Buscar

avaliando psicologia

Prévia do material em texto

1.
		Leia atentamente o trecho: "J.P.S., sexo feminino, 23 anos, foi encaminhada pelo clínico geral para um psiquiatra após ter sofrido uma "crise de fadiga" (sic) e por problemas quanto ao sono. Estas crises provocavam tonturas, cansaço, enxaqueca e taquicardia. Ele prescreveu dois medicamentos: sertralina antes de dormir e clonazepan para quando se sentisse .nervosa e agitada. Já o psiquiatra a encaminhou para atendimento psicológico". O psicólogo identificou que J. tinha crenças disfuncionais não acessíveis ao nível consciente, como por exemplo "vou me dar mal nesta prova". A Terapia Cognitivo Comportamental identifica que as crenças centrais podem ser modificadas porque não são acessíveis a nível consciente. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	Tanto a primeira como a segunda são afirmações falsas.
	
	
	A primeira é uma afirmação falsa e a segunda uma afirmação verdadeira
	
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As terapias são abordagens clínicas que têm como objetivo a modificação subjetiva e uma nova relação da pessoa com seu sofrimento.
A Psicologia Humanista Existencial é uma das abordagens clínicas que buscam mudanças subjetivas no sujeito. Esta mudança subjetiva obtida pela Terapia Humanista  Existencial tem como premissa:
 
	
	
	
	
Que a pessoa reordena suas crenças
 
	
	
	Que a pessoa resignifca seus pensamentos
	
	
	
Que a pessoa modifica sua visão de mundo
 
 
	
	
	 
Que a pessoa modifica seu comportamento
 
	
	
	
Que a pessoa modifica seu modo de existir
 
	
Explicação:
 
 
A Psicologia Humanista Existencial formulou que estruturamos  um modo-de-existir construído por escolhas conscientes. A terapia existencialista tem como objetivo buscar que o sujeito escolha um novo modo-de-existir .Como as escolhas são sempre conscientes sempre é possível se escolher um novo significado que retire o sujeito da desordem da qual se queixa.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Levando-se em consideração o processo do cuidar e, mais especificamente a ideia da clínica, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
I - a clínica é toda uma inteira atividade de serviços organizada para atender aos sujeitos que a procuram, seja com sofrimento físico ou mental.
 
II - o campo da clínica é aquele que se ocupa do sofrimento considerado individualmente.
 
III - a clínica trata de dispensar aos sujeitos atenção terapêutica ao sofrimento, que muitas vezes ultrapassa a dimensão do puramente somático.
	
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Considerando que o conceito de subjetividade segundo Bock, "é a síntese individual e singular que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural". BOCK, A.M.B; Furtado, O. E Teixeira, M. de L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva. É INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	A subjetividade é o mundo de ideias internas e singulares de cada um.
	
	
	A subjetividade é uma manifestação afetiva e do comportamento.
	
	
	A subjetividade é uma manifestação inata da mente sem consequências no corpo.
	
	
	A subjetividade é uma construção dinâmica e sempre inacabada.
	
	
	A subjetividade é a forma como os indivíduos atribuem sentido à realidade.
	
Explicação:
O próprio conceito do enunciado mostra que a subjetividade é construída e envolve aspectos biológicos, bem como ambientais, cognitivos, comportamentais, ou seja está relacionado com tudo que diz respeito ao sujeito. Sendo assim ela não pode ser considerada inata.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		As diferentes teorias podem modificar a forma como um fenômeno é pensado. A teoria freudiana modificou a forma de se pensar sobre o homem. De acordo com sua teoria o que passou a ser determinante para o sujeito foi:
	
	
	
	a consciência.
	
	
	o ego.
	
	
	o inconsciente.
	
	
	o pré-consciente.
	
	
	o superego.
	
Explicação: A teoria freudiana busca explicar o funcionamento da subjetividade a partir de um conjuntos de pensamentos que se encontram fora da consciência, mas que têm efeitos sobre a forma de pensar e os comportamentos das pessoas. Esta estrutura , pois funciona como um sistema Freud denominou, O Inconsciente.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Filosofia clássica contribuiu com a perspectiva e uma abordagem holística do ser humano. Esta afirmação encontra seu fundamento na explicação que os filósofos davam da:
 
	
	
	
	
Noção de que a razão é adquirida pela experiência.
 
	
	
	
Noção que a memória é inata no ser humano.
	
