Buscar

Contabilidade Pública Resenha Orientada

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS 
8.º Período
Contabilidade Pública Orçamentária
Rio de Janeiro, 25 de junho de 2019.
Resenha Objetivos: Balanço Público
 
Balanço Patrimonial 
Demonstração das Variações Patrimoniais 
Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido 
Demonstração dos Fluxos de Caixa 
Balanço Orçamentário 
Balanço Financeiro 
Notas Explicativas
Orientação: Professor Uniran Lemos da Cruz
Palavras chave: Balanço Patrimonial; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração Mutações do Patrimônio Liquido; Demonstração dos Fluxos de Caixa;
Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro e Notas Explicativas
“O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que tem, por finalidade, apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral, uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em determinada data). O balanço patrimonial apresenta os ativos (bens e direitos), passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e o total de passivos. O balanço pode ser considerado como uma igualidade contabilística dividida em dois membros, o primeiro membro é representado pelo ativo, e o segundo membro pelo passivo e capital próprio da empresa.”
Através do Balanço Patrimonial poderemos avaliar a realidade financeira (bens, direitos e obrigações) pertencentes a mesma, verificando se a união cumpriu os gastos do período, tendo deficit ou superávit, permitindo que o próximo exercício estude o aplicado. Assim apresentando através de resultados para público ou dirigentes, verificando a melhor forma de superar perdas ou se aplicar novos estudos em busca de melhores resultados, na administração de recursos. Os dados apurados através do Balanço terão grande importância e irão afetar nas tomadas de decisões, 
Uma das ações que deve ocorrer é o registro dos dados com clareza, objetividade e transparência para facilitar o trabalho e tornar entendível aos gestores e ao público.
“As Demonstrações Contábeis Consolidadas da União (DCON), comumente conhecidas como Balanço Geral da União (BGU), são elaboradas em consonância com os dispositivos da Lei nº 4.320/1964, do Decreto-Lei nº 200/1967, do Decreto nº 93.872/1986, da Lei nº 10.180/2001 e da Lei Complementar nº 101/2000. Abrangem, também, as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e o Manual SIAFI.
Compõe o BGU o Balanço Patrimonial, a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP), o Balanço Orçamentário e o Balanço Financeiro, exigidos pela Lei nº 4.320/1964. Consta, também, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), que é um instrumento utilizado para evidenciação das variações dos elementos do Patrimônio Líquido. A partir do exercício de 2015, consta, ainda, a Demonstração do .Fluxo de Caixa, que permite a análise da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa e da utilização de recursos próprios e de terceiros em suas atividades. As Demonstrações Contábeis estão complementadas pelas notas explicativas.”
Os objetivos da análise das demonstrações contábeis do setor público é gerar informações úteis, confiáveis e adequadas para auxiliar o gestor na tomada de decisão e facilitar a compreensão dos dados contábeis pelos usuários. 
As análises das demonstrações contábeis são de grande importância para o entendimento da gestão pública, além de poder avaliar o controle pela demonstração realizada no período.
As informações geradas por meio da análise, medida por meio de indicadores financeiros, são importantes instrumentos para apresentar aos gestores públicos e a população em geral os resultados governamentais reais e fidedignos ao determinado período. Tendo em vista que facilitaram a tomada de decisões verificando se as mesmas foram realizadas no período para servirem de base em próximo período, podendo assim enxugar gastos ou buscar recursos para realizações de próximas, assim avaliando e planejando despesas que possam ser cumpridas.
 “Art. 83. A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.”
A contabilidade pública, tem como papel a tomada de decisões, prestação de contas e
instrumento de controle social, para resguardar o patrimônio da União e estudar melhores formas de aplicações de recursos e arrecadações.
Art. 102 define que o balanço orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
“Balanço Orçamentário é composto: Quadro Principal; Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados”
Tendo o objetivo de confrontar os atos e fatos realizados, com o proposto, buscando atualizar os registros com veracidade, confiabilidade e clareza, através do saldo inicial sendo deficit ou superávit no período anterior. Detalhando a previsão inicial, o alcançado no exercício, a receita realizada e o saldo que corresponda ao exercício, levando em consideração perdas (deficit) ou ganhos (superávit) de período anteriores.
