Buscar

PROVA METODOLOGIA DO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METODOLOGIA DO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS - PLE/PL2:
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros - PLE/PL2
Atente para a seguinte citação:
“Os construtos teóricos da abordagem comunicativa foram e continuam sendo, largamente aplicados nas práticas de ensino de línguas estrangeira e segunda língua e proporcionam o desenvolvimento de muitos estudos e da criação de metodologias voltadas ao que se convencionou chamar de língua em uso. O conceito de competência comunicativa é especialmente importante para essa abordagem e para o processo de ensino-aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Jovania Maria Perin. Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Língua Portuguesa em Foco). p. 69.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira sobre as competências comunicativas, estabeleça a relação entre os seguintes tipos de competência às suas respectivas explicações:
1) Competência gramatical
2) Competência sociolinguística
3) Competência discursiva
4) Competência estratégica
(2 ) Está relacionada à compreensão do contexto social em que se dá a comunicação.
( 1) Diz respeito ao domínio do código linguístico, que pode ser o conhecimento de vocabulário, de regras de pronúncia e de formação de palavras.
( 4 ) Está relacionada ao uso de estratégias comunicativas verbais e não verbais.
( 3 ) Diz respeito à habilidade de combinar informações que sejam coesas quanto ao plano da forma e das ideias.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros - PLE/PL2
Leia a seguinte informação:
O exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) é um exame aplicado por instituições públicas federais e universidades particulares em várias cidades brasileiras e também em consulados e centros culturais em vários países no exterior. Trata-se de uma prova para aferir o nível de proficiência de estrangeiros falando, escrevendo e compreendendo o português brasileiro.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando a informação acima e os conteúdos do livro-base Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira sobre o exame Celpe-Bras, é correto afirmar que precisam fazer esse exame:
	
	A
	Todas as pessoas que atuam profissionalmente no Brasil.
	
	B
	Somente os que estão interessados em estudar sobre cultura e música brasileira.
	
	C
	Pessoas que precisam necessariamente estudar na modalidade do Ensino Fundamental no Brasil.
	
	D
	Os estudantes do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (Pec-G).
	
	E
	Somente os estudantes que fazem intercâmbio em cursos de graduação.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros - PLE/PL2
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O primeiro linguista a apontar as afinidades entre algumas línguas foi William Jones em 1786, e a partir de então muitos estudos foram realizados [...]. A Linguística Comparada busca estabelecer relações históricas e genéticas, estudando e identificando as várias mudanças que levaram uma língua antiga a se fragmentar em outras línguas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ESTRAMBEK, Amanda. Um breve conhecimento sobre a Linguística Comparada. https://linguisticaemfoco.wordpress.com/2013/10/14/um-breve-conhecimento-sobre-a-linguistica-comparada/. Acesso em 02 maio 2019.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira sobre os estudos linguísticos apresentados por William Jones, é correto afirmar que esse linguista:
	
	A
	Impulsionou todos os estudos na área da Linguística, que já era considerada ciência desde o século XVIII.
	
	B
	Defendia que o sânscrito, o latim e o grego eram línguas que não compartilhavam de nenhum tipo de semelhança linguística.
	
	C
	Nada contribuiu para o nascimento da Linguística.
	
	D
	É o autor da obra Curso de Linguística Geral, a qual foi determinante para fazer da Linguística uma ciência.
	
