Buscar

apol 4 e 5 direito constitucional e direito comercial e do consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 4 - Questão 1/5 - Direito Constitucional 
 "O poder Legislativo é considerado um poder singular. Por um lado, expressa a multiplicidade das manifestações políticas da sociedade na medida em que é composto pela proporcionalidade eleitoral da vontade coletiva; por outro, tem como principal atribuição a elaboração de leis a partir das quais o poder Executivo executa e o poder Judiciário julga.
Se o surgimento do Estado representa a criação de um poder comum, sob o qual todos os homens estão organizados e submetidos, seu poder ascendente e "irresistível" funda-se no monopólio – consentido – das leis e da força. Conseqüentemente, a exclusividade para a elaboração, o julgamento e a execução legislativa está distribuída pelos poderes que constituem o próprio Estado. Assim, a definição das competências e o estabelecimento dos contrapesos entre o poder Executivo, o Legislativo e o Judiciário é imprescindível para dar unidade ao próprio Estado."
A respeito do sistema de "freios e contrapesos", assinale a alternativa correta.
A- Há previsão do sistema de freios e contrapesos no direito brasileiro, conforme previsão constitucional - Constituição de 1988.
Questão 2/5 - Direito Comercial e do Consumidor O Código de Defesa do Consumidor define o que é produto e serviço, deixando claro que serviço é:
D- toda atividade que esteja disponível no mercado e que possamos comprar, excetuando-se a da relação de emprego.
Questão 3/5 - Direito Constitucional
"A política de transparência do Poder Legislativo brasileiro teve início com a redemocratização, no período após a Constituição de 1988. O investimento inicial foi em sistemas de informação, com emissoras de rádio e televisão. A partir de 2000, a internet passou a ser utilizada, o que ampliou o alcance social da divulgação (BARROS, BERNARDES e RODRIGUES, 2014). Atualmente, segundo levantamento da World E-Parliamentary (2012), 95,3% dos parlamentos mundiais mantêm websites institucionais em funcionamento, com o objetivo de promover a transparência política".
A respeito da atuação do Poder Legislativo no Brasil, conforme a Constituição de 1988, assinale a alternativa correta.
B- Quando se diz que Poder Legislativo legisla, se diz que o Poder Legislativo precipuamente legisla; ou seja, que é a principal função do Poder, embora ele possa executar atipicamente e excepcionalmente funções de outros Poderes.
Questão 4/5 - Direito Comercial e do Consumidor 
O Código do Consumidor, que foi instituído pela Lei 8.078/90, com a pretensão de assegurar a todos os consumidores de serviços e produtos uma melhor fruição destes. Esse código contempla parâmetros que regulam a relação existente entre o consumidor e o fornecedor na compra e venda de um produto ou na prestação/utilização de um serviço, mediante pagamento. Considerando as relações de consumo entre as partes, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
I- Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza o produto ou serviço como destinatário final;
II- Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização somente de produtos.
III- Os fornecedores podem ser classificados em: real, presumido e aparente;
IV- Serviço é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
B- Apenas as proposições I e III estão corretas;
Questão 5/5 - Direito Constitucional 
 "Sentada, uma mulher de túnica branca e venda nos olhos, repousa em suas pernas uma leve espada. Ela está à frente do prédio do Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, capital do Brasil. A representação modernista de Alfredo Ceschiatti1 para "justiça" é alta, magra, calma e elegante.
Dentro do prédio de proporções relativamente reduzidas, parecendo flutuar na nobreza e dignidade de suas galerias externas, revestidas do mais branco dos mármores, se ouve uma campainha estridente que anuncia o início da seção e a entrada dos onze ministros no plenário. Todos os presentes se levantam, para reverenciar os onze ministros e o Procurador-Geral da República. Por cima do terno, eles vestem uma toga preta e comprida, que contrasta com o tom dourado do carpete, o bege da parede de mármore e o marrom-claro da madeira das bancadas do plenário do STF.
