A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Ex 07 08 09 Análise de Projetos de Investimentos

Pré-visualização | Página 1 de 6

Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um empresário deseja criar um novo negócio e, para isso, desenvolve um projeto para levantar as informações mais relevantes na tomada de decisão com o objetivo de alocar de forma mais eficiente seus recursos. Neste sentido podemos dizer que a classificação microeconômica deste projeto é:
Escolha uma:
a. Projeto de localização.
Um projeto é classificado como de implantação quando um empresário deseja investir seus recursos na criação de um novo negócio.Se uma empresa deseja criar um novo processo, ou desenvolver um novo produto, por mais que ela esteja criando algo novo, neste caso estaríamos tratando de um projeto de expansão, pois se trata da mesma empresa.Os projetos de adaptação normalmente estão relacionados a investimentos em tecnologia, substituindo equipamentos por outros com maior performance.Já os projetos de localização e relocalização trata da necessidade de escolher um local para implantação de uma empresa, ou na necessidade em mudar fisicamente a sua localização, seja por incentivos fiscais ou por estar mais próxima da sua mão de obra especializada, por exemplo;(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs 29 e 30).
b. Projeto de relocalização.
c. Projeto de expansão.
d. Projeto de implantação.
e. Projeto de adaptação.
Feedback
A resposta correta é: Projeto de implantação..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Na economia observamos a política fiscal e a política monetária possuem importantes ferramentas com o objetivo de administrar desequilíbrios como inflação e recessão. Sobre inflação e recessão, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Inflação é o aumento no nível geral de preços e recessão é quando há a paralisação da atividade econômica.
b. Inflação é a queda no nível geral de preços e recessão é quando há uma estabilização na produção de um país.
c. Inflação é a diminuição no nível geral de preços e recessão é quando há a paralisação da atividade econômica.
d. Inflação é o aumento no nível geral de preços e recessão é quando há uma estabilização na produção de um país.
A inflação é um aumento generalizado no valor dos preços e possui diversos indicadores, como o CUB (Custo Unitário Básico), o IGP (Índice Geral de Preços), o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), o IPA (Índice de Preços no Atacado) e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).Já a recessão é quando há uma paralisação da atividade econômica e, por dois trimestres consecutivos a taxa de crescimento sofra declínio.(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs 16 e 17).
e. Inflação é a estabilização no nível geral de preços e recessão é quando há uma aumento na produção de um país.
Feedback
A resposta correta é: Inflação é o aumento no nível geral de preços e recessão é quando há a paralisação da atividade econômica..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Neste modelo de mercado existe apenas um vendedor produzindo uma mercadoria sem substituto próximo, e muitos compradores. Assim, na posição de único produtor, o _______________ encontra-se em uma posição privilegiada, uma vez que ele pode decidir aumentar o preço do produto, e não precisa se preocupar com concorrentes.
De acordo com o trecho citado acima, assinale a alternativa correta que preencha o espaço em branco.
Escolha uma:
a. Varejista econômico
b. Atacadista econômico
A estrutura de mercado caracterizada pela existência de um único vendedor, onde a mercadoria não tem substituto próximo e se observa a presença de muitos compradores, pode ser definida como Monopólio. Neste modelo também é possível observar que existem barreiras de entrada, seja por tecnologia, patentes, mão de obra especializada etc.(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, pág 11).
c. Monopolista
d. Oligopolista
e. empresário no mercado competitivo
Feedback
A resposta correta é: Monopolista.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A classificação microeconômica tem o objetivo de classificar os projetos desenvolvidos conforme as necessidades de cada empresa. Assinale abaixo qual a classificação correta dos projetos segundo a microeconomia.
Escolha uma:
a. Expansão, projetos de remodelamento, adaptação e projetos de implantação.
b. Projetos de implantação, projetos de localização, exclusão e adaptação.
c. Projetos de implantação, expansão, adaptação e projetos de localização.
d. Projetos de remodelamento, expansão, adaptação e projetos de criação.
A classificação microeconômica dos projetos desejados pelas empresas consiste em:
- Projeto de implantação, que diz respeito à criação de uma nova empresa;
- Projeto de Expansão, que são relacionados ao desejo de ampliar produção;
- Projeto de adaptação, normalmente relacionados à investimentos em novos maquinários de performance mais eficiente;
- Projeto de localização/relocalização, que diz respeito à necessidade da escolha localização inicial de uma empresa, ou à projetos de mudança para outra localidade, em busca de incentivos fiscais, por estar mais próxima do mercado consumidor, da mão de obra especializada, etc.(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs 29 e 30).
e. Exclusão, adaptação, projetos de implantação e projetos de readequação.
Feedback
A resposta correta é: Projetos de implantação, expansão, adaptação e projetos de localização..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os projetos de implantação tratam do desejo do empresário em criar um novo negócio, investindo seus próprios recursos. Sobre projetos de implantação podemos afirmar:
Escolha uma:
a. A implantação desses projetos ocorrem quando existem diversas empresas para investir mas não dão tanto valor ao fluxo da economia.
Os projetos de implantação atraem maior atenção por parte do governo, uma vez que eles causam grande impacto na economia gerando novos empregos, a criação de novos fornecedores de matéria-prima, resultando num ciclo virtuoso para a economia.(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, pág 29).
b. A implantação são estimulados pelos mercados locais e não pelo governo, resultando na estagnação da economia.
c. Trata-se dos projetos mais importantes e estimulados pelo governo, na medida em que não raro estes possibilitam um maior impacto na economia.
d. São projetos de pouca importância e ocorre na medida em que possuem as mesmas mãos de obra e fornecedores daquela empresa.
e. Ao realizar a implantação de um projeto, fornecedores antigos serão recontratados para disponibilizarem as matérias-primas necessárias para o andamento do projeto.
Feedback
A resposta correta é: Trata-se dos projetos mais importantes e estimulados pelo governo, na medida em que não raro estes possibilitam um maior impacto na economia..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre capital de giro é correto afirmar:
I - O capital de giro só é importante para empresas de grande porte (faturamento médio acima de 100mil), pois menos do que isso, as empresas podem manter suas operações somente com os lucros lançados no mercado.
II - O capital de giro funciona como um dinheiro reservado pela empresa para suprir gastos operacionais, aquisições como estoque e entre outras despesas ligadas a organização.
III - O capital de giro é utilizado para pagar a matéria-prima e estabelecer o caixa mínimo da empresa.
Escolha uma:
a. As alternativas I, II e III são verdadeiras.
b. Somente a alternativa III é verdadeira.
c. A alternativa I é verdadeira.
d. A alternativa II e III são verdadeiras.
O capital de giro é o capital necessário para uma empresa ter continuidade em suas operações. Ele financia os estoques, as dívidas a fornecedores, matéria-prima,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.