Buscar

coordenaçao 2016

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
INSTITUIÇÃO Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira
 
 
 
 
 
 
 
ALUNO: Keila Aparecida Ferreira 
Curso: Pedagogia
Matricula7246605035: 
 
Campo Grande
 2016
Keila Aparecida Ferreira
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
EMPRESA Escola Estadual Elvira Mathias
 
Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Centro Universitário Anhanguera como requisito parcial do curso de Pedagogia.
Coordenador de Curso: Erika Karla Barros da costa
Campo Grande
2016
 
 
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório em 
Coordenação Pedagógica
Dados do Estagiário
Nome: Keila Aparecida Ferreira 
Registro Acadêmico: 7246605035 
Curso e Período: Pedagogia 6°semestre 
Dados do Local de Estágio
Empresa: Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira 
Supervisor: Lucia Cristina Ramiro 
N° de registro: 
Período de Estágio
Início: 18/03/2016 Término: 20/03/2016
Jornadas de trabalho: 10 horas semanais.
Total de horas: 10 horas em 3 dias
Campo Grande 
2016
SUMÁRIO
SUMÁRIO	12
1	INTRODUÇÃO	7
2	AMBIENTE DE ESTÁGIO (Instituição)	7
3	ATIVIDADES DESENVOLVIDAS	7
3.1	Discussões	8
4	CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
REFERÊNCIAS	9
APÊNDICES	10
0
*Este documento deve ser obrigatoriamente digitalizado e enviado via AVA. 
INTRODUÇÃO
 Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e a lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, o(a) aluno(a) Keila Aparecida Ferreira do 6º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular de Coordenação Supervisionado Escola Estadual Elvira Mathias de oliveira , no período de 18/03/2016 a 20/03/2016.
O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos.
 Neste contexto por meio desse relatório de estágio de atuação do coordenador pedagógico tive a oportunidade de observar e avaliar essa modalidade de atuação. Podendo conhecer a rotina e as especificidades da atuação do coordenador pedagógico, verificando a elaboração de um plano de ação do coordenador.
 Apresentarei atividades relacionadas à função do coordenador pedagógico e sua equipe docente. As características deste trabalho e sua importância dentro da instituição escolar.
 O estágio em Coordenação Pedagógica tem como objetivo ensinar a identificar as situações reais que um coordenador vivência nessa modalidade de atuação.
 As metodologias utilizadas para desenvolver este relatório de estágio serão: pesquisa do Projeto Político Pedagógico da escola; entrevista com o coordenador pedagógico; e pesquisa ao material de apoio na internet. O devido trabalho de estágio visa analisar e assimilar conhecimentos teóricos com a prática do cotidiano escolar e os cumprimentos que a Gestão Escolar estabelece. Busca também ampliar a visão do estagiário em relação ao funcionamento e o trabalho da equipe escolar bem como a coordenação pedagógica.
 A coordenação pedagógica, realizada pelo pedagogo escolar corresponde pela viabilização do trabalho pedagógico didático e por sua interação com os professores, em função da qualidade de ensino. A coordenação pedagógica tem como principal finalidade a assistência pedagógico didático aos docentes para que estes concluam um ensino de boa qualidade.
 Os coordenadores podem auxiliar os docentes na construção e na administração de seus projetos e planos pedagógicos, bem como nas situações decorrentes do dia a dia na aprendizagem. 
AMBIENTE DE ESTÁGIO (A Empresa)
 
