Buscar

Relatorio medidas de M,D,V

Prévia do material em texto

Curso: Licenciatura em Química 
Disciplina: Química geral experimental
Docente: Paulo Sérgio 
Discente: Lindemberg Macedo de Melo.
Relatório: Medidas de massa, densidade e volume.
Cuité-PB/Março-2019
Objetivos
Manipular corretamente a vidraria disponível para determinação de volume.
Analisar a exatidão dos recipientes volumétricos.
Relacionar as medidas de massa e volume com uma propriedade especifica de substâncias.
Sequenciar um dado experimento e verificar precisão de medidas.
Introdução- Exatidão e precisão
Todas as generalizações e leis científicas são baseadas na regularidade derivada de observações experimentais. Portanto é necessário para qualquer cientista levar em consideração as limitações e confiabilidade dos dados a partir dos quais são tiradas as conclusões. Um erro de medida ocorre quando há uma diferença entre o valor real e o valor experimental. Vários fatores introduzem erros sistêmicos ou determinados (erros no sistema que podem ser detectados e eliminados). Por exemplo, equipamentos não calibrados, reagentes impuros erros no equipamento. A medida é também afetada por (erros que estão além do controle do operador). Estes incluem o efeito de fatores como pequenas variações de temperaturas durante uma experiência, absorção de água enquanto estão sendo pesada, diferença em julgamento sobre a mudança de cor do indicador ou perda de pequenas quantidades de material ao transferir, filtrar em outras manipulações erros aleatórios podem afetar uma medida tanto na direção positiva quanto negativa assim o resultado poderá ser ligeiramente maior ou menor do que o valor real. Duas ou mais determinações de Cada medição efetuadas na esperança de que erros positivos e negativos se cancelem. A precisão de uma medida se refere à concordância entre diferentes determinações de uma mesma medida. Você pode encontrar que o mesmo objeto tem 1,0 m e 1,2 m 0,9 m para cada uma das operações de medida que realiza. Como erros aleatórios não podem nunca ser completamente eliminados a perfeita precisão ou reprodutibilidade nunca é esperada. Exatidão é uma concordância entre o valor medido e o real. Para calcular o erro em uma medida deve-se saber o valor real. Isto raramente é possível pois normalmente não se sabe o valor real. O melhor a fazer é projetar instrumentos de medida e realizar medidas de forma a tornar o desvio tão pequeno quanto o instrumento utilizado que pode não estar calibrado corretamente. A precisão depende mais do operador e a exatidão depende tanto do operador quanto do instrumento de medida.
Materiais e reagente
- Balão volumétrico de 50 ml.
- Proveta de 100 ml.
- Proveta de 25 ml.
- pipeta de 10 ml.
- Erlenmeyer de 50 ml.
- Béquer de 100 ml.
- Béquer de 250 ml.
- Piceta de 100 ml.
Procedimento experimental
Foi adicionado um volume de 40 ml de água em um Becker com capacidade para 100 ml, em seguida esse mesmo liquido foi transferido do Becker para uma proveta. Notou-se uma diferença, pois na proveta o volume chegou a 45 ml, foi feito um calculo para se encontrar o erro percentual.
40 ml 100%
5 ml x
40x = 500 =	x = 12,5%
 40
O passo seguinte foi acrescentar mais um volume de 10 ml na proveta, com isto se obteve um volume de 55 ml em seguida foi retirado da proveta 5 ml da água utilizando para tal ação uma pipeta de 10 ml. Desta forma ao final ficaram 50 ml de água na proveta. Seguindo a diante foi acrescentado dentro da proveta um (solido) um pedaço de granito, este solido possuía uma massa de 15,74 g, com a densidade do granito na proveta o volume subiu para 55 ml, ou seja, um aumento de 5 ml consequência da densidade do solido na água.
Seguindo o procedimento foi feito a pesagem da densidade da água, para isto foi utilizado um balão de fundo chato de 50 ml com 37,69 g, em uma balança analítica então foi pesado o balão com 50 ml de água calculando a densidade obtemos: 
X = 50 ml = 0,991
 49,33 g
Resultados e discursão
	
	Volume no béquer.
	Volume na proveta.
	Diferença de volume.
	Resultado.
	Diferença de volume.
	40 ml
	45 ml
	5 ml
	12, 5 %
	Diferença de volume + densidade
	
	55 ml 
	5 ml
	0,991 mc3
	
	
	
	
	
No âmbito da teoria da medida de massa volume é erro percentual, foi observado que a teoria se aplica de forma clara, pois tendo em vista que um determinado volume em uma vidraria de mesma medida pode variar dependendo, por exemplo, do seu formato, ou até da sua própria exatidão precisa. Foi observado também que a densidade de um solido pode ser medida através da observação de uma variação no volume de um liquido, que também se aplica, pois com base no experimento pode se constatar que, uma simples visão do volume de um liquido visto de forma errada pode acarretar em um grave erro na determinação de uma medida, assim como um equipamento descalibrado, ou mal nivelado como um balança, pode sim gerar erros diversos é resultados equivocados de um experimento.
Pós-laboratório
Baseado numa inspeção visual da vidraria de laboratório situe-as em um dos dois grupos “mais exatas” e “menos exatas”. 
Mais exatas; Proveta graduada, pois ela possui as medida milímetro por milímetro, pipeta também possui uma medição de cada milímetro.
Menos exatas; Becker, erlenmeyer, balão volumétrico, ambos contém a medição porem apenas do seu volume total.
Porque é aconselhável fazer mais de uma determinação de cada medida? Por que muitas vezes uma vidraria que possui a mesma capacidade da outra tem volumes diferentes com relação ao seu formato, altura é largura.
A fim de comparar a exatidão das várias vidrarias utilizadas na medição de volumes, preencha o quadro abaixo. Considere a densidade da água como 1g/ml.
	Vidraria
	Massa vidraria seca (g)
	Massa vidraria+ 50 ml de H2O
	Massa de H2O
	Volume de H2O em ml.
	Erro percentual
	Proveta de 50 ml
	
	
	55 g
	55 ml 
	12, 5 % 
	Balão de 50 ml
	37, 69 g
	87,69g
	50 g
	50 ml
	
	Béquer de 100 ml
	
	
	40 g
	40 ml
	12,5 %
Conclusão
Com a realização deste experimento pode se concluir que, as medidas de massa, densidade, volume podem variar dependendo da manipulação errado ou mau uso dos equipamentos de laboratório. Dentro das realizações da experiência, certos momentos foram cruciais para se concluir tal fato, como por exemplo; Quando se observou o volume do liquido na proveta e no béquer a variação do volume entre as duas vidrarias, também no momento da calibragem da balança, pode se observar que certos procedimentos são ponto chave da exatidão de uma pesagem segura. Tal pratica foi extremamente proveitosa para mim, pois tive a chance de ver na pratica a aplicação das varias formas de comportamento é variações de volumes é densidade, massa em diferentes situações.

Continue navegando