A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE SISTEMA E ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL

Pré-visualização | Página 5 de 9

3 nov. 2016.
33-Um grande marco na história do país foi a 8ª Conferência de Saúde, envolvendo profissionais da saúde, em que a população participou pela primeira vez das discussões da Conferência Nacional de Saúde. Nesta conferência, foram debatidos alguns assuntos relacionados à saúde do país pelo médico sanitarista e diretor da Fiocruz Sergio Arouca. Além dos temas debatidos, sobre o que foi criado por consenso nesta Conferência, analise as opções a seguir:
I- Sistema de Assistência Social. ERRADA
II- Portal da Saúde. ERRADA
III- Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS). CORRETA
IV- Organização Mundial da Saúde. ERRADA
34-O Sistema de Informações e Agravos de Notificações (SINAN) tem as informações recebidas pelas notificações e investigações das doenças epidemiológicas de doenças regionais, municipais e do país. É comum ter agravos epidemiológicos em certas regionais ou estados. No município de São Paulo é frequente acontecer a contaminação do parasita intestinal, que é causado pelo consumo de pescados crus ou mal cozidos. Que parasita é este?
( ) Giardíase.
( X ) Difilobotríase.
( ) Estrongiloidíase.
( ) Ancilostomíase.
35-O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para atender às demandas relacionadas à saúde pública, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros, como um direito de todos e dever da União, estados e municípios. O objetivo da atenção à saúde é proporcionar à população um cuidado integralizado em vários níveis de complexidade, atentando-se para o aspecto preventivo, terapêutico e recuperação da saúde. O SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização em todo o país, sendo definidos como único na Constituição integrado num conjunto de elementos doutrinários e organizativos do sistema de saúde. Tendo como princípios a universalização, a equidade, a integralidade, a descentralização e a participação popular. Podemos entender o SUS da seguinte maneira: um núcleo comum, que concentra os princípios doutrinários e uma forma e operacionalização, que concentra os princípios organizativos. Sobre estes princípios constitucionais, analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se princípio de universalidade um sistema de saúde que está disponível para todos, sem exceções e diferenciações, com acessos idênticos aos serviços de saúde para todo o cidadão brasileiro ou estrangeiros residentes no país, sem a necessidade de carência, doenças preexistentes e todos com acesso legal ao SUS. CORRETA
II- O princípio da integralidade é fazer com que as pessoas sejam atendidas e tratadas com igualdade, de forma que ninguém terá prioridade e privilégios em atendimentos, exames, consultas, medicamentos e demais serviços por vínculo político ou outras formas de acesso. ERRADA
III- Com o objetivo de prestar serviços com maior qualidade, garantindo o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos, em que a redistribuição do poder e responsabilidade entre as três esferas de governo são características do princípio de descentralização. CORRETA
IV- A participação da sociedade na gestão do SUS se dá através dos conselhos e das conferências de saúde, com objetivo de reunir mensalmente representantes de gestão municipal, trabalhadores de saúde e usuários, visando formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde. CORRETA
FONTE: Adaptado de:<http://www.infoescola.com/saude/sus>. Acesso em: 18 jul. 2016.
36-O conceito de saúde não está baseado apenas nas condições físicas do indivíduo. O conceito geral e mais abrangente de saúde foi elaborado pela Organização Mundial de Saúde. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) O conceito de saúde diz respeito à saúde do corpo e à parte intelectual do ser humano.
( V ) O conceito diz respeito à saúde física do corpo e à saúde mental do ser humano.
( F ) O conceito diz respeito apenas à saúde do corpo do ser humano.
( F ) O conceito de saúde significa procurar o médico antes de adoecer o corpo do ser humano.
37-É primordial que a comunidade participe do SUS nas ações de saúde, não é possível pensar em saúde sem participação popular. Assim, o Conselho Municipal de Saúde, Lei 8.142/90, é um órgão colegiado, permanente, com funções de deliberar, controlar e fiscalizar as ações e os serviços de saúde a nível municipal. Foi criado pela Lei Municipal 494 de 17 de setembro de 1990. Suas competências: estimular e promover a participação da comunidade no acompanhamento e controle do SUS; aprovar os planos e os projetos de saúde, adequando-os à realidade dos serviços oferecidos pelo Município; atuar na formulação e no controle da execução da política de saúde; fiscalizar a movimentação e o destino dos recursos financeiros, repassando à Secretaria e ao Fundo Municipal de Saúde; apreciar previamente contratos e convênios a serem firmados no âmbito do SUS municipal; dispor de total acesso às informações e dados administrativos técnicos e econômicos para apreciar matérias de interesse do SUS. Diante destas informações, assinale a alternativa CORRETA que apresenta como é formado o Conselho Municipal de Saúde:
FONTE: Disponível em: <http://pt.slideshare.net/alinebraunabrauna/conselho-municipal-de-sade>. Acesso em: 4 nov 2016.
( ) É orientado a acompanhar e controlar a compra de ações de saúde dos serviços regionais de promoção, proteção e recuperação da saúde.
( X ) É representado pela municipalidade abrangendo os conselhos locais, respeitando a igualdade para todos que estejam representados por gestores, prestadores de serviços, profissionais e usuários de saúde.
( ) É estruturado pelas diretrizes dos Planos de Saúde, através das características epidemiológicas e da organização dos serviços, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.
( ) É formado pela política de saúde do estado e tem a função de formular estratégias, controla e fiscaliza os aspectos econômicos e financeiros.
38-Determinado pela Constituição Federal de 1988, a questão da saúde pública é dever do Estado, sendo operacionalizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Sem dúvida, atender a esta demanda é um enorme desafio pelas dimensões e complexidades existentes em nosso país para garantir a todos qualidade nas políticas públicas de saúde. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O Sistema Único de Saúde ? SUS ? precisa estar em constante evolução, sendo um processo contínuo de construção. CORRETA
II- O SUS é um dos maiores programas de saúde do mundo. CORRETA
III- A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o sistema de saúde não é estatizado, ou seja, deverá ser assegurado pela iniciativa privada. ERRADA
IV- A Estratégia de Saúde da Família ? ESF ? é considerada a porta de entrada no sistema SUS. CORRETA
39-Com intensa luta travada pela afirmação dos direitos sociais, na última Constituinte o movimento social se reorganizou. Em 1988, nova ordem jurídica, assentada na Constituição, define o Brasil um Estado Democrático de Direito, proclama a saúde como direito de todos e dever do Estado. Sendo as questões de saúde operacionalizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), atender a essas demandas é um enorme desafio pelas dimensões e complexidades existentes em nosso país para garantir a todos qualidade nas políticas públicas de saúde. Mediante este contexto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A CF/88 estabeleceu que o sistema de saúde não é estatizado, ou seja, deverá ser assegurado pela iniciativa privada.
( ) O Sistema Único de Saúde - SUS - é um processo homogêneo e estático, sua construção dispensa uma evolução contínua.
( ) A Estratégia de Saúde da Família - ESF - é considerada um programa de baixa representatividade no SUS.
( X ) O SUS é um dos maiores programas de saúde do mundo.
40-Muitos processos de lutas em busca da cidadania culminaram com a Declaração dos Direitos Humanos dos Estados Unidos da América do Norte, como também com a Revolução Francesa. Eventos estes que romperam o princípio

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.