Buscar

taula09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIVIL VI –Testes 09 -
	1a Questão
	
	Marcos fez testamento deixando uma moto para seu irmão sem apresentar qualquer especificação, não obstante haver várias no seu patrimônio de colecionador. Diante disso, marque a alternativa correta:
	 
	Devem os herdeiros efetuar a escolha por falta de previsão testamentária, não se podendo impor a coisa mais barata nem a entrega da melhor.
	
	nenhuma das opções
	
	Por falta de especificação, os herdeiros podem entregar qualquer moto que houver no acervo.
	 
	A escolha caberá ao legatário, na medida em que é o sucessor e o interesse jurídico é seu.
	
	O conflito deve ser resolvido pelo juiz competente para a causa, caso as pessoas envolvidas não consigam solucionar o impasse amigavelmente.
	
	2a Questão
	
	
	Quais são as espécies de revogação de testamento aceitas pelo nosso ordenamento:
	
	negativa, positiva, tácita, outorgada
	
	presumida, expressa, outorgada, negativa
	
	negativa, presumida, positiva, outorgada
	
	outorgada, positiva, negativa, tácita
	 
	expressa, tácita, presumida, positiva, negativa
	
	3a Questão
	
	
	João fez um testamento para organizar seu patrimônio e também para prejudicar seus herdeiros necessários. Segundo o estudado em direito sucessório, este ato é:
	
	Totalmente ilegal.
	 
	Anulável.
	
	Inexequível.
	
	Ineficaz.
	
	Nulo.
	Explicação:O ato do testador que prejudicar seus herdeiros necessários não respeitando a legítima será anulável, fazendo-se a chamada redução do testamento. O testamento não será totalmente anulado. Será anulada a parte que exceder a legítima, sendo apenas reduzido. conforme determina a lei (art. 1.967, parágrafo primeiro).
	
	 4a Questão
	
	
	A respeito do direito das sucessões, é correto afirmar que:
	
	O direito de representação sucessório é aquele que decorre de poderes especiais do sucessor outorgados a determinada pessoa, que pode, assim, praticar todos os atos civis como se sucessor fosse;
	
	A herança vacante, em sucintas palavras, é aquela que deriva dos bens do autor da herança que não deixa sucessores capazes de sucedê-lo, adquirindo ela o status de herança jacente depois de decorridos cinco anos da abertura da sucessão, momento este em que os bens arrecadados passarão ao domínio de um Estado da federação.
	 
	Na substituição fideicomissária, a propriedade resolúvel do fiduciário pode ser instituída por tempo indeterminado;
	
	O testamento pode ser mudado pelo testador a qualquer tempo em sua vida nos termos do art. 1.858 do CC, ao passo que os codicilos, uma vez instituídos, não podem ser alterados;
	
	A distinção entre a indignidade e a deserdação está no fato de que a primeira ocorre quando o sucessor incorre em uma das hipóteses legais de ofensa ao autor da herança, independente de qualquer ato volitivo deste, ao passo que a deserdação decorre de ato de vontade do autor da herança, independente da ocorrência de qualquer hipótese legal praticada pelo eventual sucessor;
	Explicação: Art. 1.951. Pode o testador instituir herdeiros ou legatários, estabelecendo que, por ocasião de sua morte, a herança ou o legado se transmita ao fiduciário, resolvendo-se o direito deste, por sua morte, a certo tempo ou sob certa condição, em favor de outrem, que se qualifica de fideicomissário.
	
	 5a Questão
	
	
	Renato tem duas filhas, Ana Carla e Ana Karina e, antes de falecer, realizou testamento deixando a totalidade de seus bens da parte disponível para Manuela, uma sobrinha muito querida que lhe ajudou a constituir o fato patrimônio hoje existente. A partir do estudo do direito sucessório, é correto afirmar que:
	
	O testamento é nulo.
	
	Apesar de Ana Carla e Ana Karina serem herdeiras legítimas, são classificadas pelo Código Civil como herdeiras facultativas.
	
	Como Manuela herdará metade da herança em uma única quota, ela é considerada como herdeira necessária, assim como as irmãs Ana Carla e Ana Karina.
	 
	Ana Karina e Ana Carla são herdeiras legítimas e necessárias, definidas em lei entre as quais se partilha, no mínimo, metade da herança.
	
	Ana Carla e Ana Karina são legatárias, ao passo que Manuela é considerada como herdeira facultativa como colateral de quarto grau do de cujos.
	Explicação: Nos termos dos artigos 1789 e 1846 do Código Civil, metade da herança está reservada aos herdeiros necessários. A outra metade pode ser livremente distribuída pelo testador.
	
	 6a Questão
	
	
	Quais são os personagens do fideicomisso:
	
	fiduciário, fideicomissário, legatário
	
	fiduciário, fideicomissário, testador
	 
	fideicomitente, fiduciário, fideicomissário
	
	fideicomitente, fiduciário, testador
	
	fideicomitente, fiduciário, legatário
	
	 7a Questão
	
	
	"É o ato pelo qual o testador, conscientemente, torna ineficaz testamento anterior, manifestando vontade contrária à que nele se acha expressa". "É a inutilização de testamento por perda de validade em razão da ocorrência de fato superveniente previsto em lei". Com relação a testamento, são atos, respectivamente, de:
	
	Rompimento e revogação
	 
	Revogação e rompimento
	
	Caducidade e rompimento
	
	Revogação e caducidade
	
	Revogação e anulação

Outros materiais