Buscar

Avaliação de Aprendizado 2 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
	Avaliando Aprend.: CCJ0257_SM_201808177241 V.1 
	Aluno(a): FABIO LACERDA DE MAGALHAES
	Matrícula: 201808177241
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	19/09/2018 09:41:05 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201810633113)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Trata-se da célula do ordenamento jurídico. É um imperativo de conduta, que coage os sujeitos a se comportarem da forma por ela esperada e desejada, podendo, ainda, impor uma forma de organização a ser adotada e aplicada pelo Estado. A definição acima se aplica:
		
	
	aos atos praticados pelos indivíduos
	
	 nenhuma das opções
	
	 às normas éticas
	
	 a regra moral
	 
	a norma jurídica
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201810633545)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	01. A Súmula Vinculante de n. 13 veio como ápice do combate ao chamado NEPOTISMO na Administração Pública. É importante perceber que esta foi produzida em intenso debate com a aplicação do Princípio da MORALIDADE, previsto no caput, do art. 37, CR/88, como se pode perceber: O EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO MENEZES DIREITO - Ministro Celso, deixe eu, talvez agora, se for possível, concluir o raciocínio que tinha iniciado e que, graças a Deus, foi bem interrompido pelo Ministro Peluso. Tenho a impressão de que estamos aprovando uma súmula que, do ponto de vista constitucional, é uma tese. Qual é a tese do ponto de vista constitucional? É dizer que o nepotismo está dentro da cabeça do artigo 37, ou seja, dentro do princípio da moralidade, e que ele independe de lei formal, ele decorre diretamente da Constituição. Então me parece que, do ponto de vista até do conteúdo da súmula, a expressão ¿nepotismo¿ tem mais força, e nós escapamos dessa discussão, que não é pertinente, a meu ver, pelo menos agora, de dizer parentesco até que grau, se aplica o Código Civil, se não aplica. (p.20. http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/jurisprudenciaSumulaVinculante/anexo/DJE_11.11.2008.pdf). Com base no texto acima marque a opção correta:
		
	
	a) O Direito, no caso acima, mostra sua característica autônoma; ou seja, permissiva das condutas humanas, sem impor qualquer sanção.
	
	c) Resta evidente que o Direito é apenas bilateral, não possuindo qualquer atributividade.
	
	d) A Moral é confundida com o Direito. Ou seja, é aplicada aqui a Teoria dos Círculos concêntricos na jurisprudência pátria.
	 
	e) O caso acima enfatiza o caráter heterônomo sancionatório do Direito.
	 
	b) O caso acima não enfatiza o caráter heterônomo sancionatório do Direito.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201810633345)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo dados estatísticos, o chamado horário de verão possibilita uma considerável economia de energia elétrica; todavia, muitas pessoas entendem como sendo um artifício plenamente desnecessário. Pode-se constatar do texto acima tratar-se, respectivamente:
		
	
	apenas de juízo de fato.
	
	apenas juízo de realidade
	
	Juízo de valor e juízo de fato.
	 
	Juízo de fato e Juízo de valor.
	
	apenas de Juízo de valor.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201810632832)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo lição do mestre Miguel Reale, o fenômeno jurídico:
		
	
	Reflete a compreensão de que além do direito escrito, há uma outra ordem, superior àquela e que é a expressão do Direito justo.
	
	Não é escrito, não é criado pela sociedade, nem é formulado pelo Estado. (...) É um Direito espontâneo, que se origina da própria natureza social do homem e que é revelado pela conjugação de experiência e razão.
	 
	Qualquer que seja a sua forma de expressão, requer a participação dialética, do fato, valor e norma que são dimensões essenciais do direito, elementos complementares da realidade jurídica.
	
	O fenômeno jurídico deve ser considerado de modo hierárquico, na medida em que o mais importante é conceber o Direito enquanto norma.
	
	Qualquer que seja, possuirá um ¿fato subjacente¿ (fato econômico, geográfico, demográfica, de ordem técnica, etc.), sobre o qual incide um ¿valor¿ que confere determinado significado a esse fato e somente isso é suficiente para conceber-se o direito.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201810633470)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia as assertivas abaixo: I - O Direito não é o único instrumento responsável pela harmonia da vida social. (Paulo Nader) II - O conflito por vezes é inevitável, e necessário se faz solucioná-lo. E aí está outra função social do direito:compor conflitos. III - A Filosofia do Direito estuda o direito, o fenômeno jurídico, como um fato social, decorrente das relações sociais. IV - A Ciência do Direito se preocupa com a normatividade do direito positivo - o dever ser. A seguir, aponte a opção CORRETA:
		
	
	Somente as opções III e IV estão corretas
	 
	Todas as opções estão corretas
	
	Somente a primeira opção está correta.
	 
	Somente as opções I , II e IV estão corretas.
	
	Todas as opções estão erradas.

Continue navegando