Buscar

AVALIAÇÃO METODOLOGIA CIENTÍFICA - FINAL

Prévia do material em texto

1.
	Os trabalhos acadêmicos possuem uma sistemática organizada e estimulam o raciocínio científico aos acadêmicos. Assinale a alternativa CORRETA em que são apresentados tipos de trabalhos de acadêmicos:
	 a)
	Monografias; citações e resenhas; pesquisa etnográfica; referências.
	 b)
	Trabalhos de final de curso; monografias; artigos de periódicos; artigos científicos.
	 c)
	Dissertação; trabalhos de graduação; introdução de revista; referências.
	 d)
	Monografias; resumos; capas de jornal; referências bibliográficas.
	2.
	Luckesi (1989, p. 13) afirma que:
É, então, na perspectiva de participar e interferir que a universidade é, urgentemente, chamada a abandonar seu papel tradicional de receptora e transmissora de uma cultura técnico-científica, importada, com o rótulo de "desinteressada", e assumir a luta pela conquista de uma cultura, um saber comprometido com os interesses nacionais. Ela é chamada a assumir a formação de uma personalidade brasileira em diálogo, de igual para igual, com os demais centros do saber e da cultura, sem perder de vista que nós temos de reelaborar o "saber da humanidade em função de nossos problemas específicos, o primeiro dos quais é a busca de nossa identidade e autonomia culturais". Fazendo uso das afirmações de Luckesi e dos conhecimentos construídos na disciplina de Metodologia Científica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cabe à universidade, bem como às demais instâncias de ensino, formar cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seu papel em um mundo globalizado.
(    ) O Brasil apresenta graves problemas educacionais e de exclusão social, por isso, antes que surjam soluções para eles, não é recomendável que se estimule a pesquisa nas universidades.
(    ) As universidades brasileiras, para que atingem a excelência, devem primar pelos conhecimentos "universais", sem fazer adaptações para a realidade local, a qual desvirtua o objetivo da ciência.
(    ) O ato de pesquisar deve ser constantemente promovido e utilizado nas universidades, bem como nas demais instâncias de ensino, uma vez que sua prática estimula a construção dos conhecimentos necessários ao homem e à sociedade em que ele se insere.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. O conhecimento: elucidações conceituais e procedimentos metodológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Ao escrever um trabalho, temos que fundamentar o texto com o recurso das citações retiradas das fontes de pesquisa, sejam fontes eletrônicas ou físicas. Elas enriquecem um trabalho e demonstram o estudo e a atitude científica do autor. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos das citações:
	 a)
	Desenvolver a capacidade de memorização.
	 b)
	Inibir a utilização de mais de três autores no artigo científico.
	 c)
	Ocultar o legítimo ?dono? dos resumos apresentados.
	 d)
	Sustentar as ideias e teorias do autor do texto.
	4.
	Durante o processo de elaboração de um artigo ou projeto, não importa se fazemos citações diretas (curtas e longas), ou ainda indiretas. O mais importante é que façamos a indicação das obras e respectivos autores. No entanto, para que isso ocorra, existem dois sistemas que nos permitem proceder com as citações. São os sistemas "autor-data" e o sistema numérico. Com relação ao sistema numérico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Este sistema dá ao leitor a informação imediata de qualquer citação feita no interior do texto, que aparecerão na nota de rodapé e, depois, ao término na lista de referências.
	 b)
	A indicação do número não pode vir entre parênteses ou sobrescrita, assim como não pode vir após a pontuação que fecha a citação.
	 c)
	A indicação da numeração pode ser colocada no início da citação ou junto ao autor, quando este aparece no texto.
	 d)
	Cada nota de rodapé deve corresponder exatamente à citação que originou a referência, não havendo uniformidade dos dados no que concerne ao local e à numeração.
	5.
	Ao realizar um trabalho em equipe com seus colegas em sala de aula, além de conteúdos que serão pesquisados, será necessário colaboração, dedicação e interesse em aprender conteúdos dinâmicos, características fundamentais para a EAD. Sobre o significado de "aprender a aprender", assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Mobilizar seus conhecimentos numa atitude proativa, nas mais diferentes situações da vida.
	 b)
	A pesquisa incentiva a aprendizagem e a justificativa do aprender.
	 c)
	Ensinar a pesquisar superando a mera aprendizagem, superando as expectativas.
	 d)
	Aprender somente os conteúdos disciplinares através da organização de grupos de estudos.
