Buscar

Sistema Urinário

Prévia do material em texto

Sistema Urinário
Conceito
O Sistema Urinário compreende os órgãos responsáveis pela formação da urina, os rins e outros associados à eliminação da urina: ureteres, bexiga urinária e uretra. Estes mecanismos são essenciais para a manutenção da homeostase.
Rim
- LOCALIZAÇÃO: Região posterior do abdômen, atrás do peritônio (região retroperitoneal). O rim direito está um pouco para baixo em relação ao esquerdo por conta do fígado.
- FUNÇÃO DOS RINS: Os rins são responsáveis pela produção e emissão da urina para as estruturas secretoras. Atuam também como glândulas endócrinas, já que produzem renina (controla a secreção de aldosterona). Além disso, também produzem eritropoietina em adultos.
- PARTE FUNCIONAL DOS RINS: A parte funcional dos rins é compreendida pelos néfrons (que é responsável pela filtração do plasma- aproximadamente 1.250,000 néfrons). Os glomérulos filtram cerca de 125 ml de sangue por minuto em homens e 110 ml em mulheres.
- ANATOMIA DO RIM: 
*Forma: forma de um grão de feijão
*Faces: anterior e posterior
*Margens: Medial (que possui uma abertura vertical chamada HILO, que é por onde passa o ureter, artérias e veias renais e nervos) e lateral.
*Extremidades: As extremidades (superior e inferior) dos rins são denominadas pólos. Acima do pólo superior localiza-se a gândula suprarrenal (componente do sistema endócrino)
* O rim é envolto pela CÁPSULA FIBROSA que, por sua vez, é evolto pela CÁPSULA ADIPOSA. A cápsula adiposa é dividida pela fáscia renal em duas camadas: a camada mais interna é denominada gordura peri-renal e a camada mais externa é denominada gordura para-renal (chamada também de corpo adiposo para renal). A função das cápsulas (fibrosa e adiposa), junto com o pedículo renal e a pressão intra- abdominal é a de manter os rins em sua posição.
*Hilo: Ele é uma abertura que se encontra verticalmente na margem medial do rim. Por ele passam as veias e artérias renais e os nervos (que juntos constituem o pedículo renal). O hilo se expande no interior do rim dentro de uma cavidade chamada seio renal (dentro do seio renal há a pelve renal, que é a parte mais gordinha do ureter)
*Segmentos renais: territórios que se baseiam na distribuição independente de artérias e veias (não da pra ver nas peças do lab)
- ANATOMIA DO RIM EM CORTE FRONTAL (divide o rim em anterior e posterior)
*Dividido em: Córtex (parte mais periférica e pálida) e Medula (mais interna e escura)
*Medula: A medula é uma projeção do córtex renal. Ela é composta pela colunas renais, que são estruturas separadas em porções cônicas denominadas de pirâmides renais. O ápice das pirâmides (chamada de papila renal) está voltado para a pelve renal (que é a parte mais gordinha do ureter), e a base das está direcionada para a superfície do órgão.
*Pelve renal: A pelve renal, parte mais dilatada do ureter, é dividida em dois (ou três) tubos curtos e largos que são chamados de cálices renais maiores que, por sua vez, se subdividem em diversos cálices renais menores. Cada um dos cálices renais menores tem um encaixe em forma de taça para receber as papilas renais.
*Raios medulares: estriações da medula renal
URETER
-DEFINIÇÃO: tubo muscular que une o rim a bexiga urinária (aprox. 25 cm).
-LOCALIZAÇÃO: Parte da pelve renal (porção mais superior mais delgada) desce (trajeto descendente) pela parede posterior do abdômen, penetra na pelve e termina na bexiga urinária. Dessa forma, devido o seu trajeto, o ureter é divido em três partes: abdominal (parte em que se encontra na parede posterior do abdômen); pélvica (parte que se encontra na pelve) (na porção pélvica se encontra a artéria ilíaca e há uma curvatura medial para chegar na bexiga, chamada de flexura pélvica); e intramural (parte que atravessa a parede da bexiga pelo óstio uretral e desemboca na cavidade da bexiga urinária)
-RELAÇÃO CLÍNICA: Estreitamentos podem aparecer na junção pielo-uretral (pélvis e ureter), na flexura pélvica e na porção intramural. Nesses locais são comuns: dificuldade na migração do cálculo urinário e introdução de endoscópios uretrais com finalidade diagnóstica.
-FUNÇÃO: A função do ureter é levar a urina do rim até a bexiga.
bexiga urinária
-LOCALIZAÇÃO: A bexiga urinária é uma bolsa que se localiza posteriormente a sínfise púbica
-FUNÇÃO: A bexiga funciona como um reservatório de urina. A urina, até chegar a bexiga possui um fluxo continuo, entretanto, graças ao armazenamento da bexiga, o fluxo passa a intermitente, tendo uma capacidade de, aproximadamente, 500 ml (entretanto a vontade de urinar já vem a partir de 350 ml).
-NO ADULTO: No adulto, a bexiga VAZIA, se encontra achatada contra a sínfise púbica. Já quando cheia, fica em um formato ovalado e faz saliência na cavidade abdominal.
-NO FETO E RECÉM-NASCIDO: Tanto no feto, quanto no recém nascido, a bexiga ocupa a posição abdominal.
-NA PUBERDADE: Já na puberdade, a bexiga urinária se encontra na pelve.
- NO HOMEM: No homem, a bexiga localiza-se posteriormente ao reto.
-NA MULHER: Na mulher, entre o reto e a bexiga urinária localiza-se o útero.
- ANATOMIA DA BEXIGA URINÁRIA: 
*Regiões: Corpo, fundo (póstero-inferior), colo (parte que envolve o óstio interno da uretra- FIXADO FORTEMENTE NO DIAFRAGMA PÉLVICO) e ápice (voltado em direção anterior).
* Ligamentos: Ligamentos pubovesicais lateral, medial e ligamento lateral da bexiga urinária. Possuem a função de fixação.
*Superfície interna: Quando vazia tem uma aparência enrugada e amarela.
*Óstio do ureter: Direito e esquerdo. Comunicação da bexiga com o ureter.
*Óstio interno da uretra: Comunicação da bexiga com a uretra.Parece uma fenda. Possui lábio anterior e posterior (úvula da bexiga)
 Esses óstios limitam o TRÍGONO DA BEXIGA: Região encontrada ínfero- posteriormente. Nessa área a mucosa é sempre lisa, mesmo quando a bexiga está vazia (uma vez que a túnica mucosa do trígono é firmemente aderida á túnica muscular adjacente)
*Músculo esfíncter interno da uretra: Compreende a túnica muscular, está no nível do óstio interno da uretra (que corresponde ao início da uretra). Está relacionado com a micção.
URETRA
- Constitui o último segmento das vias urinárias.
- Tubo mediano que estabelece comunicação entre a bexiga e o meio externo.

Continue navegando