidade de vida, de educação, de proteção e de recuperação da saúde e de prevenção de danos
Organizar linha de cuidados integrais (promoção, prevenção, tratamento e recuperação) em todos os níveis de atenção, garantindo o acesso às diferentes modalidades terapêuticas
Estratégias de prevenção para o uso de álcool e outras drogas
Estratégias para redução de danos no uso de álcool e outras drogas 
CRONOGRAMA: Execução do projeto a longo prazo e com rotatividade de membros.
RESULTADOS ESPERADOS: Espera se, a partir deste trabalho, desenvolver a promoção da saúde, redução de danos e prevenção do uso de substâncias.
ACOMPANHAMENTOS DOS RESULTADOS: Através de rodas de conversa com as usuárias da unidade e colhendo o depoimento a partir de uma escuta individual. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Prevenção do suicídio: sinais para saber e agir <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio > Acesso em: 10 de Junho de 2019.
PORTARIA Nº 1.876, DE 14 DE AGOSTO DE 2006 <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt1876_14_08_2006.html > Acesso em : 10 de Junho de 2019.

Continue navegando