Buscar

RESPOSTA AD2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina “Estado, Governo e Mercado”
Professor Coordenador: Profª. Drª. Priscila Riscado
Pós-Graduação em Gestão Pública
Atividade II
Aluna: Ana Paula de Oliveira Figueiredo Alexandre
Questão I – Explique, em linhas gerais, as principais características do Estado Liberal
O Estado Liberal refere-se a uma política de Estado mínimo. O Estado interviria apenas naquilo que fosse estritamente necessário para garantir a liberdade e igualdade dos cidadãos, utilizava de mecanismos de voto censitário (o direito de voto era sempre restrito às classes proprietárias e educadas)
Questão II- Como se funda o Estado Socialista? Quais são seus principais objetivos? E seus principais teóricos?
As mudanças econômicas advindas da Revolução Industrial emergem paradigmas através de teses Marxistas e Liberais. Neste momento, a característica fundamental é o controle estatal de todo o processo produtivo. É importante destacar que o direito à propriedade privada e à liberdade econômica é negado pelo Estado socialista baseado nos princípios da igualdade social sobretudo à liberdade individual. Os principais teóricos do Socialismo foram Karl Marx e Friedrich Engels.
Questão III- Relacione o papel ocupado pela Democracia nos Estados Liberais e Socialistas
O Estado Liberal se impôs na Europa Ocidental contra o poder ilimitado das monarquias absolutas e das monarquias constitucionais. Essa forma de Estado tinha como concepção a intervenção mínima do Estado nas relações com os indivíduos, julgando que deveriam possuir liberdade econômica e independência dos indivíduos submetidos apenas às leis. O mercado era tratado como auto regulável, assim como a participação dos cidadãos nas decisões públicas por meio de representantes eleitos (democracia representativa). O Brasil durante esse período do Império a Primeira República possuía diversas características do Estado Liberal, porém alguns fatores como a escravidão e ausência de participação efetiva dos cidadãos no processo político e de controle do governo, fatores primordiais para a ideia de Estado liberal impediam de classifica-lo assim. Em relação suas características voltadas ao Estado Liberal pode-se citar o plano da regulação das relações econômicas e sociais.
O Estado Socialista baseado nas constantes intervenções do Estado, aumentou o controle estatal sobre os processos produtivos, consequentemente a competição com a iniciativa privada desaparece, e o mercado sucumbe sob a regulação estatal, assim como os interesses dos trabalhadores eram reivindicados pelo partido comunista. 
Questão IV- O Estado de Bem-estar social busca um equilíbrio entre o mercado e a sociedade. De que forma este equilíbrio é proposto?
O Estado de Bem-Estar Social faz referência a uma forma específica de relação do Estado com o mercado que iria suceder o Estado Liberal e que usaria a força estatal, por meio da implementação de políticas públicas, visando intervir nas leis de mercado e assegurar para os seus cidadãos um patamar mínimo de igualdade social e um padrão mínimo de bem-estar. No Brasil, na década de 30, Getúlio Vargas – por meio de uma ditadura – começou a aparelhar o Estado brasileiro para intervir na regulação da vida econômica e social dos brasileiros e promover o desenvolvimento nacional. A diferença com outros estados da Europa, é que no Brasil governo Vargas além da regular o mercado e promover o bem-estar por meio de políticas públicas de educação, saúde, previdência, habitação etc., o Estado também teve o papel de promotor da industrialização do país.
Questão V- Caracterize o Estado Neoliberal
O Estado neoliberal refere ser necessário desregular os mercados porque o número excessivo de regras e controles estatais sobre a economia inibia os investimentos privados, comprometendo o crescimento econômico. Desse modo, o Estado deveria ser apenas um agente regulador dos mercados recém-criados. O estado neoliberal é caracterizado, portanto, por 3 vertentes: desregulamentação, privatizações e abertura de mercado.

Continue navegando