Buscar

Relatório BIOLOGIA Maria José

Prévia do material em texto

1. Dados do(a) Aluno(a)
	Dados Gerais
	Nome
	Maria José Garcia
	RGM
	17147654
	Curso
	Ciências Biológicas (Licenciatura)
	Instituição
	Escola Estadual Américo Lopes
	Disciplina
	Estágio Supervisionado Ensino Médio
	Ano/semestre de
realização de estágio
	2018/2
 
2. Caracterização da Escola
Este estágio foi realizado na Escola Estadual Américo Lopes, localizada à Rua do Catete nº01, bairro Catete, pertencente à rede pública de ensino da cidade de Eugenópolis, no estado de Minas Gerais. Está vincula à SRE – MG.
Etapa de ensino:
Ensino Fundamental: - Anos Iniciais – Anos Finais
Ensino Médio: ensino Médio e Ensino Médio Normal
Educação de Jovens e Adultos – Supletivo
Ensino Médio – Supletivo
Infraestrutura
Alimentação escolar para os alunos, Água filtrada, Água da rede pública, Energia da rede pública, Esgoto da rede pública, Lixo destinado à coleta periódica, Acesso à Internet, Banda larga.
Equipamentos:
Computadores administrativos, Computadores para alunos, TV, DVD, Antena parabólica, Copiadora, Retroprojetor, Impressora, Aparelho de som, Projetor multimídia (data show), Fax, Câmera fotográfica/filmadora
Dependências:
17 de 23 salas de aulas utilizadas, 87 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Quadra de esportes descoberta, Cozinha, Biblioteca, Banheiro fora do prédio, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Banheiro com chuveiro, Refeitório, Despensa, Almoxarifado, Auditório, Pátio coberto, Pátio descoberto, Área verde.
3. Introdução:
O estágio curricular, componente obrigatório dos cursos de licenciaturas, deve ser realizado em escolas regulares de Educação Básica, públicas ou privado.
Realizado a partir da observação da realidade escolar e participação nas atividades é o retrato do envolvimento do aluno com o estágio, mas também da escola e profissionais que nela atuam e que recebem e orientam o estagiário durante este período.
Por este motivo é muito importante que se conheça a escola na qual o estágio foi realizado e suas características, sua estrutura física, assim como a estrutura física das salas de aula.
 4. Perfil dos Professores
Neste estágio foram realizadas 200 horas nos 1º ao 3º anos do Ensino Médio
Foi acompanhado 01 professor.
Os dados sobre o perfil de cada professor estão no quadro abaixo:
	Professor (a) 
	Ano que atua 
	Formação 
	Tempo de
docência
	Tempo de trabalho nesta escola
	Edgar Rosa
	1º
	Mestrado em Biologia
	15 anos
	10 anos
5. A prática pedagógica do(s) professor (es):
A partir da observação das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos. A seguir, cada professor acompanhado é identificado, e são descritas algumas destas práticas, que foram mais significativas ou frequentes nas observações realizadas.
	Professor (a): Edgar
	Ano: 1º
Ao observar a prática pedagógica do professor acompanhado, pudemos perceber que o mesmo utiliza como prática sua aula: mesmo utiliza como prática sua aula: marcada não apenas pelos saberes disciplinares, mas por um conjunto de experiências que se sucedem no contexto escolar durante toda uma trajetória profissional. A trajetória escolar do professor é composta de experiências novas, conhecimentos que se acumulam no percurso do caminho e de um saber-fazer que se aprimora a cada dia.
No que diz respeito às observações, às aulas e ao professor, de um modo geral, podemos destacar os seguintes pontos: o papel do educador é de mediação entre o aluno e o conhecimento a ser trabalhado e construído, ou seja, deve conceber estratégias de ensino que visam ensinar a aprender, bem como persistir no empenho de auxiliar os alunos a pensarem de forma crítica é aprender novamente a aprender como ensinar, onde através da troca de experiências se cria um espaço de formação mútua, e cada educador desempenha simultaneamente, o papel de formador e de formando e o aluno interioriza um conjunto de valores favoráveis à aquisição de cidadania.