	
	 
Noção da existência da alma
 
	
	
	
Noção de que a razão é a essência do homem
 
	
	
	 
Noção de continuidade do corpo com a mente
 
	
Explicação:
 
A noção de uma continuidade entre corpo e alma toma um lugar importante na filosofia clássica com Platão. A noção holística do homem é anunciada por Platão de forma inovadora: ele já antecipava o olhar holístico postulando que alma e corpo estão associados.
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Segundo a Enciclopédia Britânica a clínica é um conjunto organizado de serviços e práticas oferecendo diagnóstico terapêutico ou tratamento preventivo. Na área da saúde este conceito é usado para:
	
	
	
	Designar a forma como as pessoas se comportam com transtornos desadaptativos.
	
	
	Designar a integração da teoria com a prática na área da saúde.
	
	
	Designar a significação dos atos mentais dos seres humanos com sofrimento mental
	
	
	Designar a uma boa formação dos profissionais de saúde para lidar com o sofrimento físico.
	
	
	Designar a atividade organizada para atender aos sujeitos com o sofrimento físico ou mental.
	
Explicação:
 
A clínica é definida como o conjunto organizado de serviços e práticas com o objetivo de oferecer diagnóstico, terapias e tratamento preventivo a todos que necessitam de cuidados. Este conceito de clínica propicia uma atitude organizada para que os profissionais de saúde atendam de forma holística sujeitos com sofrimento tanto físico como  mental.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		 As terapias são abordagens clínicas que que visão a modificação subjetiva e uma nova relação da pessoa com seu sofrimento.A psicanálise é uma das abordagens clínicas que buscam mudanças subjetivas no sujeito. Esta mudança subjetiva obtida pela terapia tem como premissa:
 
 
	
	
	
	
Que a pessoa reordena suas crenças
 
	
	
	
Que a pessoa modifica seu modo de existir
 
 
	
	
	
Que a pessoa resignifca seus pensamentos
 
	
	
	
Que a pessoa modifica seu comportamento
 
	
	
	 
 
Que a pessoa modifica sua visão de mundo
 
	
Explicação:
A psicanálise formulou o conceito de inconsciente . Este conceito ressalta que a subjetividade é construída por memórias que foram construídas por um sujeito histórico, constituído no lugar de sua dimensão na significação e no sentido. Trata-se de uma forma singular de inscrição de uma memória esquecida no inconscienteque pode ser estruturada e resignificada, modificando a relação do sujeito com seu sofrimento.
 
 
		A psicologia aplicada a saúde é de extrema importância para a adequação integral do processo de cuidar dos pacientes. O estudo da psyché, ou como chamavam os filósofos clássicos , da alma, é essencial para o melhor entendimento sobre a real situação que aflige o cliente. Acerca desta afirmativa assinale a reposta correta:
	
	
	
	O profissional da saúde deverá "escutar a história daquele sujeito singular.
	
	
	Diminuindo o sofrimento e aumentando a qualidade de vida
	
	
	Há doenças não podem ser diagnosticada por meios físicos e científicos
	
	
	A Psicologia da Saúde preconiza uma visão holística do sujeito
	
	
	O tratamento psicológico transformar a visão do sujeito
	
Explicação:
A Psicologia da Saúde atua no sentido de auxiliar no entendimento da importância de um atendimento integral que só é possível através da visão holística sobre o ser humano, na compreensão da relação entre corpo e mente para o estabelecimento tanto da saúde como da doença. Sendo assim, entendemos psicologia da saúde como a ciência que visa a prevenção e promoção da saúde.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A clínica psicanalítica trabalha com o discurso do paciente que é a forma com que devemos acolher nossos pacientes deixando que expressem seus sintomas na fala, PORQUE assim os conflitos inconscientes podem ser articulados com outra significação.
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	
	
	A primeira é uma afirmação falsa e a segunda uma afirmação verdadeira
	
	
	Tanto a primeira como a segunda são afirmações falsas.
	
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa
	
Explicação:
A clínica psicanalítica é uma abordagem clínica que postula que sintomas sem causa orgânica que se manifestam no corpo são expressões de conflitos psíquicos que são desconhecidos da pessoa e que expressar estes conflitos pela fala leva a pessoa a conscientizar seus conflitos inconscientes e dar um novo sentido e uma nova significação que levam a remissão do sintoma. Portanto, as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda que afirma que expressar pela fala leva a um novo significado é justificativa correta da afirmação de que os conflitos se expressam pela fala e têm um sentido.
 
	
		"Verifica-se, ainda, o enfoque nas situações atuais e recentes na vida do paciente. Então, devemos ressalvar que, o entendimento da pessoa como singular (um ser único, com características particulares) não tem o propósito de o distanciar ou desfasar do mundo em que vive. Pelo contrário, deve referir-se que é dado especial enfoque à natureza da existência humana, focando a experiência-vivida na atualidade e em contato com o outro (Cooper,2003)". Acerca destas afirmações sobre a prática clínica da Psicologia Humanista Existencial assinale a resposta INCORRETA:
	
	
	
	A Psicologia Humanista Existencial Humanista tem como foco a vivência atual.
	