A toga comprida, tradição de nosso Poder Judiciário, diferencia os ministros dos demais. Ainda que você participe do julgamento como advogado ou membro do Ministério Público terá que usar uma toga mais curta. Contraditoriamente, o edifício de Oscar Niemeyer envolve, aproxima e coloca quase na mesma altura os juízes e a plateia dos cidadãos. Eles se sentam no balcão em forma de "U", auxiliados pelos seus meirinhos.
Existe uma norma rígida que define o assento no plenário do STF. O presidente se senta na ponta central do balcão. Ao seu lado direito tem assento o procurador-geral da República e do lado esquerdo o secretário da seção. O último ministro nomeado senta-se na cadeira mais distante, à esquerda do presidente. O penúltimo, na cadeira mais distante, à direita. Alternam-se os demais até a cadeira mais próxima, à direita do presidente, onde fica sentado o decano.
No painel de mármore bege de Athos Bulcão, em cima da cadeira do presidente, um brasão de bronze da República do Brasil. Mais vistoso é o Jesus crucificado acima e à esquerda. A bandeira do Brasil, verde, amarela e azul quebra a monocromia desse altar."
A respeito da organização e do funcionamento do Poder Judiciário no Brasil, em especial do STF, assinale a alternativa correta.
C- Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.
Apol 5 - Questão 1/5 - Direito Constitucional 
 "O instrumento militar responsável pela defesa do Brasil é constituído pelas Forças Armadas (...). Instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas sob a égide da hierarquia e da disciplina, as Forças Armadas atuam sob a autoridade suprema do Presidente da República – seu comandante-em-chefe. (...) As Forças Armadas atuam sob a direção superior do Ministério da Defesa (MD), que tem a incumbência de orientar, supervisionar e coordenar as atividades desenvolvidas por essas instituições".
Segundo a Constituição brasileira, compõe as Forças Armadas: 
 D- Exército, Marinha e Aeronáutica
Questão 2/5 - Direito Comercial e do Consumidor 
 Art. 51 Cláusulas Abusivas – são nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços. O que caracteriza uma cláusula abusiva? Analise as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso e em seguida marque a alternativa correta.
( ) Estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade.
( ) Estabeleçam inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor.
( ) Deixem ao fornecedor a opção de concluir ou não o contrato, embora obrigando o consumidor.
( ) Possibilitem a renúncia do direito de indenização por benfeitorias necessárias. 
 D- V – V – V – V
Questão 3/5 - Direito Constitucional 
 Segundo o artigo 3o do Código Tributário Nacional, "tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada". Assinale a alternativa que contenha corretamente duas modalidades tributárias brasileiras.
A- Empréstimo compulsório e contribuição de melhoria
Questão 4/5 - Direito Comercial e do Consumidor Algumas pessoas ou alguns entes estão legitimados a ingressar em juízo na busca pelos direitos coletivos em seus próprios nomes, ingressando com qualquer tipo de ação possível que entendam ser mais eficaz. Deacordo com o art. 82 do CDC são legitimados para exercer a defesa coletiva dos consumidores
C- o Ministério Público
Questão 5/5 - Direito Comercial e do Consumidor 
A responsabilidade por infrações nas relações de consumo é dividia em três searas: a civil, a penal e a administrativa. Considerando as sanções nas três esferas da responsabilidade, analise as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso e em seguida marque a alternativa correta.
( ) a sanção civil busca uma restrição patrimonial do infrator, uma indenização a ser paga pelo causador do dano a quem tenha sofrido o prejuízo.
( ) a sanção penal deve ser aplicada quando o infrator fere algum tipo penal previsto na legislação como crime, o que pode inclusive restringir ou privar a sua liberdade.
( ) a sanção administrativa acontece quando a infração afeta as normas jurídicas, cominando a possibilidade de o poder público aplica-la.
( ) na sanção civil a apuração da responsabilidade analisa dois aspectos independentemente da situação: o risco e a culpa
C- V-V-V-F

Continue navegando