6. Reflexões sobre o estágio de observação e participação:
Toda prática pedagógica realizada pelo professor em sala de aula, nas situações de ensino e aprendizagem, deve ser orientada por uma reflexão teórica, que para ele é significativa e direciona sua ação docente.
Considerando este aspecto, abaixo é apresentada a descrição de uma prática relacionando-a com uma reflexão crítica que se baseia nos estudos e nas discussões realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.
Considerando a carga horária do estágio, é possível destacar e refletir sobre mais de uma atividade.
7. Tema 1: Citologia
O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi: Citologia 
Este tema ou atividade foi escolhido por que: reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, reconhecer a manifestação de características dos seres vivos, interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos.
Esta atividade foi desenvolvida da seguinte forma pelo (a) professor (a): 
Inicie a aula investigando o que os alunos conhecem sobre citologia, pois esse assunto já foi estudado no Ensino Fundamental. É provável que eles digam que se trata da ciência que estuda as células, que são estruturas que compõem os órgãos e tecidos dos seres vivos e citem o nome de alguns elementos, como a membrana plasmática, as mitocôndrias e o complexo de Golgi. Em seguida, exiba dois vídeos que vão auxiliá-los no aprofundamento do tema: Biologia – Aula 01 – Citologia 
Comente os principais tópicos abordados nos materiais audiovisuais e peça aos estudantes que respondam ao seguinte questionário no caderno:
O que é a membrana plasmática? Explique suas características.
Qual é a função do colesterol na membrana?
O que caracteriza um mosaico fluido?
Quais as funções das membranas plasmáticas?
Qual a importância de permeabilidade na membrana plasmática?
Qual é a função da osmose?
Explique o que é difusão facilitada.
O que é o citoplasma e quais são suas funções?
Explique a função do complexo de Golgi.
Qual é a função das mitocôndrias?
O que é o núcleo celular?
Qual é a função do cromossomo número 23? Explique.
Qual é a diferença entre mitose e meiose?
Qual é a diferença entre a célula animal e vegetal?
Depois que todos tiverem terminado, sorteie algumas duplas para apresentar oralmente a resposta para algumas perguntas. Fique atento a possíveis equívocos e, sempre que necessário, complemente as respostas.
Leve a turma para a sala de informática e peça aos alunos que se organizem em quatro grupos. Diga que eles deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e fazer a leitura e a discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os colegas possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da atividade:
Aspectos teóricos que orientam a atividade descrita: Introduziu-se a discussão dos resultados sobre a importância do ensino da Biologia, para que se compreenda qual a sua ligação com hábitos de vida saudável e qualidade de vida, é possível determinar que a Biologia é uma disciplina importante para a compreensão dos fenômenos naturais e científicos, sendo válidos seus ensinamentos para o aluno do ensino médio. Esta disciplina cria no aluno atitudes positivas para a vida cotidiana. Verificou-se também que os conteúdos explanados nas aulas de ciências motivam os alunos a aplicar a teoria aprendida a situações no seu dia a dia. Portanto, contextualizar o ensino de Biologia com as atividades diárias permite retirar o aluno da condição de espectador passivo, permitindo-lhe uma aprendizagem efetiva, que o incentive a buscarrecursos no ambiente para melhorar as condições de adaptação. Estas estratégias de aprendizagem fazem com que o aluno associe os conhecimentos obtidos no livro aos das práticas cotidianas e construa, a cada leitura, conhecimentos a partir da interação com o professor.
Segundo Leite (2000), a população, em geral, encontra-se cientificamente despreparada para participar, de modo crítico e democrático, em debates sobre os avanços biotecnológicos. Sobre esta questão, o autor salienta que:
 (...) é mínima a condição do público brasileiro participar, de maneira informada e democrática, de um debate como o dos alimentos transgênicos, ou das implicações da pesquisa genômica (...) esse estado de coisas cria uma obrigação para todos os autores do processo, fornecer informação compreensível, qualificada e contextualizada sobre as biotecnologias, da engenharia genética à transgenia, da genômica à eugenia (Leite, 2000, p.45).