“Art 103, Lei 4.320/64 “Balanços Financeiros demosntrará a receita e despesas orçamentária, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldo sem espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.”
Objetivo, registrar as receitas não recebidas e as despesas não pagas (empenhadas), que serão cumpridas em um outro exercício, assim deixando restos a pagar ou a receber, desta forma não apresentarão deficit ou superávit no período. Tendo em vista que restos a pagar ou a receber não são situações financeiras. Evidência somente o ocorrido no período.
Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) tem por objetivo apurar o resultado patrimonial e evidenciar as variações patrimoniais qualitativas e quantitativas. Avaliando as variações no ativo, crescimento do patrimônio ou a situação passiva diminuindo o patrimônio. Verificando as variações entre Ativos e Passivos, assim alcançando resultado do período.
“Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), que é um instrumento utilizado para evidenciação das variações dos elementos do Patrimônio Líquido.”
“A DMPL deve ser elaborada apenas pelas empresas estatais dependentes e pelos entes que as incorporarem no processo de consolidação das contas. (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13)”
Objetivo avaliar a sitiação do Patrimônio Líquido, verificação as alterações dentro do período entre Ativo (bens + direitos) – Passivo (obrigações). 
Exemplos: ajustes de exercícios anteriores e superávit ou déficit patrimonial
“A partir do exercício de 2015, consta, ainda, a Demonstração do Fluxo de Caixa, que permite a análise da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa e da utilização de recursos próprios e de terceiros em suas atividades. As Demonstrações Contábeis estão complementadas pelas notas explicativas.”
As demonstrações do fluxo de caixa, objetivo é conhecer montante líquido do caixa adquirido no exercício corrente, comparando com saldo final do período ao saldo anterior encontrado, para garantir se o órgão, consegue gerar caixa para manter a saúde financeira do órgão público, não visa lucro mas busca manter seus recursos e agregar novos para cumprir as atividades. Decorrentes do Caixa, operações; investimentos efinanciamentos.
“No encerramento do exercício, o BGU é parte integrante da Prestação de Contas do Presidente da República (PCPR), consolidando informações orçamentárias, financeiras e patrimoniais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União. Abrange as entidades da administração direta e indireta de todos os Poderes que sejam integrantes do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social.
A Prestação de Contas do Presidente da República fica integralmente disponível no sítio da internet do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), bem como, em meio impresso, na CGU, na STN e em outras instituições públicas, de forma a permitir aos cidadãos o exercício do direito de fiscalização dos recursos públicos.”
Notas Explicativas têm o objetivo de transcrever as informações contábeis de forma clara e sucinta, descrevendo os fatos ocorridos de acordo com as normas da contabilidade, para facilitar o entendimento por parte dos usuários.
Visam detalhar e explicar todo os processos anteriores (Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro ; Demonstração das Variações Patrimoniais 
Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido e Demonstração dos Fluxos de Caixa).
Pesquisa e Referências
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/-/balanco-geral-da-uniao
www.tesourotransparente.gov.br
Última alteração: 22/03/2019
Balanço Geral da União – BGU
Ministério da Economia | Secretaria Especial de Fazenda | Secretaria do Tesouro Nacional
https://pt.wikipedia.org/wiki/Balan%C3%A7o_patrimonial
PICCOLI, Marcio Roberto; KLANN, Roberto Carlos. A percepção dos contadores públicos em relação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público–NBCASP. Revista do Serviço Público, v. 66, n. 3, p. 425-448, 2015.
DE OLIVEIRA, Marcus Vinicius Passos; DOS SANTOS, Elisangela Fernandes; SIMÕES, Esaú Fagundes. Contabilidade aplicada ao setor público: A adoção de um novo modelo no Brasil. Revista de Administração e Contabilidade da FAT, v. 8, n. 1, 2018.
DOS REIS, REGINA BEATRIZ. A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA–MEF16373-BEAP.
SELHORST, Luiz et al. Sistema integrado de planejamento e gestão fiscal do Estado de Santa Catarina. 2005.

Continue navegando