Buscar

prova 01

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A respeito dos alimentos e da ação de alimentos, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A sentença que fixam os alimentos não faz coisa julgada material, podendo os alimentos ser revistos a qualquer tempo. Assim, o devedor de alimentos pode provocar a revisão ou exoneração destes, mediante petição dirigida ao juiz nos próprios autos em que foi fixada a obrigação, dando-se vista a parte contrária para manifestação.
b. Considera-se que tenha sido ajuizada ação de investigação de paternidade cumulada com pedido de alimentos. Nesta situação, o juiz deverá fixar liminar mente os alimentos provisórios que serão devidos até o trânsito em julgado da sentença declaratório de paternidade, ainda que a decisão seja objeto de recurso.
c. Considera-se que foi ajuizada execução de alimentos, fixados em percentual sobre o salário mensal do alimentando. O executado apresentou como justificativa para o inadimplente mentor a rescisão e seu contrato de trabalho, alegando que, atualmente, desenvolvia pequenos e eventuais serviços, razão pela qual não tinha condições financeiras para cumprir a obrigação anteriormente assumida com a criação e educação dos filhos menores. Nesta situação, o juiz deverá exigir o processo de execução o juiz deverá extingo ir o processo de execução, pois a rescisão do contrato de trabalho do devedor de alimentos retira a liquidez do título executivo judicial, uma vez que a referida rescisão do contrato de trabalho e seja a inexistência de base de cálculo para apurar a quantia devida.
d. O novo Código de Processo Civil adotou em sua plenitude o entendimento trazido pelo Superior Tribunal de Justiça a respeito da execução de alimentos pelo rito da coerção pessoal. Em ambos os casos a execução passará a englobar as seis últimas prestações contadas da data da citação e as que se vencerem no curso da ação.
e. A execução de alimentos pelo rito da coerção pessoal tem como pressuposto a atualidade do débito referente às três últimas prestações e as que vencerem no curso do processo.
Feedback
A resposta correta é: A execução de alimentos pelo rito da coerção pessoal tem como pressuposto a atualidade do débito referente às três últimas prestações e as que vencerem no curso do processo..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação ao depoimento de incapazes o novo código de processo traz algumas alterações, dentre ela, assinale a opção que completa uma ou algumas destas mudanças:
Escolha uma:
a. O depoimento do incapaz passa a ser permite expressamente autorizado nos casos em que a discussão envolva abuso ou alienação parental, mediante acompanhamento por especialista.
b. Somente serão admissíveis os depoimentos dos maiores de 16 anos.
c. A fim de preservar o melhor interesse do menor o novo código de processo civil veda expressa a tomada de seu depoimento pessoal.
d. Os menores não serão ouvidos diretamente pelo magistrado, mas seu depoimento poderá colhido durante a entrevista com psicólogo do juízo.
e. Os depoimentos dos incapazes só serão admissíveis quando não haja outras provas capazes de esclarecer os fatos controversos.
Feedback
A resposta correta é: O depoimento do incapaz passa a ser permite expressamente autorizado nos casos em que a discussão envolva abuso ou alienação parental, mediante acompanhamento por especialista..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No âmbito dos juizados especais cíveis a legislação processual comum deve ter caráter supletivo, só sendo aplicada nos casos em que não conflitem com os princípios e regras norteadoras da lei especial. Assim, o novo código de processo não poderá alterar:
Escolha uma:
a. a existência de turmas recursais para o julgamento dos recursos, afastando-os da competência dos tribunais estaduais.
b. a submissão das decisões dos juizados às decisões proferidas pelo rito das demandas repetitivas.
c. a necessidade de julgamento exclusivamente por juízes togados.
d. a exclusão da dúvida das hipóteses dos embargos de declaração, em razão da desnecessidade de capacidade postulatória.
e. a forma de desconsideração da personalidade jurídica, impondo a utilização de um procedimento específico.
Feedback
A resposta correta é: a necessidade de julgamento exclusivamente por juízes togados..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/05), julgue as afirmativas abaixo.