 A Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira foi fundada em 1986 atendendo os moradores da comunidade o nome veio para homenagear uma prof. nascida em 18/05/1911 filha de Basílio Francisco Mathias e de Eliza Garcia Mathias . Quando inaugurada a escola possuía cinco salas de aulas, banheiros para alunos/ com compartimentos e vasos sanitários, pátio, sala de direção, secretária com dois com banheiros, uma sala de professores, uma cantina ,um depósito de merenda, um deposito de material para limpeza e uma quadra de esportes. 
O prédio escolar construído e de alvenaria e pertence ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que e a entidade mantenedora. As condições de iluminações e ventilação eram boas e as instalações elétricas e hidro sanitárias atendiam as necessidades da comunidade escolar. Passado dezesseis anos e após uma reforma a escola conta com dez salas de aulas e possui mais de 1050 alunos nos três períodos (Matutino Vespertino e Noturno)
Financeiramente conta com apoio do PDE, PDDE e PDE-Escola, com suporte da APM. Atualmente a escola conta com um Conselho de Professores para tomadas de decisões referentes a questões discentes. O Conselho Escolar é devidamente representado por todos os segmentos da comunidade escolar, procurando melhores caminhos para a escola, alicerçado em decisões compartilhadas através de assembleias.
A Equipe Técnico-Administrativa é composta de: Direção/Direção Adjunta, Apoio Técnico da Direção, Secretário Escolar, Técnicos pedagógicos (8).
Um dos métodos adotados para o trabalho com os alunos é a utilização de projetos e ações com objetivos definidos que muitas vezes envolvem toda a comunidade escolar sempre observando sua missão social: contribuir para a melhoria das condições educacionais, adequando os trabalhos com a realidade dos alunos, assegurando-lhes um ensino de qualidade e colaborando para a formação de cidadãos capazes de participarem na transformação de nossa sociedade formando sua própria opinião. 
Atende o nível fundamental e educação infantil, o publico atendido e na maioria moradores do bairro e bairros vizinhos, com renda de pouco mais de um salário mínimo na sua maioria. A faixa etária atendida vai de 04 anos ate 18 anos para o nível fundamental regular e de 15 anos ate 76 para alunos da EJA.
Nas salas de aula tem quadro negro, com cadeiras, e também a escola possui laboratório de informática, televisão, jornais, livros e outros recursos.
 A Missão da Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira tem como missão: Contribuir para a melhoria das condições educacionais, adequando os trabalhos com a realidade dos alunos, assegurando-lhes um ensino de qualidade e colaborando para a formação de cidadãos capazes de participarem na transformação de nossa sociedade formando sua própria opinião.
Os valores são: Respeito - Respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa dentro da escola.
Adequação - Trabalhamos sempre procurando atividades necessárias e adequadas com a nossa realidade, visando o bem estar da comunidade escolar.
Participação - Buscamos sempre envolver a participação de todos, visando à integração da comunidade escolar.
Tem uma visão de futuro, realizando trabalhos de forma segura e responsável, organizada e eficaz, visando à qualidade de ensino, onde procuraremos juntamente com a comunidade e a equipe escolar um bom desempenho de nossas atividades.
A escola no seu fazer pedagógico tem o objetivo de preparar a clientela para as reais condições do nosso tempo e lugar, no compromisso com a construção da cidadania que pede necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, seletiva e a afirmação de princípio da participação política.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os resultados, essacaminhada nem sempre é feita com segurança, pois as diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino – aprendizagem. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de superação e valorização do profissional. (NOGUEIRA, 2008, p.1).
 
