A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE SISTEMA E ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL

Pré-visualização | Página 4 de 9

oferecida de atendimento aos pacientes, melhores instalações e aparelhagens modernas.
27-Objetivando promover a integração de ações e serviços de saúde, a Rede de Atenção à Saúde - RAS - vislumbra atendimentos na área de saúde a serem realizados com atenção contínua, de forma integral e que ofereçam qualidade, de forma humanizada. Neste aspecto, várias iniciativas foram consolidadas para inovar o processo de desenvolvimento da RAS. Sobre essas iniciativas, analise as sentenças a seguir:
I- O pacto pela saúde contempla o acordo firmado entre os gestores do SUS para consolidar os princípios da universalidade, integralidade e equidade. CORRETA
II- No pacto em defesa do SUS, o compromisso é com os princípios constitucionais do SUS. CORRETA
III- O pacto de gestão estabelece como sendo o espaço regional o local para a concretização das responsabilidades pactuadas, dada a integração de políticas e programas por ação conjunta do Governo Federal, estadual e municipal. CORRETA
IV- O pacto pela vida tem o compromisso com as situações com menos relevância no que se refere à saúde da população brasileira. ERRADA
28-A saúde é um direito de todos, devendo a União, o Estado e o município zelar pela saúde da população através de atendimentos, exames, campanhas de vacinação, distribuição de fármacos, acompanhamento e monitoramento do doente. Um dos requisitos para que o município receba financiamento público é possuir o Fundo Municipal de Saúde (FMS). Todo município que tem autonomia em sua gestão, deve possuir o FMS. Este fundo é uma conta com recursos financeiros que são destinados às ações e aos serviços de saúde, sendo que o responsável pelo gerenciamento do fundo é o secretário de saúde. O gerenciamento deste fundo é complexo, obedecendo a várias leis, inclusive a de responsabilidade fiscal. Os gastos estão limitados aos valores de arrecadação. Para que haja repasse financeiro provido pelo Estado ou União, as contas deverão ser rigorosamente prestadas, e os gastos não poderão ultrapassar as normas previstas. O permitido e o não permitido a ser financiado com os valores do FMS está na legislação, e a prestação de contas será aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Sobre o sistema de gestão plena, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O Estado disponibiliza às prestadoras de serviços de saúde que ficam vinculadas ao gestor municipal, que é responsável por todas as atividades de gestão dos serviços e ações de saúde do município, ambulatoriais e hospitalares.
( ) É o sistema de gestão regido pelo Ministério de Saúde, acordado com a União, estados e municípios.
( ) Representado pelo Conselho Municipal de Saúde, a gestão plena é constituída pelos gestores, colaboradores e usuários dos serviços de saúde que desempenham um papel fundamental, incumbidos de implementar princípios e normas para atender às redes de atenção à saúde.
( X ) O sistema de gestão plena é caracterizado como modelo de gestão em saúde do município e estão determinadas as normas operacionais do Sistema Único de Saúde, que se deram após os pactos pela saúde, formalizando um conjunto e reorganizações institucionais concordadas nas gestões da União, Estados e município, como também pela gestão do SUS, hoje elucidada pela assinatura do termo de compromisso enquadrado por requisitos e responsabilidades.
29-A Rede de Atenção à Saúde (RAS) objetiva promover a integração de ações e serviços de saúde para que os atendimentos sejam realizados com atenção contínua, ofertando qualidade de forma humanizada. Neste aspecto, várias iniciativas foram consolidadas para inovar o processo de desenvolvimento da RAS, dentre elas encontramos os PACTOS, que é uma forma de "pensar juntos como fazer". Com base nessa afirmativa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pacto pela saúde.
II- Pacto em defesa do SUS.
III- Pacto de gestão.
IV- Pacto pela vida. 
( III ) Estabelece como sendo o espaço regional o local para a concretização das responsabilidades pactuadas, dado a integração de políticas e programas por ação conjunta do Governo Federal, estadual e municipal.
( IV ) Compromisso com as situações de maior importância no que se refere à saúde da população brasileira.
( II ) Compromisso com os princípios constitucionais do SUS.
( I ) Contempla o acordo firmado entre os gestores do SUS para consolidar os princípios da universalidade, integralidade e equidade.
30-Após a implantação do Sistema Único de Saúde, a população acessa a assistência à saúde em seus municípios através de postos de saúde e policlínicas, como também dos agentes de saúde que realizam suas tarefas nos bairros fazendo visitas domiciliares. Em meados da década de setenta, a atenção à saúde estava bem distante da realidade de hoje, em que a maioria da população não tinha acesso aos hospitais nos grandes centros. Com a prevenção de doenças, vacinas, medicamentos, exames, atendimentos disponibilizados pelo governo, houve expressiva redução nas internações hospitalares. Estas mudanças ocorreram após a década de 90. Outros acontecimentos nas décadas recentes influenciaram e orientaram os hospitais. Sobre essas modificações, analise as afirmativas a seguir:
I- Transformação no perfil epidemiológico da sociedade. CORRETA
II- Importância dos registros das ações em saúde pública. ERRADA
III- Avanços e melhoria na tecnologia. CORRETA
IV- Modificação de expansão da atenção básica de saúde não hospitalar. CORRETA
31-O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988, oferecendo gratuitamente para todos os brasileiros acessos aos serviços de saúde, como atendimentos de alta complexidade, ambulatoriais, laboratoriais, hospitais, rede que reúne postos de saúde, acesso aos estabelecimentos públicos de saúde, garantindo o direito à saúde da população. Considerando que a saúde do trabalhador está incluída no campo de atuação do SUS, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Informar o trabalhador sobre os riscos de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho em seu ambiente laboral é competência exclusiva da CIPA.
( X ) Elaborar normas técnicas e estabelecer padrões de qualidade para a promoção da saúde do trabalhador são atribuições comuns da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
( ) Compete ao SUS participar da normatização, da fiscalização e do controle dos serviços de saúde do trabalhador apenas nas empresas públicas.
( ) A saúde do trabalhador dispensa ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária para alcançar seus objetivos.
32-A base territorial para tratamento de saúde de um usuário do sistema de saúde fica no mesmo local de domicílio deste usuário. Pode-se entender que "sistemas locais de saúde", como denominação genérica, ou "distritos sanitários", como denominação em alguns países, inclusive no Brasil, são expressões de um processo de regionalização, no qual se busca estabelecer a universalização da cobertura e do acesso da atenção às populações, com melhoria de seus níveis e condições de saúde, com o máximo de eficácia e eficiência técnico-operacional, política, econômica e social. De acordo com os distritos sanitários, áreas e microáreas, analise as afirmativas a seguir:
I- Área de abrangência corresponde a uma unidade de saúde na distribuição geográfica dos serviços aos pacientes. CORRETA
II- Distrito sanitário contribui para solucionar os problemas de saúde da população na área territorial do distrito sanitário de uma área delimitada, ou, dependendo do tamanho do município, poderá ser uma cidade inteira para atender às necessidades de saúde. CORRETA
III- Os agentes comunitários de saúde correspondem à área de abrangência do distrito sanitário. ERRADA
IV- As microáreas são as menores áreas geográficas do sistema de saúde, com apoio ao cuidado domiciliar ou familiar. ERRADA
FONTE: Disponível em: <http://portalses.saude.sc.gov.br/arquivos/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_01/04.html>. Acesso em:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.