Escolha uma:
a. Não se considera fundamentado acórdão, que não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo, indistintamente.
b. O apelado não poderá em sede de apelação impugnar questão resolvida na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, em razão da preclusão.
c. Tendo sido o Estado condenado ao pagamento no valor de até 1.000 (hum mil) salários-mínimos não se aplica o instituto da remessa necessária.
d. Consideram-se incluídos no acórdão os elementos que o embargante pleiteou, para fins de prequestionamento, ainda que os embargos de declaração sejam inadmitidos ou rejeitados, caso o tribunal superior considere existentes erro, omissão, contradição ou obscuridade.
e. É cabível sustentação oral pelo prazo improrrogável de 15 (quinz
f. minutos para cada um, sucessivamente, ao recorrente, ao recorrido e, nos casos de sua intervenção, ao membro do Ministério Público, em Agravo de Instrumento interposto contra qualquer decisão interlocutória.
Feedback
A resposta correta é: Consideram-se incluídos no acórdão os elementos que o embargante pleiteou, para fins de prequestionamento, ainda que os embargos de declaração sejam inadmitidos ou rejeitados, caso o tribunal superior considere existentes erro, omissão, contradição ou obscuridade..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/05), é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. de acordo com a Lei 13.105/05, os prazos serão computados em dias corridos, sendo suspensos nos dias compreendidos entre 15 de dezembro a 15 de janeiro.
b. de acordo com a Lei 13.105/05, é obrigatório o exaurimento da jurisdição local para o manejo do Recuso Especial, ainda que de forma não unânime, não necessitando havendo mais previsão interposição de embargos infringentes quando o acórdão tiver reformado em grau de apelação a sentença de mérito, mediante decisão não unânime.
c. nos termos do seu artigo 190, a nova codificação, em qualquer hipótese, permite que as partes possam estipular mudanças no procedimento processual, de modo a ajustá-lo às especificidades da causa.
d. os Estados, suas autarquias e fundações de direito público gozarão de prazos em quádruplo para contestar e em dobro para todas as demais manifestações processuais, cuja contagem será iniciada a partir da intimação pessoal.
e. a sistemática recursal prevista na Lei 13.105/05 prevê a interposição de agravo retido como regra geral para atacar decisões interlocutórias, contrárias ao interesse de alguma das partes.
Feedback
A resposta correta é: de acordo com a Lei 13.105/05, é obrigatório o exaurimento da jurisdição local para o manejo do Recuso Especial, ainda que de forma não unânime, não necessitando havendo mais previsão interposição de embargos infringentes quando o acórdão tiver reformado em grau de apelação a sentença de mérito, mediante decisão não unânime..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O atual código de processo civil disciplina em seu art. 1652, § 1º, que: “Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas nos arts. 267 e 269 desta Lei”. Sobre as sentenças é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A decisão que extingue o processo com relação a um dos réus por ilegitimidade passiva, com base no art. 267, VI, do CPC, é uma sentença.
b. A decisão que extingue o processo com relação ao único réu do processo por ilegitimidade passiva, com base no art. 267, VI, do CPC, é uma sentença.
c. Das sentenças que antecipam o méritofinal cabe apelação por instrumento.
d. Não é possível a existência de duas sentenças em um mesmo processo, ainda que em fases diversas.
e. A sentença é toda decisão que julgue uma pretensão com ou sem julgamento de mérito.
Feedback
A resposta correta é: A decisão que extingue o processo com relação ao único réu do processo por ilegitimidade passiva, com base no art. 267, VI, do CPC, é uma sentença..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o Agravo Retido no atual e no novo sistema é correto afirmar:
Escolha uma:
a. O novo código de processo civil extingue o agravo retido, não o substituindo por qualquer outro recurso, o que torna as decisões interlocutórias irrecorríveis.
b. As decisões sujeitas atualmente ao recurso de agravo retido e aquelas não sujeitas ao agravo de instrumento no novo código somente sofrerão apreciação do tribunal se reiteradas ou discutidas em preliminar de apelação ou contrarrazões de apelação.
c. As decisões interlocutórias que não forem passíveis de agravo de instrumento sofrerão preclusão e não poderão ser impugnadas por qualquer via.
d. O agravo retido é mantido no novo código de processo civil, todavia recebe igual nominação e tratamento do agravo interno ou agravinho.
e. O agravo retido previsto no código vigente é a regra para impugnação das decisões interlocutórias, com sua extinção no novo código estas decisões passam a ser impugnáveis por meio de agravo de instrumento, simplificando os ritos.
