Buscar

apol atletismo

Prévia do material em texto

“Milhares de crianças e jovens estão envolvidos em programas regulares de orientação esportiva no Brasil, e a sua afiliação acontece normalmente em escolinhas, acolhendo um público de 4 a 16 anos de idade [...]”.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre os arremessos e lançamentos, assinale a alternativa correta:
	A	O arremesso de peso possui um implemento arredondado muito leve e mais fino na beirada, por isso demanda uma gaiola de proteção.
	B	O lançamento de dardo se diferencia dos demais lançamentos pois não se realiza a partir de uma área arredondada, mas sim de um corredor que finaliza em um semicírculo.
	C	Conforme as regras oficiais, os arremessos só podem ser feitos com giro e os lançamentos somente de uma posição estática.
	D	A gaiola é necessária em provas de arremesso de peso e lançamento de dardo, sendo dispensável no arremesso de disco e lançamento de martelo.
	E	Os implementos têm sempre o mesmo peso para homens e mulheres.
“A reprodução de competições para adultos e a busca incessante por resultados podem comprometer o desenvolvimento físico, psíquico e social de crianças e adolescentes, indo contra todos os pressupostos e objetivos da formação esportiva na infância e juventude”.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre estratégias adequadas para a formação de atletas, assinale a alternativa correta:
	A	Para que as crianças menores de 10 anos tenham treinamento adequado e desenvolvam suas capacidades plenas, o professor deve encurtar seu período de adaptação, já que nesta fase elas se adaptam com facilidade a tudo.
	B	O planejamento na formação de atleta deve ser em longo prazo, respeitando a formação e maturação biológica em cada fase do desenvolvimento.
	C	Não existe período de formação adequado para as crianças se adaptem ao treinamento no atletismo, pois os gestos motores do atletismo são naturais.
	D	Quanto mais cedo acontece a especialização em uma prova do atletismo, maior a possibilidade de desenvolvimento do talento e menor é a incidência de abandono e lesões.
	E	O profissional de Educação Física deve estar atento aos períodos específicos de formação de cada criança de curto prazo, pois no esporte de rendimento a especialização precoce é indispensável para o sucesso em provas internacionais.
“Os jogos de Toronto, no Canadá, ocorreram no período de 4 a 12 de agosto, mais uma vez em uma cidade distinta da dos Jogos Olímpicos [...] Esse evento foi marcado por enormes mudanças, ocasionadas pela participação oficial de atletas com deficiência visual e amputados, além dos paraplégicos e tetraplégicos”
 Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características para competições paraolímpicas: 
1. Provas de rua
2 Provas de campo
3 Provas de pista
 (2 ) Lançamentos de disco, e dardo, arremesso de peso e saltos em distância, triplo e em altura.
( 1) Maratona e meia maratona.
(3 ) Corridas rasas, de velocidade, meio fundo e fundo (que não tem barreiras ou obstáculos). 
Agora, selecione a sequência correta:
	A	3 – 2 – 1
	B	3 - 1 - 2
	C	1 – 2 – 3
	D	2 – 1 - 3
	E	1 – 3 – 2
“Dentre os países da América do Sul, o Brasil é o detentor das melhores marcas nas corridas de velocidade. Segundo o site oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Robson Caetano da Silva é, ainda, o recordista sul-americano dos 100 metros rasos com o tempo de 10”, estabelecido no México em 1988”.
 Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo, sobre a responsabilidade da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que contém a assertiva correta:
	A	A responsabilidade da Confederação Brasileira de Atletismo é promover o miniatletismo pelo país, visando à busca de talentos mirins.
	B	A CBAt é responsável por disseminar o atletismo competitivo e intermediar propostas dos patrocinadores para os grandes eventos internacionais.
	C	A entidade tem, como objetivo, promover as competições em todos os seus níveis, capacitar os árbitros e treinadores da modalidade.
	D	A responsabilidade da CBAt é apenas de capacitar árbitros e treinadores, ficando a cargo do governo federal o desenvolvimento da modalidade no país.
	E	A CBAt tem, como responsabilidade, promover as competições oficiais em todos os seus níveis, mas não de capacitar árbitros e treinadores na modalidade.
“Os esportes coletivos são considerados modalidades de especialização tardia, por causa das características de desenvolvimento do praticante. A literatura especializada sugere que o início da prática sistematizada deva ocorrer por volta dos 10 a 12 anos de idade, após uma fase de experiências motoras diversificadas [...]”
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre os objetivos que podem ser desenvolvidos com o atletismo no contraturno escolar, assinale a alternativa correta:
	A	O atletismo como esporte-base no contraturno visa desenvolver aptidões competitivas dos atletas, pois neste ambiente a maior preocupação é formar atletas.
	B	No contraturno escolar, os professores não devem ser preocupar com os processos de cunho pedagógico, pois os alunos têm como objetivo desenvolver suas aptidões físicas competitivas.
	C	O objetivo é desenvolver os aspectos físicos, cognitivos e afetivos, para que os participantes vivenciem diferentes situações que serão levadas para além das pistas do atletismo.
	D	O atletismo no contraturno escolar é a oportunidade de desenvolver nos alunos a autonomia para uso do tempo livre.
	E	Ao inserir o atletismo em atividades de contraturno, é possível substituir as aulas práticas de Educação Física para conteúdos teóricos.
PROVA ESTUDO DE CASO
A prática do atletismo para pessoas com diferentes deficiências é possível. O aluno/atleta com deficiência visual pode ter o apoio de um aluno/atleta guia que corra ao seu lado, ligado por um cordão. O professor/treinador deve estar atento para que o guia não puxe ou empurre o atleta ou colega, já que isso poderia causar um acidente ou a desclassificação da dupla em uma competição.
Na seleção do aluno/atleta para ser guia do aluno/atleta com deficiência visual pelo professor/treinador, podemos recorrer à biomecânica. Esta é uma ciência muito ampla, que dialoga com conceitos da anatomia, da antropometria, do controle motor, da cinética e da cinemática. A antropometria auxilia na compreensão de parâmetros relacionados aos segmentos corporais - uma informação que poderá auxiliar o professor/treinador na escolha do guia com o biótipo similar ao do aluno/atleta com deficiência visual. Esta, entre outras características, são informações importantes para o desempenho de uma dupla composta por um aluno/atleta e um guia no atletismo.
Questão orientadora:
1.Quais seriam as limitações e dificuldades de um corredor com deficiência visual?
2.Quais características o professor/treinador deverá observar para a escolher o aluno/atleta guia?
O atleta com deficiência visual possui locomoção insegura, com pouco controle e pouca consciência corporal. problemas posturais e inseguranças, os quais podem comprometer o equilibrio na coordenação e agilidade dele, o esporte pode ser uma ferramenta para minimizar todas essas dificuldades.Diria que a limitação desse atleta se deve ao seu órgao visual nao funcionar corretamente, nao permitir que ele enxergue com nitidez,trazendo uma certa incapacidade funcional nas atividades diarias e total incapacidade visual;Mas isso nao quer dizer que esse atleta seja deficiente em todas suas açoes.O altleta guia(que acompanhara o atleta deficiente visual), deve ser mais bem condicionado que o deficiente visual, para que nao prejudique os movimentos do mesmo,deve-seescolher um atleta-guia com biotipo parecido, e acima de tudo, os dois devem ter boa relação entre si, para melhor desenvolvimento do atleta deficiente visual, pois a falta de confiança e desconhecimento de quem ele ira entregar sua carreira pode afetar seu psicologico e comprometer seus resultados.

Continue navegando