	6.
	Como você já estudou, citações são elementos que você encontra em livros, revistas, documentos eletrônicos, entre outros. Elas contribuem para o raciocínio e podem conter parágrafos ou textos copiados na sua íntegra ou não, seguindo características específicas para cada caso. Observe o exemplo a seguir:
A partir desta sensação de que o tempo tem ritmos diferentes para cada um, podemos concluir que ?O tempo não é um dado da natureza, mas, sim, uma criação cultural que faz parte do sistema de crenças dos homens? (PETTA; OJETA, 2001, p. 4).
FONTE: PETTA, Nicolina Luiza de; OJETA, Eduardo Aparício Baez. História [em negrito]: uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 2001.
Sobre citação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas citações diretas é permitido fazer a cópia fiel ao parágrafo pesquisado.
(    ) A citação usada no exemplo se trata de uma citação direta curta.
(    ) A frase citada pode ser encontrada na obra de Petta e Ojeta, de ano de edição 2001.
(    ) Na citação direta não é permitido copiar a frase ou parágrafo na íntegra do texto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	No momento de escrever o seu paper, você pode copiar fragmentos de textos das fontes pesquisadas referenciando os autores. Assim, esse fragmento se torna uma citação longa ou curta. Há mais algumas orientações de que você vai precisar. Observe a citação a seguir:
?[...] a escrita apresenta elementos significativos próprios, ausentes na fala, tais como o tamanho e tipo das letras, cores e formatos, elementos pictóricos, que operam como gestos, mímica e prosódia graficamente representados?, de acordo com Marcuschi (2004, p. 17).
FONTE: MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita [em negrito]: atividades de retextualização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de orientação a que se refere o símbolo [...]:
	 a)
	Apóstrofos - Quando numa passagem transcrita já há trechos entre aspas, estas devem ser convertidas em apóstrofos.
	 b)
	Ênfase, dúvida e destaque ? Quando queremos indicar que houve espanto, perplexidade ou admiração, usamos sinais após a palavra/expressão que queremos enfatizar.
	 c)
	Interpolação - Quando são inseridos acréscimos ou comentários na citação, para explicar ou apontar opiniões especiais do autor.
	 d)
	Omissão - Quando você quer omitir um trecho da citação porque não interessa ao desenvolvimento do trabalho.
	8.
	Dentre os tipos de conhecimento presentes em nossas vidas e relacionado à forma como vivemos, podemos destacar o senso comum. Com base nesse conteúdo, analise as afirmativas a seguir:
I- O senso comum está baseado em experiências do nosso cotidiano.
II- O senso comum é um tipo de conhecimento de razão pura.
III- O senso comum é pouco utilizado atualmente.
IV- O senso comum tem caráter empírico, ametódico e assistemático.
Agora, assinale a alternativaCORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	9.
	Leia o seguinte texto:
A professora Adriangela Bonetti foi designada para uma sala de aula em que havia educandos com deficiência e transtorno global de desenvolvimento, no começo de 2009. A escola não tinha um projeto coletivo para lidar com esses estudantes. A sala de recursos que existia na escola tinha foco na aceleração dos alunos e a APAE do município atravessava uma crise de identidade com as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Secretaria Municipal de Educação implantava um Sistema de Gestão de Qualidade na Educação (SGQE), ao mesmo tempo que sofria pressão do Ministério Público para obediência às leis de inclusão. A partir das ferramentas que conheceu em um curso, Adriangela pôde modificar sua prática pedagógica. Seu esforço lhe valeu um prêmio nacional e um convite para ser a coordenadora de educação inclusiva do município. Essa mudança trouxe uma série de novos desafios, para ela e para seus pares na escola: Como transformar sua visão de educação inclusiva em políticas públicas? Como garantir que os alunos com deficiência continuassem incluídos após sua saída? Como fortalecer as parcerias, por vezes conflituosas, com a APAE e o Ministério Público? Considerando o fato de que este estudo tem como objeto principal a professora Adriangela e o trabalho que desenvolveu na escola Alexandre Bacchi e no município de Guaporé, no Rio Grande do Sul, qual foi o método de pesquisa empregado nesta investigação e como ele se caracteriza?
