Buscar

Dimensão Cognitivo Intelectual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIMENSÕES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
	DESCRIÇÃO
	
Dimensão Cognitivo Intelectual
	Durante muito tempo, foi tomada de forma absoluta como a responsável pelo que um aluno fosse capaz ou não de aprender. 
A dimensão cognitivo-intelectual passou por diferentes momentos. O momento descritivo-formal, que caracterizou uma aprendizagem memorística, formal e individualista, em que a repetição e reprodução dos conteúdos eram o centro do processo ensino-aprendizagem, porém não facilitava a criatividade do aluno. Essa tendência, embora obsoleta, continua sendo uma prática largamente presente no ensino. Outro momento diferente na ênfase da dimensão cognitivo-intelectual foi o construtivismo, que passou a considerar o caráter ativo do sujeito que aprende, assim como as atividades criativas e práticas em relação com a aprendizagem.
Indiscutivelmente os processos cognitivo-intelectuais participam ativamente no processo de aprendizagem, funcionam em sua articulação com os outros processos e características que constituem o sujeito em sua integridade.
	
Dimensão Afetivo-Relacional
	A consideração do emocional e do relacional na aprendizagem conduz à necessidade de se levar em conta a comunicação como processo central da psicologia em geral e da aprendizagem em particular.
A emoção é produzida como processo psíquico superior, especificamente humano, no espaço das relações que o sujeito estabelece para a realização de uma atividade. Só quando o sujeito é capaz de produzir sentido sobre o que aprende, podemos falar de uma aprendizagem personalizada, criativa.
Essa dimensão, expressa o envolvimento da criança no que aprende por meio do desenvolvimento de interesses diferenciados que lhe permitem desenvolver sentido em relação com o que aprende.
As relações humanas estão associadas com a produção de emoções porque nelas que as necessidades são negociadas.
	
Dimensão Personológica
	É importante introduzir uma categoria que está relacionada de múltiplas formas com os aspectos afetivos da aprendizagem: a personalidade (indica a organização sistêmica dos diferentes processos e características psicológicas dos indivíduos).
A partir da importância que atribuímos à personalidade na aprendizagem, definimos a dimensão personológica do processo de aprendizagem. A personalidade participa como uma fonte permanente de sentido na aprendizagem, pois contribui para romper com a tendência de usar os conceitos psicológicos com causas pontuais dos comportamentos concretos.
	
Dimensão Criativa
	É muito importante, especialmente se, como professores, aspiramos a promover uma aprendizagem não apenas eficiente e significativa, mas que constitua um espaço real de desenvolvimento do aluno.
A criatividade pode se expressar em qualquer tipo de atividade humana, embora no contexto escolar tenha sido mais relacionada com o processo de ensino do que com o processo de aprendizagem.
	
Dimensão Avaliativa

Continue navegando