Buscar

Exercício Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em	quarta, 12 Jun 2019, 14:22
Estado	Finalizada
Concluída em	quarta, 12 Jun 2019, 14:37
Avaliar	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O homem possui sua liberdade, assim, das possibilidades de ser, nos permite compreender que o homem seja o único ser capaz de agir por determinação da sua consciência, vontade, escolhas, decisões, motivos e projetos. Dessa forma, a compreensão do homem como “ser” moral é conduzida por princípios:
Escolha uma:
a. Sociais e éticos. .
b. Sociais e irracionais.
c. Éticos e racionais. .
d. Religiosos e racionais. .
Gabarito comentado: Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética/ Curitiba: Fael, 2015. Capítulo 2, p. 20.
A compreensão do homem como “ser” moral é regulado por princípios religiosos e racionais.
e. Religiosos e sociais. .
Feedback
A resposta correta é: Religiosos e racionais. ..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para que a responsabilidade social e a busca pela sustentabilidade das relações a serem desenvolvidas alcancem seus objetivos, devem ser levadas em consideração:
Escolha uma:
a. Instituições, pessoas e procedimentos, com suas respectivas dimensões de gestão.
b. Empresa, procedimentos e processos, com seus respectivos controles e monitoramento.
c. Empresa, processos e sistemas, com suas respectivas dimensões de gestão, controle e monitoramento.
d. Pessoas, localização e procedimentos, com suas respectivas dimensões de gestão, controle e monitoramento.
e. Pessoas, processos e sistemas, com suas respectivas dimensões de gestão, controle e monitoramento.
Gabarito comentado: Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética/ Curitiba: Fael, 2015. Capítulo 1, p. 14 e 15.
Para que a responsabilidade social e a busca pela sustentabilidade das relações a serem desenvolvidas alcancem seus objetivos, devem ser levadas em consideração três variáveis: pessoas, processos e sistemas, com suas respectivas dimensões de gestão, controle e monitoramento.
Feedback
A resposta correta é: Pessoas, processos e sistemas, com suas respectivas dimensões de gestão, controle e monitoramento..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As diferentes áreas do conhecimento, no contexto da sustentabilidade, deverão se organizar para atender às suas dimensões e suas implicações em relação aos seus públicos-alvo. Assinale a alternativa que indique as dimensões da sustentabilidade que devem ser levadas em consideração quando uma empresa ou instituição desenvolve seus programas de responsabilidade social:
Escolha uma:
a. Cultural, ecológica, ambiental, territorial, econômica.
b. Social, econômica, empresarial, política (nacional e internacional). ).
c. Social, cultural, ecológica, ambiental, territorial, econômica, política, moral. ).
d. Social, cultural, ecológica, ambiental, territorial, econômica, política (nacional e internacional).
Gabarito comentado: Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética/ Curitiba: Fael, 2015. Capítulo 2, p. 80 e 81.
Segundo Sachs (2002, p. 85-89), “existem oito dimensões da sustentabilidade” que devem ser levadas em consideração quando uma empresa ou instituição desenvolve seus programas de responsabilidade social: Social, cultural, ecológica, ambiental, territorial, econômica, política (nacional e internacional).
e. Ecológica, ambiental, territorial, econômica, política (nacional e internacional), moral. ).
Feedback
A resposta correta é: Social, cultural, ecológica, ambiental, territorial, econômica, política (nacional e internacional)..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A “ética humanista” caminha na perspectiva de que inexistem determinações racionais e religiosas que devam orientar um código de conduta. Isso faz com que todas as possibilidades humanas de relações sejam possíveis, já que estamos considerando a existência humana como princípio indiferenciado em suas diversas formas de ocorrência e culturas. Já a “ética social” é dirigida por princípios definidos por grupos em determinados contextos sociais, regulados por princípios particulares e até culturais de qualquer tipo de natureza. Em relação as perspectivas da ética humanista e ética social, é correto afirmar:
( ) Na perspectiva da ética humanista, a corrupção é um mal que deveria ser eliminado, já que fere os princípios da igualdade, da liberdade e do acesso democrático a todo tipo de recursos e ações decorrentes de todas as transações realizadas, para qualquer público-alvo, ou seja: nessa perspectiva todos seriam beneficiados e não haveria ninguém prejudicado com os resultados.
( ) Na perspectiva da ética humanista, a corrupção é admitida como atividade legítima, onde todos seriam beneficiados e não haveria ninguém prejudicado com os resultados.
( ) Na perspectiva da ética social, a corrupção não é admitida como atividade legítima, mas ocorre de forma velada, por ser condenada socialmente pelos prejuízos que traz com o resultado das suas atividades. Nesses casos, a corrupção pode ser legitimada através de outras formas, tais como: a remuneração pela atividade de captação/liberação de recursos para projetos; emendas parlamentares; serviços de terceiros; superfaturamentos; manipulação de procedimentos administrativos; alteração de rubricas para desvios de recursos públicos etc.
( ) Na perspectiva da ética humanista, a corrupção não é admitida como atividade legítima, mas ocorre de forma velada, por ser condenada socialmente pelos prejuízos que traz com o resultado das suas atividades.
( ) Na perspectiva da ética social, a corrupção é admitida como atividade legítima, mas ocorre de forma velada, por ser condenada socialmente pelos prejuízos que traz com o resultado das suas atividades. Nesses casos, a corrupção pode ser legitimada através de outras formas, tais como: a remuneração pela atividade de captação/liberação de recursos para projetos; emendas parlamentares; serviços de terceiros; superfaturamentos; manipulação de procedimentos administrativos; alteração de rubricas para desvios de recursos públicos etc.
Escolha uma:
a. V – F – F – F – V. .
b. F – F – V – V – F. .
c. F – V – V – F – F. .
d. V – F – V – F – F. .
Gabarito comentado: Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética/ Curitiba: Fael, 2015. Capítulo 2, p. 22.
Na perspectiva da ética humanista, a corrupção é um mal que deveria ser eliminado, já que fere os princípios da igualdade, da liberdade e do acesso democrático a todo tipo de recursos e ações decorrentes de todas as transações realizadas, para qualquer público-alvo, ou seja: nessa perspectiva todos seriam beneficiados e não haveria ninguém prejudicado com os resultados.
Na perspectiva da ética social, a corrupção não é admitida como atividade legítima, mas ocorre de forma velada, por ser condenada socialmente pelos prejuízos que traz com o resultado das suas atividades. Nesses casos, a corrupção pode ser legitimada através de outras formas, tais como: a remuneração pela atividade de captação/liberação de recursos para projetos; emendas parlamentares; serviços de terceiros; superfaturamentos; manipulação de procedimentos administrativos; alteração de rubricas para desvios de recursos públicos etc. No Brasil, o Instituto Ethos de Responsabilidade Social vem liderando ações empresariais na perspectiva da ética e da responsabilidade social corporativa
e. F – V – F – F – V.
Feedback
A resposta correta é: V – F – V – F – F. ..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As empresas vêm incluindo ações e políticas de responsabilidade social e sustentabilidade. São conceitos diferentes, embora complementares. A sustentabilidade compreende um conjunto de elementos e características focados na sobrevivência e bem-estar de uma sociedade, de uma organização, de um grupo, visando à preservação do bem comum. Já responsabilidade social traduz a valorização do ambiente em que você vive, das pessoas, suas opiniões e anseios, do respeito pelos direitos e individualidade
de cada um, contribuindo, assim, para um progresso significativo da instituição e uma melhoria no relacionamento. As empresas adotaram esses conceitos, porque trazem uma nova perspectiva no que diz respeito à postura e aos valores éticos, deixando de visar somente o lucro e cuidando também do ambiente social.(adaptado). Disponível em http://revistacristalrp.blogspot.com/2009/04/sustentabilidade-e-responsabilidade.html. Acesso 12 jul.2018. Para que a responsabilidade social e a busca pela sustentabilidade das relações a serem desenvolvidas alcancem seus objetivos, devem ser levadas em consideração quais variáveis?
Escolha uma:
a. pessoas, liderança e tecnologia.
b. Liderança, estratégia e fluxo de conhecimento.
c. Pessoas, processos e sistemas.
O conteúdo se encontra no capitulo 1 item 1.2 .Para que a responsabilidade social e a busca pela sustentabilidade das relações a serem desenvolvidas alcancem seus objetivos, devem ser levadas em consideração as variáveis pessoas, processos e sistemas.
d. Tecnologia, conhecimento e aprendizado.
e. captura, armazenamento e disseminação.
Feedback
A resposta correta é: Pessoas, processos e sistemas..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“O termo Gestão do Conhecimento provém do inglês Knowledge Management (KM), e trata-se de uma área de atuação transversal entre as diversas disciplinas relacionadas, sobretudo, à gestão estratégica, teoria das organizações, sistema de informação, gestão da tecnologia, e às áreas mais tradicionais como a economia, sociologia, psicologia, marketing, entre outras. A gestão do conhecimento é reconhecida como um recurso estratégico inserido nas empresas e no cotidiano das pessoas.” Fonte: http://www.sbgc.org.br/blog/o-que-e-gestao-do-conhecimento. Acesso em 10/07/2018. De acordo com o conceito, quais são as etapas da gestão do conhecimento?
Escolha uma:
a. Internalização, difusão, diferenciação e socialização. .
b. Legalização, socialização, externalização e difusão.
c. Realização, legalização, diferenciação e externalização.
d. Combinação, legalização, realização e internalização. .
e. Socialização, externalização, combinação e internalização. .
A resposta está contemplada no capítulo 1 do livro da disciplina.Nonaka (2000) e Takeuchi (1997) desenvolveram um modelo que relaciona o processo de gestão do conhecimento numa organização, classificando-o em conhecimentos tácitos e conhecimentos explícitos. Essa classificação ocorre a partir da espiral de conhecimento, baseada no comprometimento pessoal e nas conversões entre os dois tipos de conhecimentos com os diferentes públicos-alvo. A Gestão do Conhecimento envolve o processo de gestão das etapas SECI: socialização, externalização, combinação e internalização dos conhecimentos.
Feedback
A resposta correta é: Socialização, externalização, combinação e internalização. ..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A responsabilidade social empresarial está fundamentada no campo da ética científica, dos valores morais e da cultura. Com relação a este tema, analise a sentença a seguir e assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos termos corretos: A ____________ é representada por normas estabelecidas em determinada época e contexto sociocultural, as quais determinam os costumes. A _________, por sua vez, possui uma premissa altruísta. É pautada pelo bom senso e pelo bem-estar coletivo.
Escolha uma:
a. Moral e Ética.
b. Moral e Responsabilidade Social.
Capítulo 2 - compreensão geral do capítulo A moral é representada por normas estabelecidas em determinada época e contexto sociocultural, as quais determinam os costumes. A ética, por sua vez, possui uma premissa altruísta. É pautada pelo bom senso e pelo bem estar coletivo. As demais alternativas não preenchem corretamente a sentença.
c. Ética e Moral.
d. Moral e Legislação.
e. Ética e Legislação.
Feedback
A resposta correta é: Moral e Ética..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“O Balanço Social nasceu como um anseio da população e de movimentos sociais para que as organizações prestem contas à sociedade contribuindo para igualdade e desenvolvimento social. A filosofia do Balanço Social é qualificar e quantificar dados das organizações perante a comunidade, de forma clara e objetiva, referente às atividades praticadas pela organização, que contribuam com o meio em que se encontram inclusive no que se refere a questões ambientais.” Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/balanco-social-sua-importancia-para-as-organizacoes/59152/. Acesso em 10/07/2018. Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto:
I - A função principal do balanço social é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.
II - Trata do sistema de gestão ambiental dos processos de comunicação que têm relação com os diferentes públicos-alvo das empresas.
