Buscar

Prova presencial regular DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (Bia)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova presencial regular
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Questão 1
Sobre o sistema de escravidão e a presença dos negros africanos em nossas raízes, é correto afirmar:
a) Os negros foram tirados da África, mas o Brasil recebeu poucos africanos.
b) A escravidão já existia na África e, portanto, a entrada dos portugueses não alterou o sistema vigente.
c) As leis antiescravagistas foram aceitas no Brasil, rapidamente levando ao fim da escravidão por pressão popular.
d) Foram 12 milhões de africanos que desembarcaram na América, sendo 40% no Brasil.
Questão 2
"A Lei 10.741, de 1.º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária" (SDH, 2016). Sobre o Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta.
a) Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idosos serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde especificamente ao Conselho Nacional do Idoso.
b) A lei atribui ao Poder Público o dever de estimular e criar programas voltados para a profissionalização da pessoa idosa, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas; estimular as empresas privadas para a admissão de pessoas idosas no trabalho e preparar os trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de um ano.
c) O Estatuto do Idoso, em referência ao disposto na Lei 10.741/2003, autoriza a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
d) A pessoa idosa, com idade igual ou superior a setenta anos, tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.
e) A priorização do atendimento a idosos em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família, deverá respeitar as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre os meios rural e urbano, sendo, portanto, obrigatório o estabelecimento de um processo de triagem que impeça a permanência dos idosos oriundos do meio rural nos núcleos urbanos.
Questão 3
No período em que vigorou o tráfico negreiro, as duas colônias portuguesas que mais forneceram mão de obra escrava para a América, antes que esse posto passasse para a região do Golfo da Guiné, foram, respectivamente,
a) Cabo Verde e Guiné Portuguesa.
b) Guiné Portuguesa e São Tomé e Príncipe.
c) São Tomé e Príncipe e Angola.
d) Guiné Portuguesa e Angola.
Questão 4
(NUPESE/PM-PI-2012) Os Direitos Humanos ao longo da história estão em constante evolução, assim, em relação às Gerações dos Direitos Humanos, pode-se afirmar exceto.
a) Os direitos de 3.ª geração, também chamados de solidariedade ou fraternidade, englobam o meio ambiente ecologicamente equilibrado, a paz, uma qualidade de vida saudável, a autodeterminação dos povos, além de outros direitos difusos.
b) Os direitos de 4.ª geração, também chamados de direitos dos povos, são provenientes da última fase da estruturação do Estado Social (globalização do Estado Neoliberal), englobam o direito à democracia, à informação, ao pluralismo, entre outros. Há quem entenda ser o direito vinculado à evolução da ciência (genética, DNA, clonagem, biodireito, biotecnologia, entre outros).
c) Os direitos de 1.ª geração são os direitos e garantias individuais e políticos clássicos (direito à vida, à liberdade, à expressão e à locomoção).
d) Os direitos de 2.ª geração são os direitos sociais, econômicos e culturais (direito ao trabalho, ao seguro social, à subsistência, ao amparo à doença, à velhice, entre outros).
e) Os direitos de 5.ª geração são os direitos das minorias sociais, dos seres humanos em situação de vulnerabilidade, entre eles: idoso, mulher, negro e grupo GLBTTS.
Questão 5
Quando os portugueses aportaram na África, encontraram povos que escravizavam outros povos vencidos em guerras. Essa escravidão doméstica existia porque
a) um povo queria mostrar sua supremacia sobre o outro.
b) o povo vencedor fazia escambo com os prisioneiros vencidos.
c) um povo precisava utilizar os prisioneiros como mão de obra na agricultura.
d) um povo precisava aumentar seu capital, vendendo escravos para os europeus.
Questão 6
Entre os povos indígenas, existem diversos papéis de liderança. Eles estabelecem uma distinção entre lideranças às quais chamam "tradicionais" e outras às quais chamam "novas lideranças". As lideranças tradicionais adquirem seu poder com base
a) na sua capacidade de aconselhar, orientar e dirigir certas atividades de interesse comum e acordadas pela coletividade.
b) no seu domínio do português e maior acesso à educação escolar, que lhes permite atuar como interlocutores entre a comunidade e a sociedade não indígena.
c) na sua capacidade de mando e poder soberano sobre o grupo.
d) no uso da força e a submissão violenta dos membros do grupo.
