Buscar

Apol Filosofia

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Filosofia da Educação
“O positivismo pedagógico - como o filosófico - desenvolveu-se primeiro na França com Comte, depois rearticulou-se na Inglaterra entre Spencer e Stuart Mill, e por fim difundiu-se em toda a Europa, até na Itália”.
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do positivismo pedagógico, classifique as sentenças a seguir em V (verdadeiras) ou F (falsas):
I. ( ) Segundo Comte, no que diz respeito aos currículos, o conteúdo a ser ensinado deve ser pensado de acordo com a idade dos estudantes.
II. ( ) A disciplina é essencial no meio educacional, uma vez que somente com ordem é possível que o progresso seja alcançado.
III. ( ) A educação positivista objetiva conscientizar os alunos do meio social em que estão inseridos, bem como questionar as ideologias postas.
D) V V F
2. “Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser”.
De acordo com as aulas e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir sobre Rousseau:
I. Defendendo que Deus criou o homem e a natureza; para Rousseau, as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II. Um dos preceitos de Rousseau é o de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
III. Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
A) II e III
3. "Também, numa abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque sua concepção está centrada no indivíduo".
Conforme a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, leia as afirmativas a seguir:
I. Para Spencer, o currículo educacional deve estar baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao que já foi pensado sobre este documento.
II. Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
III. Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
C) III
4. “O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.”Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
1. Voltaire
2. Rousseau
(  ) Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(  ) A crítica à educação da nobreza da época é tema  de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(  ) É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(  ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra.
B) 2 1 2 2
5. “Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz".
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o racionalismo, leia as afirmativas seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
B) V F V F
6. “Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta”. A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da qual era o objetivo de Rousseau ao escrever a obra Emílio, ou Da educação?
D) Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
7. “Marx, em 1867, já descrevia algumas das coisas do trabalho infantil. Segundo ele, como com o advento das máquinas, reduz-se a necessidade da força muscular, permitindo agora o emprego de trabalhadores fracos ou com desenvolvimento físico incompleto, mas com membros mais flexíveis. Assim, emprega-se o trabalho das mulheres e das crianças”. De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, a respeito da classe trabalhadora no contexto social e econômico em que Marx viveu, analise as sentenças a seguir:
I. A educação das crianças era comprometida com a sua prematura inserção no mercado de trabalho. 
II. O alto grau de insalubridade afetava pouco as crianças nas minas de carvão quando comparado aos adultos. 
III. O fato de que as famílias eram pobres não obrigava a inserção das crianças no mercado de trabalho. 
IV. Em relação às crianças, pode-se dizer que as suas condições de trabalho nas minas de carvão eram as piores.
C) I e IV
8. “O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional. Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal - mas apenas, antes de mais nada, se tal coisa é possível. Ao contrário das filosofias racionais, passadas ou presentes, o existencialismo é puramente subjetivo”. A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições sobre o existencialismo de Kierkegaard, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F): 
I. ( ) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominante s da época, propondo a possibilidade de uma existência singular. 
II. ( ) S egundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma exist ência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus. 
III. ( ) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é leva do à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido.
B) V F V
9. A filosofia existencialista não trata de pedagogia, mas, ao enfatizar que o conhecimento só tem valor quando capaz de realizar as escolhas estabelecidas pelo próprio existente, deu uma visão mais fecunda à educação. Justamente por discutir a conclusão de Sartre de que o homem é condenado à liberdade, o existencialismo fornece várias sugestões para procedimentos pedagógicos”. De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóf icos da educação a respeito do legado de Sartre paraa educação, classifique as proposições a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F): 
I. ( ) Numa perspectiva sartreana, é possível dizer que não há relação estabelecida entre professor e aluno que não seja baseada no autoritarismo. 
II. ( ) Os indivíduos, quando engajados de fato num projeto, segundo Sartre, conseguem superar a situação de conflito que os envolvem naturalmente. 
III. ( ) O legado de Sartre para a educação pode ser classificado como sendo problemático devido às diversas e conflitantes interpretações feitas de suas obras.
E) V F V
10. Considerando as diferentes modalidades de Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE) (religioso, escolar, familiar, jurídico, político, sindical, da informação, cultural), Althusser conclui que o aparelho ideológico de Estado escolar se converteu, no capitalismo, em aparelho ideológico dominante. Nessa condição, a escola tornou -se o instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção capitalistas. De acordo com o texto e com o s conteúdos e livro -base da disciplina, a escola é um dos meios de transmissão da ideologia burguesa capitalista, contribuindo para a manutenção do controle social. Numa crítica à educação da classe dominante, a filosofia de Althusser serviu como base e inspiração para qual corrente pedagógica? 
