A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE SISTEMA E ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL

Pré-visualização | Página 8 de 9

56-Os profissionais da área da saúde estão tutelados pelas associações, que são representadas pelos conselhos. É importante para o gestor na conduta do gerenciamento do capital humano saber como atuam estes conselhos. Analise as sentenças a seguir:
I- Os conselhos têm a responsabilidade de fiscalizar as atividades dos profissionais da área. CORRETA
II- Os conselhos zelam pelos direitos da categoria, cuidando para que as atribuições estejam dentro da lei. CORRETA
III- Os conselhos emitem AIH (Autorização Internação Hospitalar). ERRADA
IV- Os conselhos não têm caráter educativo. Caso verifiquem alguma irregularidade, imediatamente aplicam a punição cabível à instituição. ERRADA
57-Não é nenhuma surpresa afirmar que o Brasil é um dos mercados de saúde mais importantes e vitais da América Latina. Com uma população de mais de 200 milhões de habitantes, o país é o maior mercado latino-americano de dispositivos médicos, com cerca de 6,5 mil hospitais e 18 mil laboratórios de diagnóstico. Embora existam aproximadamente quatro mil fábricas nacionais que produzem dispositivos médicos, estima-se que 80% de todos os produtos médicos utilizados nos hospitais brasileiros são importados. Ainda que o mercado brasileiro tenha registrado uma retração nas importações de dispositivos médicos nos últimos anos, dados mais recentes sugerem que o Brasil está se recuperando bem nessa área. No entanto, as importações de dispositivos médicos estão longe de ser a única área em que o setor de saúde brasileiro mostra retomada do crescimento. Outras estimativas de mercado para os setores de saúde no Brasil que vêm crescendo a um ritmo expressivo são: gastos gerais com assistência médica; equipamentos médicos em hospitais; biomateriais; produtos farmacêuticos e saúde digital. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O sistema de saúde, na verdade, é um grande complexo industrial que movimenta parte significativa da economia de qualquer país. 
PORQUE
II- Este complexo industrial é um conjunto interligado de bens e serviços em saúde que se movem no contexto da dinâmica capitalista. De um lado apresentam as especificidades ligadas à proteção social conferida pela saúde - o que significa que o Estado sempre estará na posição de grande comprador e, por outro lado, se inserem nas relações típicas do mercado globalizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: <http://globalhealthintelligence.com/pt-br/analise-de-ghi-pt-br/perspectiva-para-o-mercado-brasileiro-de-saude-em-2018/>. Acesso em: 26 jun. 2018
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( X ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
58-A importância dos atendimentos e serviços de saúde é essencial, pois o sistema de saúde no Brasil é bastante complexo, principalmente com a distribuição de medicamentos, uma vez que somos grandes consumidores de fármacos. A responsabilidade pelo acompanhamento e assistência está direcionada a nível municipal, estadual e federal. Esta assistência está classificada em três níveis. Quais são essas classificações?
( ) Fornecimento, medicamentos e assistência.
( ) Pesquisa, investimento e orçamento.
( ) Tecnologia, mercadológica e distribuição.
( X ) Básica, especializada e estratégica.
59-Todo sistema, para ser bem administrado, deve conter um planejamento embasado em dados confiáveis para a tomada de decisões. Com isso, o gestor de saúde poderá realizar uma administração com resultados. O conhecido departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil é um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Neste contexto, como é chamado o departamento de informática do SUS?
( ) UBS ? Unidade Básica de Saúde.
( X ) DATASUS.
( ) SAMU.
( ) CAPS.
60-Ao longo da história, a humanidade tornou-se vítima de pandemias de cólera, peste, gripe, febre tifoide, tuberculose e outras doenças infecciosas, que eram a principal causa de óbito. Doenças aparentemente mais banais, como infecção de ouvido, pele e garganta, frequentemente resultavam em surdez, morte ou sequelas devido à septicemia ou outras complicações. Contudo, a história da medicina traz curiosidades diante dos acontecimentos envolvendo a saúde pública na Primeira Guerra Mundial. Diante dos fatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Muitos dos soldados participantes da Primeira Guerra Mundial tinham remédios caseiros para a prevenção das DSTs.
( V ) Registros médicos do exército americano mostram que as doenças sexualmente transmissíveis foram responsáveis por perdas significativas no contingente de soldados que lutaram em guerras.
( F ) Os casos registrados de soldados americanos portadores de DSTs não alterou a rotina diária dos soldados.
( V ) Em dois anos de conflito, foram documentados durante a Primeira Guerra Mundial, que o exército chegou a dispensar 10.000 homens que contraíram doenças venéreas.
FONTE: Disponível em: <http://www.ccih.med.br/vencendoresistencia.html>. Acesso em: 30 nov. 2016.
61-Os profissionais da área da saúde estão tutelados pelas associações, que são representadas pelos conselhos. É importante para o gestor na conduta do gerenciamento do capital humano saber como atuam estes conselhos. Sobre os conselhos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os conselhos têm a responsabilidade de fiscalizar as atividades dos profissionais da área.
( V ) Os conselhos zelam pelos direitos da categoria, cuidando para que as atribuições estejam dentro da lei.
( F ) Os conselhos emitem AIH (Autorização Internação Hospitalar).
( F ) Os conselhos não têm caráter educativo. Caso verifiquem alguma irregularidade, imediatamente aplicam a punição cabível à instituição.
62-As doenças tropicais negligenciadas são impactantes na sociedade, interferindo na qualidade de vida, afetando principalmente as pessoas de baixa renda. Estas doenças tropicais são causadas por parasitas ou agentes infecciosos, como a malária, dengue, doença de Chagas, leishmaniose, esquistossomose e muitas outras, causando milhões de mortes no mundo. Sobre as estratégias para haver a prevenção, controle e até a eliminação recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que normalmente são de baixo custo, analise as sentenças a seguir:
I- Controle do hospedeiro ou transmissor com o aumento de pessoas responsáveis pelos casos. CORRETA
II- É de responsabilidade única da vigilância da saúde o controle das doenças tropicais. ERRADA
III- Disponibilidade de saneamento básico, água potável e higiene. CORRETA
IV- Saúde pública com os animais e ter medicação preventiva. CORRETA
63-O governo brasileiro, com o Ministério da Saúde, tem o compromisso com a sociedade ao combate à fome, à carência de alimentos e à pobreza. Com isso, a Política Nacional de Alimentos e Nutrição (PNAN) compromete-se a proteger, abrigar e a respeitar os direitos humanos à saúde e adequação das condições de alimentação. Com o propósito de apresentar uma melhoria nos programas de atenção alimentar, o PNAM menciona ações à Segurança Alimentar e ao Direito Humano à Alimentação. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Assegurar a qualidade dos alimentos, monitorando as condições nutricionais.
( V ) Promover ações alimentares com procedimentos de vida saudáveis.
( V ) Promover e supervisionar as enfermidades e doenças nutricionais.
( F ) Proporcionar o desenvolvimento, acompanhando o crescimento e a monitoração nutricional da população cadastrada na PNAN.
64-(ENADE 2013) No

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.