Buscar

Ava1 - Sociologia - Fórum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA
Olá Estudantes,
A contribuição principal de Comte à filosofia positivista foi sua adoção do método científico como base para a organização política da sociedade industrial moderna. O estado positivo corresponde à maturidade do espírito humano. O termo positivo designa o real em oposição ao ideal, a certeza em oposição à indecisão, o preciso em oposição ao vago. É o que se opõe às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.
Analisem o positivismo de Comte, tendo em vista a sua relação com as ciências e as mudanças na vida social do século XIX. 
Aguardo as contribuições de vocês para compartilharmos saberes e construirmos conhecimentos juntos! Conto com sua participação.
 
Indicação de leitura:
Para aprofundar seu conhecimento:
Leitura da Unidade 1 e 2 do roteiro de estudos da disciplina.
PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Ibpex, 2010.
RESPOSTA
Comte foi o pai do Positivismo, corrente filosófica que busca explicar as leis do mundo social com critérios das ciências exatas e biológicas. 
A defesa do Positivismo é de que somente o conhecimento científico é verdadeiro, não se admitindo como verdades as afirmações ligadas ao sobrenatural, à divindade.
Comte também foi o grande sistematizador da sociologia, dividindo a sociologia em duas áreas: a estática social e a dinâmica social, que foi um dos primeiros esforços empreendidos para ordenar a sociedade humana a partir de uma abordagem científica.
Estática social parte-se da investigação das estruturas sociais, aquelas sobre as quais a sociedade se estabelece no momento presente. A religião, o código moral aceito, a propriedade, a família, a escola e o trabalho também são elementos que compõe a estática social.
Para Comte, o princípio sociológico fundamental da estática social é: “a separação dos ofícios e a convergência dos esforços”. Sendo assim, cada indivíduo é único, mas a melhor forma de ordenar a sociedade é que essa individualidade ocupe um papel convergente com os dos demais membros.
Dinâmica social é a aceitação de que ela é fruto do acúmulo das mudanças históricas. Essa visão de Comte aponta para o caráter de sua obra filosófica, impresso na estruturação do pensamento positivista. Não se restringe o autor a investigar, compreender e ordenar a estática social, mas estabelecer um controle sobre a dinâmica social. A tecnologia e as demandas ambientais são aspectos da dinâmica social, que movem a sociedade, levando a estática social para um novo degrau.
O pensamento positivista influenciou fortemente os militares brasileiros, o que explica a inscrição “Ordem e Progresso” na bandeira brasileira.
https://www.infoescola.com/educacao/auguste-comte-o-positivismo-e-a-escola/
https://www.resumoescolar.com.br/sociologia/sociologia-de-comte-estatica-e-dinamica-sociais/

Continue navegando