B) Crítico-reprodutivista
11. [...] A fenomenologia não aspira à objetivação. "Não se trata de assegurar a objetividade, mas de compreendê-la. Por isso, a fenomenologia não é jamais autoritária, n ão possui uma mentalidade colonizadora e, mais ainda, não deseja compreender os outros, isto é, incluí-los no domínio do próprio. [...], a fenomenologia nada impõe (mentalidade colonizadora), nem se preocupa em ilustrar (atitude presente na "filosofia das luzes”), mas apenas sugere e expõe. [...]A partir do texto e dos conteúdos e livro -base da disciplina, afirma-se que a Fenomenologia, enquanto perspectiva filosófica surgiu em fins do século XIX, início do século XX com a intenção d e superar alguns dos impasses de qual ciência?
A) Psicologia.
12. A filosofia vai encontrar-se, pois, ao nascer, numa posição ambígua: em seus métodos, em sua inspiração, aparentar -se-á ao mesmo tempo às iniciações do s mistérios e às controvérsias da ágora; flutuará entre o espírito de segredo próprio das seitas e a publ icidade do debate contraditório que caracteriza a atividade política. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, em seu inicio, as principais especulações filosóficas que surgiram em substituição aos mitos diziam respeito à ...
C) natureza e fenômenos físicos.
13. As grandes navegações, iniciadas no final do século XV, mostraram os limites presentes na Geografia de Cláudio Ptolomeu [...]. As dificuldades enfrentadas pelos navegadores não podiam ser resolvidas sem a observação direta dos fenômenos. O problema da observação se tornou, por causa dessa circunstância, importante como método de conhecimento. A filosofia moderna teve que estudar o problema d a experiência natural. Os conceitos da ciência moderna não eram mais produto dialético da razão, como haviam sido na escolástica. [...] O problema que garante a certeza, ou valida a experiência, foi respondido de modo diverso por Francis Bacon (1561 -1626) e René Descartes (1596-1640). De acordo com o texto e co m os conteúdos abordados no livro -base da disciplina, é possível dizer que as especulações filosóficas da Idade Moderna se fundaram tanto n a cultura quanto na ciência, sendo que esta última buscava estabelecer leis gerais a parti r de experiências particulares. Nesse contexto, eram duas as perspectivas metodológicas da ciência moderna em seus primórdios:
E) racionalismo e empirismo.
14. A fenomenologia provê uma maior restauração cultural por reconhecer a validade das artes e das ciências na atitude natural, e também a validade do senso comum, da prudência na ordem prática. Há uma tendência racionalista no pensamento moderno que quer fazer da filosofia o substituto perfeito para todas as formas pré-filosóficas da razão, e a fenomenologia contraria essa tendência. [...] Conforme o texto e os conteúdo das aulas e livro da disciplina, a psicologia, aos poucos, como parte da filosofia, foi assumindo um papel mais importante, tendo se firmado, no século XX como uma ciência. A filosofia entrou, então, em crise e a fenomenologia surge como possibilidade de superar esse impasse. Sobre a fenomenologia, analise as sentenças a seguir: 
I – Um dos objetivos de Husserl, ao elaborar suas proposições teóricas, era o de elevar efetivamente a filosofia ao patamar de ciência. 
II – Uma das primeiras tentativas de atualizar a filosofia ficou conhecida como neokantismo, sendo a fenomenologia a segunda dessas propostas. 
III – Ao se fazer ciência, a fenomenologia acabou por desprezar, em algumas instâncias, as contribuições da área das humanidades. 
B) Estão corretas as sentenças I e II apenas.
15. Marx considera que, no decorrer da formação da classe burguesa, criaram-se as condições para a diferenciação entre indivíduo pessoal e membro de classe. As contingências das relações socioeconômicas impuseram-lhe uma ação e modelaram uma personalidade e uma funcionalidade econômica. A burguesia, ao desenvolver a economia orientada para as trocas, estimulada pelas relações monetárias, criou as condições para o estabelecimento de uma nova relação social, através da qual pôde assenhorar-se das condições sociais e técnicas do processo de trabalho. [...] De acordo com o texto e com base nos conteúdos e livro da disciplina, nesse processo, segundo Marx e Engels, o s burgueses tornaram-se os detentores do capital, seja esse capital convertido em dinheiro, propriedades ou equipamentos. E os trabalhadores, desprovidos do capital passaram a ser chamados de ...