FONTE: Adaptado de: GALERY, Augusto; ALONSO, Daniela. O caso da escola Alexandre Bacchi - Guaporé, RS. Disponível em: <http://www.diversa.org.br/.../o_caso_escola_alexandre_bacchi_guapore_rio_grande_do_sul_brasil>. Acesso em: 20 ago. 2016.
	 a)
	A pesquisa segue o modelo de senso comum.
	 b)
	A pesquisa segue o método comparativo.
	 c)
	A pesquisa segue o método histórico.
	 d)
	A pesquisa elaborada segue o método Estudo de Caso.
	10.
	Analise os textos a seguir:
Texto 1:
O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto. [...] Não será fazendo de nossos alunos meros depositários de informações que estaremos formando os cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes.
FONTE: BEIRÃO, Paulo Sérgio Lacerda. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
Texto 2:
Os melhores educadores são unânimes em afirmar que não se deve transformar a pesquisa científica numa atividade reservada a uma elite. Qualquer estudante pode e deve participar de experiências científicas. A consolidação qualitativa do aprendizado exige uma ampla e necessária formação científica [...].
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
Considerando as afirmações dos textos 1 e 2, e sua formação como profissional da educação, como um professor pode ser um incentivador, um estimulador da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio? Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor deve estimular apenas a pesquisa em caráter de iniciação científica, ou seja, aquela que não tem muito valor acadêmico.
	 b)
	A investigação dentro do processo de ensino e aprendizagem somente ocorre no Ensino Superior ou na Universidade.
	 c)
	O professor poderá atuar como mediador entre as questões levantadas pelos alunos, mas não atua na busca por respostas pertinentes.
	 d)
	O professor deverá levar o aluno à curiosidade e à busca de respostas para indagações.
	11.
	As mulheres frequentam mais os bancos escolares que os homens, dividem o seu tempo entre o trabalho e os cuidados com a casa, geram renda familiar, porém continuam ganhando menos e trabalhando mais que os homens. As políticas de benefícios implementadas por empresas preocupadas em facilitar a vida das funcionárias que têm criança pequena em casa já estão chegando ao Brasil. Acordos de horários flexíveis, programas como auxílio-babá e auxílio-amamentação são alguns dos benefícios oferecidos.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).
Considerando o texto e o gráfico anexo (jornada média total de trabalho), avalie as afirmações a seguir.
I. O somatório do tempo dedicado pelas mulheres aos afazeres domésticos e ao trabalho remunerado é superior ao dedicado pelos homens, independente do formato da família.
II. O fragmento de texto e os dados do gráfico apontam para a necessidade de criação de políticas que promovam a igualdade entre os gêneros no que concerne, por exemplo, o tempo médio dedicado ao trabalho e a remuneração recebida.
III. No fragmento de reportagem apresentado, ressalta-se a diferença entre o tempo dedicado por mulheres e homens ao trabalho remunerado, sem alusão aos afazeres domésticos.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II e III apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	I, apenas.
Anexos:
enade MTA
	12.
	A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a capacidade dos cidadãos de utilizar mídias, bibliotecas, arquivos e outros provedores de informação como ferramentas para a liberdade de expressão, o pluralismo, o diálogo e a tolerância intercultural, que contribuem para o debate democrático e a boa governança. Nos últimos anos, uma ferramenta de grande valia para o aprendizado, dentro e fora da sala de aula, têm sido os dispositivos móveis. Como principal meio de acesso à internet e, por conseguinte, às redes sociais, o telefone celular tem sido a ferramenta mais importante de utilização social das diferentes mídias, com apropriação de seu uso e significado, sendo assim umas das principais formas para o letramento digital da população. Esse letramento desenvolve-se em vários níveis, desde a simples utilização de um aplicativo de conversação com colegas até a utilização em transações financeiras nacionais e internacionais.
WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores. Brasília: UNESCO, 2013 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Uma pessoa letrada digitalmente tem a capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação.
PORQUE
II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagnéticos e sonoros.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Continue navegando