	
	A Psicologia Humanista Existencial enfatiza a pessoa em sua singularidade.
	
	
	A Psicologia Humanista Existencial favorece o potencial de escolha do cliente.
	
	
	A Psicologia Humanista Existencial enfatiza a liberdade de escolha.
	
	
	A Psicologia Humanista Existencial refere-se a experiências da vida infantil.
	
Explicação:
A Psicologia Humanista Existencial é uma abordagem terapêutica que não busca nas vivencias infantis as causas dos conflitos psíquicos da pessoa adulta. A Psicologia Humanista Existencial busca a solução dos conflitos nas experiências vividas no presente da pessoa no momento atual e em relação com o outro.
 
	
		Psicologia na Saúde é considerada "como a ciência que busca responder questões a respeito da forma como seu bem-estar é afetado pelo que você pensa, sente e faz". (Straub, 2002). Considerando esta afirmação, o objetivo da Psicologia da Saúde é:
	
	
	
	A compreensão do processo saúde- doença.
	
	
	A compreensão dos fenômenos mentais.
	
	
	A integração da teoria com a prática na área da saúde.
	
	
	A promoção e a prevenção da saúde.
	
	
	A formação do profissional de saúde.
		De acordo com a teoria Psicanalítica, o princípio do prazer deve ser compreendido como uma diminuição da tensão do aparelho psíquico, de modo que este seria o funcionamento considerado normal do psiquismo, contudo, nem sempre a realização de todas as satisfações é a melhor opção. Desta forma, muitas vezes, adiamos alguns prazeres em função de opções mais seguras, regidos pelo princípio da realidade, que tem por função:
	
	
	
	D - utilizar-se de processos imediatistas de avaliação e julgamento sobre as causas envolvidas na ação;
	
	
	E - utilizar-se de processos involuntários de avaliação e julgamento sobre as causas envolvidas na ação,
	
	
	B - utilizar-se de processos instintivos de avaliação sobre as causas e consequências envolvidas na ação;
	
	
	 
C - utilizar-se de processos racionais de avaliação e julgamento sobre as causas e consequências envolvidas na ação;
	
	
	A - util
		que visão a modificação subjetiva e uma nova relação da pessoa com seu sofrimento.A psicanálise é uma das abordagens clínicas que buscam mudanças subjetivas no sujeito. Esta mudança subjetiva obtida pela terapia tem como premissa:
 
 
	
	
	
	
Que a pessoa reordena suas crenças
 
	
	
	 
 
Que a pessoa modifica sua visão de mundo
 
	
	
	
Que a pessoa modifica seu comportamento
 
	
	
	
Que a pessoa modifica seu modo de existir
 
 
	
	
	
Que a pessoa resignifca seus pensamentos
 
	
Explicação:
A psicanálise formulou o conceito de inconsciente . Este conceito ressalta que a subjetividade é construída por memórias que foram construídas por um sujeito histórico, constituído no lugar de sua dimensão na significação e no sentido. Trata-se de uma forma singular de inscrição de uma memória esquecida no inconsciente que pode ser estruturada e resignificada, modificando a relação do sujeito com seu sofrimento
		
	
		4.
		Mariza depois de ser atendida num ambulatório diz: "Minha expectativa de um tratamento humanizado significa ser ouvida com atenção e tratada com respeito" . Considerando que a psicologia está fundamentada na compreensão da forma como a pessoa dá sentido aos diferentes aspectos de sua realidade e existencial o discurso de Mariza é muito significativo e indica a importância de:
	
	
	
	Resgatar a melhoria e a transformação do quadro de assistência no processo saúde doença
	
	
	Resgatar a importância da subjetividade e da experiência de vida da pessoa no processo do cuidado.
	
	
	Resgatar a disponibilidade do profissional de tratar de forma objetiva o processo saúde-doença.
	
	
	Resgatar o compromisso do cliente com sua própria qualidade de vida no processo saúde-doença.
	
	
	Resgatar a dimensão técnica das práticas de saúde no desenvolvimento do processo saúde-doença
	
Explicação:
A psicologia está fundamentada na pessoa em sua totalidade, em seus aspectos subjetivos e em sua singularidade. A significação de um tratamento holístico e humanizado é decorrente de um conceito de bem estar geral que inclui o bem estar psíquico, por isto uma atenção o que resgata a dimensão e a importância da subjetividade é uma atenção diferenciada no processo do cuidado

Continue navegando