C) proletários.
16. [...] O objetivo do processo educacional, dizia ele, "é capacitar os indivíduos a d ar continuidade a sua própria educação e a finalidade e recompensa do aprendizado é proporcionar-lhes os meios p ara um constante desenvolvimento". Vida e educação são inseparáveis e todo programa educacional tem d e necessariamente conduzir o cidadão a uma melhoria de vida. O texto acima refere-se aos propósitos de John Dewey para a educação. De acordo com o texto, e com o s conteúdos e livro da disciplina, por qual a razão Dewey influenciou o pensamento d e educadores brasileiros na década de 1930? 
D) Em fase de superação de um regime político oligárquico, o pragmatismo parecia apontar para uma possibilidade de educar para uma sociedade democrática.
17. A palavra "positivismo" foi cunhada por Auguste Comte e sugere, mais do que o próprio Comte o afirma explicitamente, a necessidade de que todo juízo sobre um estado d e coisas ou pronunciamento sobre o mundo seja confirmado pela experiência (daí o termo "positivo", e por derivação a palavra "positivismo", que designa a corrente de pensamento que assim caracteriza a atividade do espírito que se quer e se propõe científica, e não simplesmente teológica, metafísica ou ideológica). De acordo com o texto e com os conteúdos e livro -base da disciplina, Augusto Comte foi um marco na filosofia positiva, sendo ele um dos primeiros autores a pensar na importância de... 
B) uma ciência para estudar a sociedade.
18. [...] "Educação é vida". "Escola Nova é um movimento renovador que se opera dentro da educação"; "Escola Nova, para John Dewey se caracteriza como 'uma mudança radical semelhanteà mudança operada no sistema planetário'"; "os trabalhos manuais e o desenho são as duas matérias nas quais o aluno percebe grande atividade de realização"; "Dewey foi o grande defensor da Escola Ativa" [...]. Ainda com base no texto, é possível dizer que o pensamento de Dewey esteve, no Brasil, fortemente representado no movimento chamado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. De acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, quais, entre os intelectuais a seguir, sofreram forte influência do pensamento pragmatista de Dewey? 
E) Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira.
19. “O materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passando de uma ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos”. Partindo do texto, dos conteúdos das aulas e do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, sobre o materialismo pensado por Marx e Engels, analise as proposições a seguir:
I. Uma forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese. 
II. Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da es querda, o que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista. 
III. O materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida.
C) I e III
20. [...] Ora, o período no qual Comte viveu corresponde ao auge da industrialização e do aumento substancial da liberdade humana. Antes desse período as pessoas tinham como referência ontológica as instituições tradicionais, tais como a Igreja, o Estado, a Escola, a Família. Isso ocorria, principalmente, porque a liberdade era restrita, o que, por sua vez, impedia o desenvolvimento de questionamentos em massa acerca de organização social e das normas que estruturavam a vida em sociedade. Com a chegada da modernidade essa referência se perde. [...]É função desse contexto que surge a Sociedade e Comte foi o artífice dessa construção. Foi ele também que primeiro ressaltou a necessidade de uma ciência capaz de dar conta da especificidade das questões sociais. Com base no texto e nos conteúdos e livros da disciplina é possível afirma que Comte criou uma ciência para investigar a sociedade. Qual o nome dado a esta ciência?
B) Sociologia.
21. Rousseau foi contemporâneo de grandes pensadores como Kant e Hume, mas, ainda assim, sua obra teve um alcance popular bem maior que a de ambos. Kant e Hume podem ter sido filósofos superiores em um sentido acadêmico, mas, o mero poder das idéias de Rousseau foi inigualável em sua época. [...] Baseado no conteúdo e no livro da disciplina, é possível dizer que existe dificuldade em sintetizar o pensamento de Rousseau pois ...
B) Com o passar do tempo esse autor mudou algumas de suas concepções fundamentais. O pensamento de Rousseau é difícil de sintetizar, pois, ele escreveu ao longo de toda a sua vida, mudando algumas de suas concepções fundamentais com o tempo. 
educação, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever a obra Emílio, ou Da 
educação?

Continue navegando