Buscar

PROVA ADM INTEGRADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP EAD 
Código da Prova: 19567093395
Curso: ADMINISTRAÇÃO
-------------- 
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 539440 - ADMINISTRAÇAO INTEGRADA
Questão 1: Numa entrevista do Sr.Jack Welch, ex-presidente executivo da General Eletric, publicada na Revista HSM Management de setembro/outubro de 2000, aparece a seguinte afirmativa:
“Houve um período em que eu acreditava na suficiência dos três Es da administração: energia, energização e entusiasmo. Energia era a enorme vantagem competitiva num mercado globalizado. Energização, a capacidade de motivar os outros e convocá-los para lutar por uma causa. Entusiasmo, a capacidade de dizer sim ou não, corte isso, faça isso, não faça aquilo, de ser bastante crítico. Mas notava que havia executivos que possuíam os três Es e, mesmo assim, nunca conseguiam marcar gol. Foi desse modo que nós nos tornamos uma empresa de quatro Es: energia, energização, entusiasmo e execução. Se você não colocar este quarto E em todas as medidas, não funciona.” (p.12). 
Ao estudarmos os modelos, vimos que o novo Modelo de Excelência da Gestão 21 da Fundação Nacional da Qualidade, o MEG21, passou a ser estruturado por Fundamentos, cada um contendo os respectivos temas. A qual deles é possível associar a prática descrita por Jack Welch?
A) Aprendizado Organizacional e Inovação
B) Comprometimento com as partes interessadas
C) Orientação por processos
D) Liderança transformadora
E) Geração de valor
Questão 2: O Modelo de Excelência da Gestão Pública - MEGP, integrante da Rede QPC - Qualidade, Produtividade e Competitividade, possui algumas particularidades, dentre elas os Fundamentos que o sustentam, divididos em Princípios Constitucionais (art. 37 da CF) e Princípios Gerenciais. Segundo artigo 37 da Constituição Federal (CF), a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecem a princípios que devem nortear a gestão pública. São eles:
A) Excelência dirigida ao cidadão, Gestão participativa, Impessoalidade, Gestão baseada em processos e informações, Valorização das pessoas e Visão de Futuro.
B) Aprendizado Organizacional, Agilidade, Legalidade, Eficiência, Foco em resultados, Inovação e Controle Social.
C) Impessoalidade, Aprendizado Organizacional, Publicidade, Gestão Participativa, Agilidade e Legalidade.
D) Eficiência, Gestão participativa, Controle Social, Agilidade, Impessoalidade e Moralidade.
E) Legalidade, Moralidade, Impessoalidade, Publicidade e Eficiência.
Questão 3: O programa Qualidade de Vida no Trabalho - QTV foi implantado em janeiro de 2006 com o objetivo de garantir a melhoria da qualidade de vida dos nossos funcionários. Oferece a todos os empregados e seus familiares de primeiro grau um atendimento telefônico prestado por profissionais especializados nas áreas de psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição e educação física, pedagogia, enfermagem e legislação. O serviço é sigiloso, gratuito e está disponível 24 horas por dia. Desde que foi lançado, o programa vem realizando 2 600 atendimentos por mês, em média. 
Identifique o principal Item dos Critérios adotados pelos programas setoriais, regionais e estaduais da Rede QPC - Qualidade, Produtividade e Competitividade, ao qual pode estar associada essa prática:
A) Sistemas de trabalho
B) Capacitação e desenvolvimento
C) Qualidade de Vida
D) Engajamento e Valorização das Pessoas
E) Engajamento das Pessoas e Ambiente de Trabalho
Questão 4: O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, que inclui o Comitê Nacional de Qualidade e Produtividade (Subprograma I do PBQP - Conscientização), foi criado a fim de impulsionar o desenvolvimento sustentável e a competitividade das organizações brasileiras frente ao mercado mundial. Foi instituído:
A) Por Fernando Collor de Mello, em 1990.
B) Por Itamar Franco, em 1993.
C) Por Fernando Henrique Cardoso, em 1994.
D) Por Luiz Inácio da Silva, em 2004.
E) Por Dilma Roussef, em 2011.
Questão 5: Os modelos de gestão pressupõem o atendimento às necessidades (requisitos, expectativas e preferências) de todos os stakeholders ou partes interessadas. São os stakeholders:
A) Acionistas ou proprietários, força de trabalho, fornecedores e clientes
B) Fornecedores, força de trabalho, clientes, sociedade, acionistas ou proprietários
C) Acionistas, proprietários e clientes
D) Fornecedores, força de trabalho, acionistas ou proprietários
E) Clientes, sociedade (meio ambiente e comunidades) e fornecedores.
