Buscar

Imaginologia gestacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Imaginologia gestacional
A avaliação no período gestacional em pequenos animais é um procedimento solicitado frequentemente pelos clínicos. No passado, era avaliado apenas por palpação e exame radiográfico, atualmente é também avaliado pelo exame ultrassonográfico.
Exame radiográfico
Ao exame radiográfico pode-se constatar a gestação a partir dos 30 dias através do aumento de volume dos cornos uterinos (diagnóstico diferencial: Piometra). Somente com a mineralização do feto (45 dias após a ovulação) a gestação pode ser diagnosticada com maior precisão no Rx (projeção LL), sendo no entanto, melhor observada aos 50 dias (exame melhor para contagem fetal).
Exame ultrassonográfico
A gestação em cadelas dura em media 63 dias após o dia da ovulação ou 65 dias, um dia a partir do pico de LH.
As gatas têm um dinâmica diferente dando maior precisão na data real do inicio da gestação que dura de 64 a 68 ou 63 a 67 dias após a concepção.
Assim como no exame radiográfico, o aumento uterino pode ser um sinal inicial da gestação porém inespecífico como no Rx. A detecção da vesícula gestacional é o primeiro sinal especifico da gestação (15 a 20 após o pico de LH em cadelas e aos 10 dias em gatas). A detecção do embrião será a segunda fase da gestação visualizada, sendo 22 a 25 dias em cadelas e 14 dias nas gatas.
Avaliação dos batimentos cardíacos
Na espécie canina, a frequência cardíaca média inicial do feto é de 214 bat/min. Aos 40 dias, 238 bat/min reduzindo próximo ao nascimento. Nos felinos os batimentos de mantem de forma constante em 228 bat/min em média. Importância da avaliação: Sofrimento Fetal/ Morte Fetal.
Idade gestacional
Para estimar a idade gestacional podem ser feitos mensurações fetais (comprimento fetal, diâmetro biparietal, torácico e abdominal) e extrafetais (diâmetro da vesícula gestacional). Há grande variação de raças e tamanhos.

Continue navegando