 Nesse contexto, cabe, principalmente, à escola abordar a Ciência de forma sistêmica, transdisciplinar e contextualizada, promovendo, consequentemente, uma educação que possibilite aos cidadãos a apropriação de conhecimentos com base nos quais possam tomar decisões conscientes e esclarecidas. “Conhecer não é apenas reter temporariamente uma multidão de noções anedóticas ou enciclopédicas (...). Saber significa, primeiro, ser capaz de utilizar o que se aprendeu, mobilizá-lo para resolver um problema ou aclarar uma situação” (Giordan e Vecchi, 1996, p.11).
Considera-se importante a observação desta atividade para o desenvolvimento da prática do professor; Torna-se imprescindível, portanto, capacitar os docentes a apropriar-se de referenciais teóricos e práticos não apenas referentes à sua área de atuação, mas, também, da psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, para que possam organizar o ensino de modo a promover a aprendizagem e o desenvolvimento das capacidades psíquicas dos alunos. Ultimamente, muitos cursos de formação inicial e continuada de professores têm buscado na Teoria Histórico-Cultural subsídios para o desenvolvimento de uma prática pedagógica inovadora capaz de promover a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento conceitual.
8. Tema 2: Alimentos transgênicos
O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi: Um olhar sobre os alimentos transgênicos no ensino da biologia
 Este tema ou atividade foi escolhido por que: vivemos em um mundo cercado de ciência e tecnologia e o ensino da biologia vem sendo desafiado a instigar o aluno ao questionamento sobre o desenvolvimento da Biotecnologia. Os avanços científicos e tecnológicos têm produzido um aumento da quantidade de produtos geneticamente modificados que estão sendo introduzidos diariamente na alimentação humana. Diante desse novo contexto é necessário aproximar o aluno de questões polêmicas como o consumo de alimentos transgênicos, que vem gerando muitos questionamentos e discussões em relação aos riscos e benefícios para o consumidor, a temática alimentos transgênicos tem como proposta contribuir para que os alunos desenvolvam um espirito crítico em relação aos alimentos transgênicos através dos conhecimentos científicos
Esta atividade foi desenvolvida da seguinte forma pelo (a) professor (a): É interessante que o aluno compreenda que a biotecnologia fomenta o processo de desenvolvimento científico, no entanto, o consumo dos produtos transgênicos está ligado diretamente à vida da população em geral. É um tema de muita relevância, discutido atualmente em todos os campos, agricultura, política, ciência e educação, visto que a introdução de produtos geneticamente modificados na alimentação humana tem gerado questionamentos em relação a vários aspectos.
Leitura do texto Transgênicos e biossegurança. 
Orientar os alunos para a realização de uma pesquisa sobre as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos, indicando sites idôneos e interessantes; 
Formar trios de alunos para discutir as informações encontradas. Cada trio deve elaborar uma lista de argumentos (vantagens e desvantagens) para a utilização dos transgênicos em nosso cotidiano
O trio escolherá qual visão quer defender (a favor ou contra o uso dos transgênicos). Em seguida, os alunos partem para a criação de um produto fictício, pensando no marketing para lançar este produto no mercado, defendendo o ponto de vista adotado
Por fim, os alunos apresentam o seu produto para a sala. Durante a apresentação devem anunciar os veículos de divulgação: o outdoor e o jingle de campanha publicitária televisiva. (Toda a campanha deve se basear no ponto de vista escolhido, a favor ou contra o uso do transgênico)
Aspectos teóricos que orientam a atividade descrita: 
A biologia é a ciência que estuda a vida em seus diferentes aspectos. Nas últimas décadas, a biologia como ciência vem sendo desafiada, os grandes avanços da genética abrem precedentes para uma nova biologia que vai muitas vezes além do livro didático. De acordo com Farah (2007, p.272), na genética, o termo biotecnologia refere-se ao uso de organismos vivos ou substâncias biológicas na produção de uma variedade de substâncias que podem ser úteis ao ser humano. A biotecnologia é fruto da evolução do estudo da célula, o conhecimento de seu funcionamento e mecanismo genético é imprescindível para compreensão da evolução da ciência e tecnologia. A biotecnologia tem evoluído muito nos últimos anos, isto claro, é fruto de muitas pesquisas e tornou-se uma ferramenta imprescindível para obtenção de novos produtos que atendem à demanda da população. Os transgênicos derivam de uma tecnologia que tem por objetivo aumentar a qualidade e a quantidade dos produtos disponíveis no mercado. A genética molecular e a biotecnologia evoluíram extraordinariamente nos últimos anos e ocuparam um lugar de destaque entre as ciências. As inovações biotecnológicas permitiram na prática, solucionar problemas específicos do campo da biologia, a partir do manuseio do material genético. Diante desse novo contexto da ciência é necessário que o estudo da genética no ensino médio seja significativo para o aluno permitindo aproximar o aluno de questões polemicas, que vem gerando conflitos éticos e sociais. Vivemos em um mundo cercado de ciência e tecnologia. Embora seja óbvio nem sempre é percebido por todos. As tecnologias genéticas têm além de impactos econômicos e científicos, impactos sociais e psicológicos, uma vez que lidam com o que temos de mais íntimo: a informação genética. (ARAGÃO, 2003, p.7).