	E
	Defendia que o sânscrito, o latim, o grego e o persa compartilhavam da mesma origem, que viria a ser o indo-europeu.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros - PLE/PL2
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Sobre a produção de conteúdos reais [para a prática do ensino de línguas], podemos citar as atividades em que os alunos escrevem textos e efetivamente os enviam para leitores reais ou ainda práticas orais como entrevistas e telefonemas, entre outras. Vejamos alguns exemplos: 1. Escrever um convite por e-mail ou uma mensagem de texto para um amigo; 2. Dar um aviso a alguém; 3. Telefonar e solicitar o valor de um produto ou informações sobre serviços”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Jovania Maria Perin. Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Língua Portuguesa em Foco). p. 31,32.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira sobre leitura e produção de textos reais nas práticas de ensino de línguas, analise as seguintes proposições:
I. A leitura de textos autênticos e a produção de textos reais devem ser incentivadas nas práticas de ensino de línguas.
PORQUE
II. Os textos autênticos são textos que circulam socialmente em diversos meios, a sua leitura e a produção de textos reais constituem atividades mais próximas daquelas que os alunos teriam no seu cotidiano.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros - PLE/PL2
Leia seguinte afirmação:
Há duas modalidades de aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE/PL2), que são as aulas particulares e as aulas em grupo. Existem ainda outras modalidades ou formatos de aulas, e conhecer essas possibilidades contribui para o entendimento sobre as características dessas aulas e as necessidades dos alunos.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira sobre as características dos diferentes formatos de aulas para o ensino de Português como Língua Estrangeira ou como segunda língua (PLE/PL2), relacione corretamente os seguintes formatos/tipos de aulas com as suas respectivas características.
1. Aulas particulares e/ou individuais
2. Cursos regulares em grupos em escolas ou universidades
3. Aulas ou cursos periódicos em empresas, associações ou instituições
4. Videoaulas gravadas e disponibilizadas na internet
5. Aulas ou cursos via internet
(5 ) Essa modalidade de aula exige do professor alguma habilidade com informática e com programas para acessar o aluno via internet. O conteúdo pode ser enviado antecipadamente e durante a aula investir na interação.
( 2) Nessa modalidade há vários estudantes juntos, formando grupos multiculturais e multilíngues.
( 1) Em geral, são encontros firmados entre o professor e o aluno e podem acontecer tanto na casa ou na empresa onde o estudante trabalha, bem como na casa do professor ou mesmo em escolas que oferecem esse tipo de aula.
(3 ) Implica em seguir
algum plano já existente ou as necessidades específicas da empresa ou da instituição onde serão ministradas as aulas.
(4 ) São iniciativas, em geral, particulares de um professor ou professora que grava videoaulas e as disponibiliza na internet. Essas videoaulas podem ter vários formatos, mas geralmente seguem algum tópico para cada aula.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 2 – 3 – 1 - 5
	
	B
	3 – 1 – 2 – 4 - 5
	
	C
	2 – 3 – 1 – 5 – 4
	
	D
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4 – 5
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros - PLE/PL2
Considere o seguinte extrato de texto:
“Atualmente, as ferramentas tecnológicas permitem o contato entre professores, tutores e alunos. Também são frequentes as interações entre colegas de um mesmo curso. A existência de instrumentos que favorecem a criação de atividades interativas contribui para a diversificação das propostas de ensino presentes em ambientes virtuais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Jovania Maria Perin. Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Língua Portuguesa em Foco). p. 39.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira sobre as ferramentas disponíveis para o ensino de línguas a distância ou on-line, analise as seguintes proposições:
I. É possível um professor no Brasil dar aula para um aluno que esteja em outro país, utilizando ferramentas chamadas de síncronas.
PORQUE
II. As ferramentas assíncronas permitem o contato simultaneamente via internet entre pessoas localizadas em diferentes lugares.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (correta)
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros - PLE/PL2
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O mundo conheceu, mais ou menos na mesma época – por volta de 500 a.C. – dois pensadores, Sócrates e Confúcio, considerados os fundadores das filosofias ocidental e oriental, respectivamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Jovania Maria Perin. Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Língua Portuguesa em Foco). p. 109 e 110. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira sobre a influência do pensamento de Sócrates e Confúcio para a educação, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:
I. (V ) O pensamento de Confúcio valoriza a moralidade tanto pessoal quanto governamental e incentiva o profundo respeito à educação, aos idosos e à família.
II.( F) O pensamento de Sócrates favoreceu o desenvolvimento de práticas como a memorização e a construção do papel do aluno como ouvinte, e o papel do professor como modelo e centro de aprendizagem.
III.(F ) O pensamento de Sócrates proporcionou o desenvolvimento de abordagens, nas quais os alunos são incentivados a respeitar a hierarquia e o conhecimento por meio de autoridade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – F (CORRETA)
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – F – V
	