Elaborar o plano de ação pedagógica; promover e participar das reuniões de pais e professores; prestar assistência técnico-pedagógica de forma direta ao corpo docente e, indiretamente, ao corpo discente; estudar, pesquisar e selecionar assuntos didáticos e incentivar troca de experiências entre professores; identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento; visitar as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los; detectar constantemente as deficiências na aprendizagem; acompanhar o desenvolvimento dos planos, a fim de que haja um trabalho interdisciplinar, onde possa atender com eficiência toda a clientela da instituição; avaliar a execução dos planos; promover o aumento do rendimento escolar qualitativamente. Através da experiência do estágio na coordenação, pude observar entendendo que o processo educativo se dá de forma mútua, onde todos dentro da escola estão responsáveis para a educação de qualidade, embora enfrentamos a ausência destes apoios fora da escola tanto na família como na política, temos que nos doar e fazer o máximo para ter eficiência.
 3.1Discussões
 No primeiro dia já podemos perceber a interação professor e coordenador, o vínculo é primordial. Não fazendo distinção de pessoas, sobre crença, sexo, etnias ou raça. Ela proporcionou ou momentos em que eu pude atender crianças e pais para justificar falta, pois é necessário justificar faltas e registrar, pois algumas famílias usam um benefício social onde tem que controlar a criança e seus desempenhos na escola. Fiquei nos momentos de recreio para controlar o fluxo de crianças no pátio e atender os professores após o sinal pedindo educadamente que os alunos voltassem para sua sala de destino.
Não acompanhei uma reunião de família individual, pois era um assunto restrito à escola, e pelo seu papel de coordenadora tinha que zelar do sigilo de assuntos familiares. Ajudei a organizar alguns jogos pedagógicos que ficam na coordenação disponíveis para os professores e seus alunos.
Em alguns momentos observei e participei esses três dias de estágio. As tarefas cotidianas das coordenadoras pedagógicas. Como tempo era curto não houve como participar das reuniões pedagógicas, reuniões administrativas, atendimento professores por questões pedagógicas, mas pude observar os atendimentos aos professores por questões não burocráticas e/ou administrativas, atendimento a pais Atendimento a alunos. Pude estar presente em apenas um acompanhamento pedagógico (planejamentos, atividades, avaliações) 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Com este estágio de observação, tive a oportunidade de analisar e refletir de modo crítico o processo de atuação do coordenador pedagógico. Cada escola tem sua própria marca e identidade, e isso se reflete nos atos da gestão.
Percebi a grande responsabilidade de um coordenador pedagógico, ele precisa estar sempre atento ao que acontece a sua volta e disposto a procurar meios para lidar com as dificuldades no cotidiano e ainda, estar motivado para animar sua equipe docente fazendo com que seus professores evoluam cada vez mais. A observação do funcionamento e rotina de uma sala de aula na atuação de um coordenador pedagógico permitiram algumas reflexões. 
A rotina de uma sala de aula é profundamente imprevisível, temos que estar totalmente preparadas para algum imprevisto que acontecer. Estudar constantemente e se manter atualizado o máximo que conseguir. Não seremos super-heróis, mas poderemos ser um bom exemplo de valores e de profissionalismo. Aprendi nesses dias à importância de buscar do coordenador aquilo que ele tem de melhor, um sistema organizado, para manter um bom desempenho em seu trabalho.
Foi um período de significativa experiência, aprendizado e conquistas, coordenar não é uma tarefa simples, mas seu retorno engrandece a alma, posso considerar como uma rica troca de saberes. O mais importante ao estagiar é não ir com ideias prontas ou pré-concebidas, mas estar abertos ao novo, se dispor a ajudar e juntos buscarmos uma resposta, jamais sozinho.
REFERÊNCIAS 
SILVA, Nilson Robson Guedes. Estágio supervisionado em pedagogia. Edição Especial. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011. PLT 376.
.http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirossegmento/propostacurricular.pdf>
AGUIAR, Márcia Ângela da S. Para onde vão à orientação e a supervisão educacional? Campinas: Papirus, 2002.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências e desafios. São Paulo, 1998.
SILVA, Nilson Robson Guedes, Estágio supervisionado em Pedagogia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013 página 18.
NOGUEIRA, Vanessa dos Santos. O papel do coordenador pedagógico. Colunista Brasil Escola. Disponível em: http://pedagogia.brasilescola.com/trabalho-docente/opapel-coordenador-pedagogico.htm. Acessado em: 27 de julho 2008.
PLACCO, Vera Maria Nigro de S. Formação de professores: o espaço de atuação do coordenador pedagógico-educacional. In: FERREIRA, Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. Para onde vão à orientação e a supervisão educacional? Campinas: Papirus, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2006.
APÊNDICES
Plano para semana de estágio na coordenação
1° dia:
- Entregar carta para Diretora escolar e se apresentar à coordenadora;
- Pesquisar documento de registro do planejamento da escola (Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para o trabalho da Coordenação Pedagógica;
- Colher assinaturas necessárias e carimbo, para registrar a presença no estágio;
2° dia:
- Entrevista com o coordenador, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada nas etapas de ensino que este atua;
- Solicitar uma cópia do plano de ensino ou caderno de anotações;
- Acompanhamento da rotina escolar do coordenador;
- Anotações importantes;
- Colher assinaturas e carimbos, para registrar a presença no estágio;
3° dia:
- Acompanhamento da rotina escolar do coordenador
- Anotações importantes;
- colher assinaturas necessárias e carimbo para registrar a presença e a finalização do estágio;

Continue navegando