A educação no ensino médio deve ter como objetivo informar o educando a respeito do mundo em que vive, as modificações que ocorrem ao seu redor, para que ele possa interferir neste de maneira positiva (KRASILCHIK, 2005, p.20).
 De acordo com as diretrizes curriculares da educação básica (DCE, 2008, p.60), a manipulação genética, conteúdo estruturante da biologia deve instigar o aluno ao questionamento sobre os avanços da biologia molecular, permitindo compreender a interferência do ser humano na diversidade biológica. 
Segundo as diretrizes curriculares de biologia (DCE, 2008, p.60): A ciência e a tecnologia são conhecimentos produzidos pelos seres humanos e interferem no contexto de vida da humanidade social, razão pelo qual todo cidadão tem o direito de receber esclarecimentos sobre como as novas tecnologias vão afetar a sua vida.
Considera-se importante a observação desta atividade para o desenvolvimento da prática do professor: o conhecimento científico muitas vezes se apresenta de forma complexa, de difícil entendimento e, neste sentido, é importante a utilização de estratégias metodológicas, com atividades diversificadas que facilitem o processo de ensino aprendizagem
9. Considerações Finais
O Estágio Supervisionado consolida-se na tentativa de contribuir com o processo de formação do professor e o desenvolvimento de uma epistemologia da prática profissional, enquanto propagação de um conjunto de saberes que serão utilizados pelo professor no exercício da docência. A observação da práticado professor representa uma rica fonte de elementos da realidade para subsidiar a discussão e a reflexão entre professores-orientadores e os professores em formação, produzindo e disseminando conhecimento sobre prática de ensino, propício à formação inicial de professores, tecendo saberes para o campo educacional e sua complexidade.
O estágio configura-se como oportunidade única para que o futuro professor compreenda a dinâmica e as facetas do universo da profissão que o profissional está se propondo integrar, ao permitir o confronto dialético entre a teoria e a prática. No desenvolvimento da atividade docente, o professor deve aprender com sua própria prática e com as experiências vividas com seus pares no fazer pedagógico da sala de aula e da escola. 
Vale ressaltar que o estágio é parte integradora do currículo dos cursos de formação de professores, compreendido como o momento em que o licenciando vai assumir pela primeira vez o contato prático com a docência e as mediações societária do contato com o aluno, com a instituição escolar que representa o processo de socialização primária e inclusão do homem no processo civilizatória, com a produção conjunta de significados sobre o mundo.
10. Referências Bibliográficas:
ARAGÃO, F. J. L. Organismos Transgênicos. Explicando e discutindo a tecnologia. Barueri, SP, Manole, 2003,115pp.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1996. 
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Meio ambiente e saúde. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. 128 p.
GIORDAN, A.; Vecchi, G. de (1996). As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2 Ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª. ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2008,194pp
LEITE, B. (2000). Biotecnologias, clones e quimeras sob controle social: missão urgente para a divulgação científica. São Paulo em Perspectiva, 14(3), 40-46. 
 
 Muriaé, 04 de novembro de 2018.

Continue navegando