	D
	F – V – V
	
	E
	V – V – F
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros - PLE/PL2
Leia a seguinte passagem de texto:
“Cumpre salientar de imediato que, em se tratando de ensino de português como Língua Estrangeira (PLE), há uma dificuldade de compreensão do processo de ensinar, pois, para os profissionais (nativos) de LM ou L1, o processo de ensino para PLE pode parecer ser o mesmo de LM, passível de ser exercido com a mesma formação profissional de PL1”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATISTA, M.C.; ALARCÓN, Y.G.L. Especificidades do Ensino de PLE. http://www.siple.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=235:6-especificidades-do-ensino-de-ple&catid=64:edicao-4&Itemid=109. Acesso em 6 de abr. 2019.
Considerando a citação de Batista e Alarcón acima e os conteúdos do livro-base Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira sobre o que caracteriza o ensino de Português como língua não materna (PLE/PL2), analise as seguintes afirmativas e assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:
I. ( ) O ensino de PLE/PL2 deve priorizar, mesmo nos níveis iniciantes, o ensino da gramática normativa dessa língua, focando na leitura e na produção oral e escrita de acordo com as regras formais da língua em foco.
II.( ) O ensino de PLE/PL2 implica entender que nem sempre o aprendiz tem competência de uso da língua a ser ensinada e, assim sendo, precisa desenvolver habilidades comunicativas na língua almejada.
III.( ) O ensino de PLE/PL2 deve introduzir conhecimentos sobre as relações culturais da língua a ser ensinada, observando o pouco contato dos alunos com as comunidades que falam essa língua.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – F
	
	B
	F – F – V
	
	C
	V – F – V
	
	D
	F – V – V
	
	E
	V – F – F
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros - PLE/PL2
Atente para a afirmação:
“Atualmente, influenciada pelas teorias de Hymes (competência comunicativa) e Vygotsky (aquisição da linguagem) a Abordagem Comunicativa (AC), cuja perspectiva teórica é aplicada por meio do Método de Ensino Comunicativo de Línguas (ECL), é a mais aceita por alunos, professores e estudiosos. Nela o foco está em todos os componentes da língua envolvidos no processo de comunicação (Gramática, Pragmática, Discurso etc.)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALLES, J.L.; PALLU, N.M.; LOPES, R.S. Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada. Revista Tabuleiro de Letras, PPGEL – Salvador, v. 11, nº 02, p. 208-220, dez. 2017. p. 213. https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4123/2748. Acesso em 14 de abr. 2019.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira sobre as diferentes abordagens de ensino de línguas, relacione cada uma das seguintes abordagens às suas respectivas explicações:
1) Abordagem estrutural
2) Abordagem comunicativa
3) Ensino de línguas por tarefas
4) Abordagem intercultura
(2 ) Caracteriza-se pelo foco no significado e na interação entre os falantes. Com essa abordagem, o estudo das estruturas linguísticas tem menos importância, sendo priorizada a comunicação e a língua em uso.
( 4) Prioriza reflexões sobre as diferentes características e possíveis divergências do modo de pensar, de viver e de estudar uma língua estrangeira. Entende o papel do professor como mediador.
(1 ) Valoriza a prática de estruturas linguísticas e do funcionamento da gramática da língua por meio de exercícios de sistematização
(3 ) Desenvolve propostas voltadas à produção de textos (orais e escritos) contextualizados e possíveis de serem aplicados no mundo real.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 1 – 4
	
	B
	2 – 4 – 1 – 3 (CORRETA)
	
	C
	1 – 3 – 2 – 4
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino
de Português para Estrangeiros - PLE/PL2
Atente para a seguinte afirmação:
“[...] existem línguas mais próximas e outras mais distantes da nossa [...], motivo pelo qual é necessário planejar e observar com cuidado tudo o que será proposto nas aulas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Jovania Maria Perin. Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Língua Portuguesa em Foco). p. 124.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira sobre as características do ensino de Português como Língua Estrangeira ou como Segunda Língua (PLE/PL2) para falantes de línguas neolatinas e asiáticas, relacione cada uma das questões pertinentes às seguintes línguas às suas respectivas especificações.
1) Questão importante para o ensino de PLE/PLE para hispanófolos.
2) Questão importante para o ensino de PLE/PL2 para chineses.
3) Questão importante para o ensino de PLE/PL2 para japoneses.
( 3) Ordem das palavras na frase e colocação do verbo no final da frase.
( 1) A não existência de fonemas como o “z” e o “v”, além dos falsos cognatos.
( 2) A língua materna dos alunos é uma língua tonal.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	3 – 1 – 2 CORRETA)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando