Buscar

trabalho filme fragmentados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO SOBRE O FILME FRAGMENTADOS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
CURSO: PSICOLOGIA
PROFESSORA: LISA NAIRA
ALUNA: MARCELLA JULIANA DE PAULA VELOSO CRISPIM
O filme Fragmentado nos apresenta como protagonista Kevin Wendell Crumb, interpretado pelo ator James McAvoy que sofre de Transtorno Dissociativo de Identidade, o que se traduz no filme pela coexistência de vinte e três personalidades com características bem diferentes, presentes na mente e corpo de Kevin: 1- Barry, 2-Jade, 3- Orwell, 4- Kevin, 5- Heinrich, 6- Norma, 7- Goddard, 8- Dennis, 9- Hedwing, 10-Bernice, 11- Patrícia, 12- Polly, 13- Luke, 14- Rakel, 15- Felida, 16- Ansel, 17- Jalin, 18- Kat, 19- B.T, 20- Samuel, 21- Mary Reynolds, 22- Ian, 23- Mr. Pritchard, 24- A Besta, que é a vigésima quarta e que pode aparecer a qualquer momento. Eles passam por tratamento com a Drª. Fletcher, médica psiquiatra que o acompanha há um tempo e tem o conhecimento de todas as personalidades que vivem em Kevin. Entre todas essas personalidades a alguns que se destacam:
Hedwing, seria o que o autor denomina de personalidade criança e adolescente que surge para lidar com sentimentos inaceitáveis pela personalidade original e para suportar a violência ou abuso que a personalidade original não tolera, é o tipo mais comum de personalidade e muitas vezes a primeira descoberta em uma terapia.
Senhorita Patrícia vem representando a feminilidade de Kevin. Talvez sua maior característica seja o seu descontrole, aja vista que em algumas cenas ela parece se irritar fácil e perder o controle de situações aparentemente simples com muita facilidade. É impaciente e agressiva, porém, gosta de cozinhar e ouvir música.
Dennis sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo sempre tem que estar no controle da situação, e o controle da situação era algo que Kevin não costumava ter. Dennis vem para ajudá-lo a ter o controle absoluto de tudo, essa personalidade perpetradora que é modelada pelo abusador e dirige o comportamento abusivo para dentro, para ferir as outras personalidades. Independentemente de seu comportamento ser inaceitável, essa personalidade é importante para a sobrevivência da criança abusada. Em uma cena Kevin está no consultório da Drª. Fletcher, sob a personalidade Barry, porém a Drª tem certeza que ele está atuando, e que na verdade se trata de Dennis, ali em sua frente, e o confronta. - “Eu pensei em algo. Quero falar sobre o incidente no trabalho. Está tudo bem, Barry. Você está seguro. Quero que se lembre dos detalhes. Vamos falar sobre os detalhes. Uma escola de Nova Jersey estava numa excursão no lugar que você trabalha. E duas jovens se aproximaram, e uma pegou a sua mão, e colocou no peito sob a camisa, e a segunda fez o mesmo, depois saíram correndo até os amigos. Você achou que era uma aposta, você disse que tinha dezessete ou dezoito anos, e que isso te deixou triste.” Dennis (que finge ser Barry) diz: – “Era brincadeira de adolescente, eu entendo agora.”, e em seguida a sua fala a Drª. prossegue: – “Veja, esse foi o meu erro. Acredito que conversei sobre isso muito rápido, mas você disse que estava bem. E as outras identidades com quem conversei, disseram que estava tudo bem. Eu acredito que isso trouxe problemas de quando era criança e foi abusado. É a Dennis que cabe a tarefa de sequestrar três jovens em uma festa de aniversário de uma delas, das três meninas sequestradas, somente Casey, parece agir racionalmente, tentando estabelecer uma conexão com cada uma das personalidades apresentadas por Kevin. Ela tenta se conectar com cada uma das personalidades de forma diferente, para que consigam escapar. Pode-se dizer que Casey é uma das peças principais do filme, pois, diferente das demais meninas, ela tem uma história complexa que é explorada no filme por meio de flashbacks de situações traumáticas que ocorreram durante sua infância. 
No filme é falado muitas vezes sobre à espera da Besta, que segundo o autor denomina de personalidade não-humana, que embora possa parecer inacreditável, é comum em pacientes com TDI. São dois tipos de personalidades não-humanos mais comuns: de animais e mitológicos. Exemplificando no filme, na cena em que a Drª. Fletcher pergunta a Dennis como a Besta é, Dennis reponde: – “É muito maior que eu. E eu sou o maior de todos. É alto e bem musculoso. Ele tem um longo cabelo másculo e os dedos são duas vezes mais compridos que os nossos. Ele acredita que somos incríveis, que não somos um erro, mas uma força em potencial.”. Segundo o autor o papel dessa personalidade é proteger o corpo, o que fica visível no filme durante a cena em que a Besta, já emergida no corpo de Kevin diz para a Drª. Fletcher: – “Obrigado por nos ajudar até agora.”. A Drª. Fletcher tenta pronunciar o nome completo de Kevin com uma faca na mão, porém não consegue. Em seguida a Besta a agarra por trás esmagando-a, a Drª. desfere vários golpes de faca na Besta, mas o corpo da Besta quebra a faca e não sofre dano algum.
Pela observação dos aspectos analisados, concluiu-se que o transtorno dissociativo de identidade se origina, possivelmente, através de traumas ocorridos na infância, vem confirmar a hipótese quando Dennis revela a Drª. Fletcher que sua mãe tinha maneiras severas de puni-lo durante a infância, o que nos leva acreditar que essa também tenha sido a causa etiológica do TDI manifestado em Kevin.

Outros materiais