Questão 7
"O que defendemos é um envelhecer com dignidade, mesmo porque o art. 8.º proclamou de forma expressa que 'o envelhecimento é um direito personalíssimo e sua proteção é um direito social'. Esse dispositivo é de relevância ímpar, tendo em vista a proteção atualmente dedicada aos direitos de personalidade, que têm intrínseca ligação com a dignidade humana, tendo em vista que compõem o conteúdo material desta. Relevância também assume ao dispor do caráter social da proteção do envelhecimento, compartilhando tal ônus com a sociedade e com as entidades intermediárias" (TEIXEIRA; FREITAS DE SÁ, 2007, p. 83-84).Sobre os direitos humanos da pessoa idosa, examine as afirmativas abaixo. I- Embora haja uma preocupação internacional, em especial da ONU, com a proteção dos direitos dos idosos, não há, ainda, uma Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas Idosas. IIEm 1982, a Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento aprovou o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento da ONU, em Viena, e, em 2002, foi realizada a Segunda Assembleia Mundial das Nações Unidas sobre o Envelhecimento, em Madrid. Com objetivo desenvolver uma política internacional para o envelhecimento para o século XXI, a Assembleia adotou uma Declaração Política e o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento de Madrid. III- No âmbito nacional, somente há previsão constitucional da proteção das pessoas idosas, não havendo qualquer referência legislativa além da Constituição Federal. IV- O Estatuto do Idoso, Lei
10.741, de 2 de outubro de 2003, foi um marco jurídico e político importante em âmbito nacional, pois, além de estabelecer um extenso rol de direitos que visam proteger às pessoas idosas, cria medidas de proteção desses direitos, impõem obrigações ao Estado, à sociedade, à família, ao curador e às entidades de atendimento, além de se preocupar com questões de violação destes direitos. A partir dessas assertivas é possível afirmar:
a) apenas a afirmação III está correta.
b) todas as afirmações estão corretas.
c) somente a afirmação III está incorreta.
d) apenas a afirmação II está correta.
e) todas as afirmações estão incorretas.
Questão 8
A educação escolar indígena, a partir da Constituição de 1988 e em consonância a Leis e Decretos que a seguiram, deve garantir aos índios
a) uma educação monolíngue em português, para permitir que eles se integrem de forma igualitária à sociedade nacional.
b) um ensino apenas em língua indígena e conhecimentos restritos à sua cultura.
c) conhecimentos do mundo moderno, de modo a que se adaptem e estejam preparados para as mudanças que atravessam nossa sociedade.
d) uma educação que seja pertinente à sua realidade e cultura, mas que também lhe proporcione ferramentas para lidar com a sociedade não indígena.
Questão 9
A exploração econômica da GuinéPortuguesa não ocorre de imediato. No entanto, os portugueses desenvolvem na Guiné um negócio que lhes renderia divisas. De que negócio se trata?
a) Algodão.
b) Comércio de escravos.
c) Cana-de-açúcar.
d) Café.
Questão 10
(Mackenzie-2012) Flagrantes mostram roupas da Zara sendo fabricadas por escravos O quadro encontrado pelos agentes do poder público, e acompanhado pela Repórter Brasil, incluía contratações completamente ilegais, trabalho infantil, condições degradantes, jornadas exaustivas de até 16h diárias e cerceamento de liberdade (seja pela cobrança e desconto irregular de dívidas dos salários, o truck system, seja pela proibição de deixar o local de trabalho sem prévia autorização). Apesar do clima de medo entre as vítimas, um dos trabalhadores explorados confirmou que só conseguia sair da casa com a autorização do dono da oficina, só concedida em casos urgentes, como quando levou seu filho ao médico [...]. As vítimas libertadas pela fiscalização foram aliciadas na Bolívia e no
Peru. [...] Em busca de melhores condições de vida, deixam os seus países rumo ao "sonho brasileiro". (Disponível em:
a) tem se tornado cada vez menos frequente, pois o processo de Globalização tem permitido o combate desse fenômeno em todos os países do mundo.
b) caracteriza a exploração de trabalhadores em condições desumanas, seja em países ricos ou pobres, no que se convencionou chamar de "precarização do trabalho".
c) envolve apenas trabalhadores estrangeiros em áreas urbanas do Brasil, não se verificando condições desse tipo de superexploração do trabalho nas áreas rurais.
d) ocorre apenas em países subdesenvolvidos, fato que justifica a opção de instalação da empresa mencionada no Brasil.
e) não ocorre na Europa e na América do Norte, regiões onde os imigrantes são tratados segundo o respeito às leis trabalhistas, em países cujos governos igualam o tratamento entre trabalhadores nativos e estrangeiros.
Questão 11
No Quilombo dos Palmares, o mais importante dos quilombos no Brasil, os refugiados sobreviviam
a) cometendo pequenos furtos na região.
b) da extração do ouro.
c) da cultura do milho, da mandioca, do feijão e da bananeira.
d) da cultura da cana-de-açúcar e do café.
Questão 12
Sobre a evolução das lutas dos negros é correto afirmar:
a) Até 1951 não existia uma lei de igualdade racial no Brasil que previsse a punição à discriminação racial.
b) Os intelectuais brasileiros modernistas se afastaram dos negros e índios, reforçando os mitos portugueses em sua literatura.
c) O movimento negro jamais foi forte no Brasil e permaneceu desorganizado até 1990.
d) Apesar da desigualdade racial, os negros sempre ocuparam muitos espaços nas universidades brasileiras.

Continue navegando