Buscar

GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
“[...] Estudaram-se, mais do que tudo, os gêneros literários. Mas estes, tanto na Antigüidade como na época contemporânea, sempre foram estudados pelo ângulo artístico-literário de sua especificidade.” (BAKHTIN, 1997. p281)
 ÉPICO
 LÍRICO
 DRAMÁTICO
NOÇÕES DE GÊNERO
QUAL GÊNERO UTILIZAR?
QUAL O OBJETIVO DO TEXTO?
QUEM SERÃO OS LEITORES?
COMO SERÁ ESTRUTURADO?
QUAIS AS INFORMAÇÕES QUE VÃO COMPOR O TEXTO?
ATA
NOTÍCIA
Registrar informações e acontecimentos de uma reunião
O presidente da reunião ou o secretário
Texto corrido, em um único parágrafo; sem abreviaturas e sem espaço entre as linhas. 
Características: linguagem formal, verbos no pretérito perfeito do indicativo (discutiu, discutiram, decidiu, decidiram)
Decisões tomadas na reunião; compromisso de cada participante, etc. 
Informar a população sobre os acontecimentos da reunião
Pessoas com alto e baixo nível de escolaridade, a população, em geral. 
Texto dividido em parágrafos; com abreviaturas ou não.
Características: linguagem mais informal; verbos no pretérito perfeito do indicativo
Decisões tomadas na reunião; o que foi incumbido a cada participante (representante)
“ Quando denominamos um gênero textual, não denominamos uma forma lingüística e sim uma forma de realizar lingüisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.” (MARCUSCHI, 2008. p154)
TIPOS TEXTUAIS
 NARRAÇÃO
DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA 
DISSERTAÇÃO -ARGUMENTATIVA
 DESCRIÇÃO
 INJUNÇÃO 
NARRAÇÃO
CONTO DE FADAS
FÁBULA
LENDA
ROMANCE
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:  - Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!  - Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.  Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.  Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha. 
A cigarra então aconselhou:  - Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!  A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.  Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa. 
 
A rainha das formigas falou então para a cigarra:  - Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.  A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:  - Hum!! O inverno ainda está longe, querida!  Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.  Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.  Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.  Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.  Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.  Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas. 
Fonte: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9> Acesso em: 27 agosto 2016
DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA
AULA
TEXTO EXPOSITIVO
RESUMOS
CONFERÊNCIA
“As peças de Nelson Rodrigues tratam de denunciar toda a hipocrisia que paira sobre uma sociedade vítima da repressão sexual. É o seu teatro que abre as portas para a modernidade na dramaturgia brasileira.” (GARCEZ, 2014)
 
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
TEXTO DE OPINIÃO
DIÁLOGO ARGUMENTATIVO
DEBATE REGRADO
DISCURSO DE DEFESA
 
DESCRIÇÃO
TEXTO DESCRITIVO
A casa era grande, branca e antiga. Em sua frente havia um pátio quadrado. À direita havia um laranjal onde noite e dia corria uma fonte. À esquerda era o jardim de buxo, úmido e sombrio, com suas camélias e seus bancos de azulejo.
A meio da fachada que dava para o pátio havia uma escada de granito coberta de musgo. Em frente dessa escada, do outro lado do pátio, ficava o grande portão que dava para a estrada. A parte de trás da casa era virada ao poente e das suas janelas debruçadas sobre pomares e campos via-se o rio que atravessa a várzea verde e viam-se ao longe os montes azulados cujos cimos em certas tardes ficavam roxos.
Nas vertentes cavadas em socalco crescia a vinha. À direita, entre a várzea e os montes, crescia a mata, a mata carregada de murmúrios e perfumes e que os Outonos tornavam doirada.
Sophia de Mello Breyner Andresen, O Jantar do Bispo
Fonte: <https://pt.scribd.com/document/134142224/54510891-Exemplos-de-Textos-Descritivos-e-Dissertativos> Acesso: 23 agosto 2016
 
INJUNÇÃO
INSTRUÇÕES DE USO
INSTRUÇÕES DE MONTAGEM
BULA
RECEITA
Imagem 1- Exemplo de tipo textual injuntivo
Fonte: <http://educacao.globo.com/telecurso/noticia/2015/03/narrativo-descritivo-argumentativo-confira-os-diferentes-tipos-de-textos.html> Acesso em: 17 agosto 2016. 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho apresentado teve como objetivo esclarecer alguns aspectos relativos aos gêneros e tipos textuais: quais decisões o autor deve tomar antes de iniciar o seu texto, como se configuram os gêneros textuais, quais são os tipos textuais e como eles se desenvolvem, ressaltando a diferença entre gênero e tipo textual, que não são dicotômicos e se complementam para formar um todo. 
REFERÊNCIAS
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 2º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p277-288. 
Contos» A cigarra e a formiga. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9> Acesso em: 27 agosto 2016
Exemplo de texto descritivo: o jantar do Bispo. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/134142224/54510891-Exemplos-de-Textos-Descritivos-e-Dissertativos> Acesso: 23 agosto 2016 
GARCEZ, Lucília. A escolha do gênero, 2014. Em prelo.
Imagem 1. Narrativo, descritivo, argumentativo... Confira os diferentes tipos de texto. Disponível em: <http://educacao.globo.com/telecurso/noticia/2015/03/narrativo-descritivo-argumentativo-confira-os-diferentes-tipos-de-textos.html> Acesso em: 17 agosto 2016. 
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo. In: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008. p154-161. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/11060861/1c---producao-textual-e-analise-de-generos-e-compreensao-luiz-antonio-marcuschi-/1> Acesso em: 17 agosto 2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais