Buscar

Processo Constitucional - atividdade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNAMA – Ser educacional
Pós-graduação Direito Civil e Processo Civil
É possível ser parâmetro de Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão as normas programáticas que estabelecem metas, mas não especificam os meios para alcançá-las. Constatar-se-á omissão inconstitucional na hipótese de o legislador não criar normas que permitam implementar plenamente o direito à moradia (art. 6o da CF) ou o “bem de todos” (art. 3o, IV, da CF)?
R=As normas de eficácia limitada subdividem-se em: normas de eficácia limitada quanto aos princípios institutivos e normas de eficácia limitada quanto aos princípios programáticos.
 	Normas de eficácia limitada quanto aos princípios institutivos, são aquelas através das quais o legislador constituinte traça esquemas gerais de estruturação e atribuições de órgãos, entidades ou institutos, para que o legislador ordinário os estruture em definitivo, mediante lei.
Segundo Paulo Bonavides, programáticas "são as normas jurídicas com que o legislador, ao invés de regular imediatamente um certo objeto, preestabelece a si mesmo um programa de ação, com respeito ao próprio objeto, obrigando-se a dele não se afastar sem um justificado motivo".
Neste sentido, as normas programáticas podem ser objeto de ação de inconstitucionalidade por omissão, desde que estejam vinculadas ao princípio da legalidade, pis dependem de atuação normativa ulterior, para garantir sua aplicabilidade.
Observa-se que o direito à moradia, do art. 6º e o “bem de todos”, conforme art 3º, IV da CF/88, então dentro desse contexto, pois o legislador não criou uma legislação específica para regulá-lo. 
Porém, nota-se a implementação de muitas políticas públicas relacionadas ao direito à moradia, como o Programa Minha Casa Minha Vida, que foi instituído pelo governo para melhorar a qualidade de vida da população de escassos recursos, mas sabe-se que não é o bastante, pois ainda não resolveu, nem de longe a falta de moradia dos brasileiros.
No que se refere ao “bem de todos”, não se encontrou legislação capaz de referir-se a esse direito, sendo que se trata de caso de Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão.
Bibliografia
BARROSO, Luís Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas - limites e possibilidades da constituição brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1993.
CANOTILHO, J. J. Gomes; MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET, Ingo Wolfgan; STRECK, Lênio. Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva; Almedina, 2014.
CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e neoprocessualismo: direitos fundamentais, políticas públicas e protagonismo judiciário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

Outros materiais