III - É um documento informativo sobre conceitos, processos e metodologias para sistemas de gestão que deverão ser objeto de uso pelas empresas para implantação dos processos de certificação.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas na afirmativa II.
b. Em todas as afirmativas.
c. Somente na afirmativa I.
d. Nas afirmativas I e II somente.
A resposta está contemplada no capítulo 3 do livro da disciplina. O balanço social é um tipo de demonstração de resultados parecido com as demonstrações financeiras publicadas anualmente no qual as empresas apresentam um conjunto de informações sobre os projetos, os benefícios e as ações sociais dirigidas aos empregados, aos investidores, aos analistas de mercado, aos acionistas e à comunidade. A função principal do balanço social é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.
A norma Isso 14063, da série Isso 14000, trata do sistema de gestão ambiental dos processos de comunicação que têm relação com os diferentes públicos-alvo das empresas. O Guide 72 (ISO, 2001) é um documento informativo sobre conceitos, processos e metodologias para sistemas de gestão que deverão ser objeto de uso pelas empresas para implantação dos processos de certificação e de padronização de sistemas de gestão.
e. Apenas na afirmativa III.
Feedback
A resposta correta é: Somente na afirmativa I..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nas últimas décadas, a responsabilidade social passou a ser apontada como fator estratégico para a inovação e para a sobrevivência dos negócios, mas ainda há muito a ser feito para que a economia global esteja próxima de ser considerada uma economia sustentável. Sobre este tema, analise as assertivas a seguir:
I – Os avanços em responsabilidade social empresarial dependem tanto de políticas públicas como das exigências da sociedade.
II – Os avanços na gestão da responsabilidade social das empresas não têm relação com o nível de exigência dos consumidores por produtos mais sustentáveis.
III – As ações empresariais voltadas à responsabilidade social e sustentabilidade podem variar de acordo com o setor e com o contexto socioeconômico no qual as organizações estão inseridas.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, II e III.
d. I e III, apenas.
Capítulo 3 – compreensão geral . As sentenças I e III estão corretas. A forma correta da sentença II é: Os avanços na gestão da responsabilidade social das empresas têm forte relação com o nível de exigência dos consumidores por produtos mais sustentáveis.
e. Apenas III.
Feedback
A resposta correta é: I e III, apenas..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A partir da década de 90, a responsabilidade social passou a ser apontada como fator estratégico para a inovação e para a sobrevivência dos negócios. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as seguintes afirmações e em seguida
escolha a alternativa correta. As atitudes de uma empresa responsável têm as seguintes características:
( ) Preocupação com atitudes éticas e moralmente corretas que afetam todos os públicos envolvidos.
( ) Promoção de valores e comportamentos morais que respeitem os padrões universais de direitos humanos e de cidadania e participação na sociedade.
( ) Respeito ao meio ambiente e contribuição para a sustentabilidade.
( ) Contribuição ao desenvolvimento econômico e humano de comunidades.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V – V – V – F.
b. V – V – F - F
c. F – V – V - V
d. V – V – V – V
Capítulo 3 – compreensão geral do capítulo. Em linhas gerais, as empresas têm desenvolvido práticas na área de: governança, direitos humanos, público interno, meio ambiente, cadeia de valor, comunidade e sociedade, governo e mercado consumidor. Considerando que as ações de responsabilidade social estão cobrindo as áreas de educação, meio ambiente, capacitação de mão de obra, gênero e diversidade social, sexual e racial, emprego e renda e orientações para o mercado, as empresas passam a ter uma ação muito mais extensiva.
Atualmente, as empresas passam a incorporar funções governamentais, quando gradualmente vão assumindo áreas e projetos, que efetivamente não são a sua atividade fim, fazendo com que internamente todo o seu público alvo esteja também envolvido nessas atividades.
Assim, a função de produção de processos, produtos e serviços, geração de lucros, satisfação do consumidor, reprodução de seus investimentos e crescimento de patrimônio dos acionistas assume nesse novo momento o que vem se chamando de “responsabilidade social empresarial e ambiental”.
e. F – V – V - F
Feedback
A resposta correta é: V – V – V – V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?