A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
54 pág.
acumulação capitalista

Pré-visualização | Página 1 de 22

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	
	
	
	
	1-(HOB,2015)Segundo o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), ¿está sendo produzido um novo sistema perverso de regressão na distribuição da renda neste país. Uma figura fantasmagórica, Hobin Hood às avessas, travestido, que não rouba dos ricos para dar aos pobres, que não tira da classe média para dar aos pobres, mas que irá tirar da classe média para dar ao sistema financeiro". Desse modo, o grande capital aloja no campo previdenciário uma questão que diz respeito ao seu projeto social, isto é, transformar os trabalhadores em parceiros indiferenciados, metamorfoseando-os em trabalhadores provedores do capitalismo financeiro e proprietários de grandes negócios. Essa conjunção de elementos é estruturadora dos atuais movimentos da economia e da política e funda a restauração do projeto capitalista em todo o mundo. Indique, entre as opções a seguir, a que representa de forma INCORRETA uma das tendências presentes na conjuntura atual descrita no contexto anterior.
		
	
	
	 
	Avanço nas políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos com a complementação de políticas de combate à pobreza de caráter amplo e permanente.
	
2-Para o exercício da práxis do Serviço Social é fundamental que o seu projeto de intervenção contenha foco na:
	 
	prática e na pesquisa
	
	3-Entre os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional dos assistentes sociais está a ampliação e consolidação da cidadania, com vistas à garantia de:
		
	 
	Direitos civis, políticos e sociais.
	
	
	
	4- Sobre a produção socializada e a divisão do trabalho é CORRETO afirmar que: I. Os homens não realizavam mais a mesma função na produção e passavam a se diferenciar uns dos outros, através do tipo de atividade que exerciam. II. Diante deste excedente, os homens passaram a trocar mercadorias cujo objetivo inicialmente era ainda a manutenção do produtor e da comunidades que pertencia. III. Apesar da divisão de trabalho, nas comunidades primitivas, a produção era socializada com as pessoas que as integravam. IV. A partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de igualdade entre os homens e melhor distribuição da riqueza.
	 
	I, II,III são verdadeiras.
	5-Sobre a essência do "trabalho", podemos compreender que o trabalho humano é:
		
	 
	uma ação sobre a natureza e, que ao transformá-la criam-se as condições necessárias a vida.
	
	
	
	6-A capacidade humana de projetar finalidade às ações, finalidades que contêm uma intenção ideal e um conjunto de valores direcionados ao que se julga melhor em relação ao presente, denomina-se
		
	 
	teleológica.
	
	
	7-Considere o trecho a seguir e assinale a opção verdadeira que complementa a frase : Segundo Karl Marx , práxis então é o agir consciente do homem (trabalho) que transforma a natureza (objeto) , e ao fazê-lo transforma a ______________e a _______________na qual está inserido.
	 
	a si mesmo e a sociedade
	
	
	
	8-A expressão ¿questão social¿ foi utilizada para:
		
	 
	designar as contradições concretas entre capital e trabalho.
	
	
	1-A concepção de ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
		
	 
	Desenvolve-se de forma independente das relações sociais.
	
	
	
	2-Segundo o filósofo marxista Georg Lukács, "com justa razão se pode designar o homem que trabalha, ou seja, o animal tornado homem, através do trabalho, como um ser que dá respostas. É inegável que toda atividade laborativa surge como uma solução de respostas ao carecimento que provoca. Todavia, o núcleo da questão se perderia caso se tornasse aqui como uma relação imediata. Ao contrário, o homem torna-se um ser que dá respostas precisamente na medida em que ele generaliza transformando em perguntas seus próprios carecimentos e suas possibilidades de satisfazê-los." Segundo Lukács é correto afirmar:
		
	 
	Que o trabalho humano é uma resposta às necessidades naturais, porém uma resposta pensada que possibilita sua generalização sob a forma de pensamento.
	
	
	
	3-Reconhecemos a importância e a centralidade do mundo do trabalho na vida do homem na sociedade contemporânea. Assim, podemos considerar corretas as seguintes afirmativas: I-Identificamos diferentes formas de exploração do trabalho humano como fonte de riqueza II-Os modelos Fordista e Toyotista de produção tiveram implicações para o mundo do trabalho III-O modelo de acumulação flexível trouxe impactos negativos no Brasil.
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	4-A seguridade social no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988 é composta por três políticas públicas: previdência social, assistência social e:
		
	 
	Saúde
	5-
	
	
	
O gráfico acima apresenta um dado sobre o número de negros e pardos no ensino superior entre 1992 e 2011. Ao longo dessas duas décadas é possível afirmar:
		
	 
	Que o aumento da escolaridade de pretos e pardos no século XXI traz novas possibilidades de trabalho para essa população.
	
	
	6-Nesta linha pode-se dizer que a questão social: I. Expressa um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista. II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago. III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista. É correto o que se afirma em
		
	 
	I e II, apenas.
	
	
	7-Para Marx o trabalho é a ação do homem sobre a natureza, o que somente se torna possível através da capacidade humana de conceber com antecedência o que produz (trabalho imaterial) e transformar o mundo natural em produto (trabalho material). Pelo trabalho dá-se a aproximação entre os homens, a vida em sociedade. O trabalho acaba se tornando muito importante para a:
		
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na atualidade, levando em conta o entendimento sobre a essencia do trabalho, devemos ressaltar que trabalho não pode ser confundido com:
		
	 
	emprego.
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmativas sobre CAPITAL, e verifique as que estão corretas: I - O capital se expressa pelo sistema de trocas, onde a mercadoria em si é trocada por outra. II - O capital se expressa por meio das mercadorias e do dinheiro. III 0 O capital se expressa pelo poder e pela revolução industrial. Marque a alternativa correta:
		
	 
	Está correta a afirmativa II
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual foi o papel desempenhado pelos burgueses no fim da sociedade feudal?
		
	 
	Os burgueses formaram uma nova classe social no fim da sociedade feudal. Inauguraram nova forma a estrutura econômica, pois realizaram o renascimento do comércio e, dessa maneira, implantaram a circulação de mercadorias e buscaram lucro em sua atividade.
	 3a Questão
	
	
	
	
	Para o exercício da práxis do Serviço Social é fundamental que o seu projeto de intervenção contenha foco na:
		
	 
	prática e na pesquisa
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(HOB,2015)Segundo o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), ¿está sendo produzido um novo sistema perverso de regressão na distribuição da renda neste país. Uma figura fantasmagórica, Hobin Hood às avessas, travestido, que não rouba dos ricos para dar aos pobres, que não tira da classe média para dar aos pobres, mas que irá tirar da classe média para dar ao sistema financeiro".