Questão 6: Os modelos de avaliação e os modelos de gestão utilizados em todo o mundo possuem componentes históricos alinhados à evolução da administração. Em relação a isso, podemos afirmar que:
I - Deming e Juran, dois dos fundadores (pensadores) da Gestão da Qualidade Total, são base de inspiração para esses modelos.
II - O Prêmio Deming, embora normativo, é um modelo que se demonstrou adequado como ferramenta de reconhecimento para as organizações.
III - A conquista de mercados pelo Japão (incluindo sua penetração no mercado automobilístico e, posteriormente, de eletroeletrônicos americano) nas décadas de 1980 e 1990, despertaram o sentimento de que os americanos precisavam fazer algo concreto que revertesse essa situação, propiciando o desenvolvimento do programa de qualidade americano (BPQA) e respectiva ferramenta de reconhecimento (MBNQA).
IV - Outros países se prepararam, constituindo seus prêmios nacionais e regionais, como o prêmio europeu (European Quality Award) e o Prêmio Nacional da Qualidade, prêmio brasileiro estabelecido em 1992 como subprograma do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP).
A) Somente as afirmativas I e II são verdadeira
B) Somente a afirmativa II é falsa.
C) Somente as afirmativas I e IV são falsas.
D) As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Questão 7: Os modelos que vimos, e respectivos programas, utilizam modelos de excelência para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. Dentre as alternativas abaixo, qual delas não corresponde aos objetivos desses programas:
A) fornecer referencial contínuo de aperfeiçoamento para as organizações.
B) estimular o desenvolvimento de um país.
C) conceder reconhecimento público à excelência da qualidade da gestão para organizações “Classe Mundial”.
D) fornecer estímulo à contenção de benchmarking entre as organizações para proteger segredos dos concorrentes.
E) divulgar as práticas de gestão bem-sucedidas, com vistas ao benchmarking.
Questão 8: (Enade 2006, adaptada) As novas políticas de pessoal, recentemente implantadas na Confecção Norma Modas, trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras.
A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores:
I - Custos associados a doenças ocupacionais
II - Violência no trabalho
III - Absenteísmo e rotatividade
Identifique a qual Item dos Critérios do Modelo de Excelência da Gestão adotados pelos programas setoriais, regionais e estaduais da Rede QPC - Qualidade, Produtividade e Competitividade a descrição acima está relacionada.
A) Implementação de Estratégias
B) Sistemas de Trabalho
C) Qualidade de Vida
D) Capacitação e desenvolvimento
E) Processos da cadeia de valor
Questões discursivas
Questão 1: Na dinâmica de mercado, naturalmente há organizações com melhores resultados que outras. Porém, algumas se destacam muito por apresentar o chamado comportamento de classe mundial.
Para entender os motivos e fatores que levam estas organizações a se destacar tanto, organismos internacionais de Gestão da Qualidade avaliaram e identificaram os fatores que definem uma organização de classe mundial.
Surgem assim os Modelos de Excelência da Gestão que permitem avaliar, diagnosticar e orientar outras organizações.
Se um colega seu afirmarque “modelos de excelência de gestão são específicos para empresas com fins lucrativos de pequeno, médio e grande porte”, você concordaria ou discordaria? Sua resposta deve obrigatoriamente iniciar com a palavra “Concordo” ou com “Discordo”, e deve ser seguida de uma justificativa alinhada com o conteúdo da disciplina.
Questão 2: Um líder, para conduzir necessárias mudanças organizacionais, adota algumas práticas consagradas na arena competitiva. Uma destas práticas é o Benchmarking.
Se um colega seu afirmar que “o Benchmarking permite que minha organização identifique fatores em que há diferenças com outras organizações”, você concordaria ou discordaria? Sua resposta deve obrigatoriamente iniciar com a palavra “Concordo” ou com “Discordo”, e deve ser seguida de uma justificativa alinhada com o conteúdo da disciplina.
1-Discordo, o MGE é adaptável a todo tipo de organização permite as organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos estima o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização.
2-Concordo, Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparações de processos e práticas, ao contrário de outras ferramentas de planejamento, o Benchmarking encoraja as companhias a procurar, além de suas próprias operações, influenciam a produtividade e os resultados.

Continue navegando