Feedback
As respostas corretas são: O agravo retido é mantido no novo código de processo civil, todavia recebe igual nominação e tratamento do agravo interno ou agravinho., O agravo retido previsto no código vigente é a regra para impugnação das decisões interlocutórias, com sua extinção no novo código estas decisões passam a ser impugnáveis por meio de agravo de instrumento, simplificando os ritos.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por serem de urgência é imperativo que possa haver reversibilidade destas medias. Por serem tutelas provisórias o seu deferimento não implica no condicionamento de uma decisão final favorável. Desta feita, havendo reversão da tutela provisória decisão final é possível afirmar:
Escolha uma:
a. Embora se busque a reversibilidade fática, quando à colisão de direitos de igual valor, ou mesmo necessidade de preservação de garantias fundamentais, é possível que se admita a reversibilidade jurídica, ainda que pela via indenizatória. Nestes casos é possível que o juiz exija a prestação de caução idônea, salvo no caso de hipossuficiência econômica.
b. Uma vez deferida a tutela de urgência, mesmo que esta seja revertida em decisão final não caberá ressarcimento por eventuais danos decorrentes de sua concessão uma vez que a cognição exercida foi de natureza sumária.
c. A reversão da tutela provisória no curso do processo ou em decisão final implica em responsabilidade pessoal dos julgados no caso de culpa ou dolo.
d. A responsabilidade nas tutelas de urgência se exerce pela modalidade subjetiva, assim é preciso demonstrar a intensão da parte de gerar dano para que o ressarcimento possa ocorrer.
e. A reversibilidade das tutelas de urgência deve ser, preferencialmente, uma reversibilidade jurídica, assim ainda que faticamente não se possa restituir o status quo ante sempre poderá haver o ressarcimento.
Feedback
A resposta correta é: Embora se busque a reversibilidade fática, quando à colisão de direitos de igual valor, ou mesmo necessidade de preservação de garantias fundamentais, é possível que se admita a reversibilidade jurídica, ainda que pela via indenizatória. Nestes casos é possível que o juiz exija a prestação de caução idônea, salvo no caso de hipossuficiência econômica..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O novo Código de Processo Civil cria as chamadas tutelas provisórias, sobre o tema é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Embora disponha sobre as tutelas cautelares típicas, mantém o poder geral de cautela, todos unificados em um só procedimento, idêntico ao conferido à tutela antecipada.
b. O novo CPC igualou as tutelas cautelares e a tutela antecipada, imprimindo um procedimento unificado sem quaisquer distinções.
c. A tutela provisória demandará sempre da interposição da ação principal.
d. As tutelas cautelares foram abolidas no Novo Código.
e. A lei 13.105/2015 excluiu o processo cautelar, porém manteve as tutelas cautelares no bojo das tutelas de urgência.
Feedback
A resposta correta é: A lei 13.105/2015 excluiu o processo cautelar, porém manteve as tutelas cautelares no bojo das tutelas de urgência..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta que aponta o que acontecerá quando o novo Código de Processo Civil entrar em vigor:
Escolha uma:
a. todos os processos em curso, assim como os atos processuais posteriores ao início da vigência da nova lei, continuarão regidos pelo Código de Processo Civil atual.
b. serão atingidos todos os processos, incluindo os que possuam decisão transitada em julgado, tendo em vista o efeito retroativo da lei processual.
c. serão atingidos todos e quaisquer processos e atos processuais, tendo em vista o efeito imediato da lei processual, com exceção apenas das decisões transitadas em julgado.
d. serão atingidos todos os processos e atos processuais em curso, tendo em vista o efeito imediato da lei nova, salvo quanto aos atos que constituírem direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada.
e. serão atingidos todos os processos em curso, sem exceção de qualquer ato, tendo em vista o efeito retroativo da lei processual.
Feedback
A resposta correta é: serão atingidos todos os processos e atos processuais em curso, tendo em vista o efeito imediato da lei nova, salvo quanto aos atos que constituírem direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada..
Parte inferior do formulário

Continue navegando