Buscar

Epistemologia da Geografia APOL1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Epistemologia da Geografia
Atente para a seguinte citação: 
“No século XIX, a concepção de um conhecimento apoiado na descrição dos lugares, com ênfase nas relações de causalidade entre o homem e o meio, colocou a geografia sob a égide da análise regional: uma ciência empírica, descritiva e de síntese. Entre as décadas de 1950-1970, o embate entre a geografia quantitativa, a geografia cultural e a geografia crítica, em relação ao seu objeto de estudo, ainda ocupava o centro das preocupações. O reducionismo epistemológico não tardou em classificar essas abordagens em ‘quase-escolas’: geografia pragmática (positivismo lógico), geografia crítica (materialismo histórico e dialético) e geografia da percepção (fenomenologia)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de. Algumas considerações para uma revisão crítica da história do pensamento geográfico. In: GODOY, P. R. T. (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia. p. 146-157, São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 154. 
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o pensamento geográfico dos geógrafos críticos, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os pensadores da geografia crítica negavam a influência demasiada do sistema político e econômico vigente.
	
	B
	Os autores da chamada geografia crítica foram ao encontro dos pressupostos positivistas e neopositivistas, somando a eles o método fenomenológico.
	
	C
	Os geógrafos críticos se utilizam do método desenvolvido por Hegel e Marx juntamente com as ideias da corrente filosófica denominada de construtivismo.
	
	D
	Os geógrafos críticos se opuseram ao empirismo exacerbado e à fundamentação positivista e neopositivista que orientava as pesquisas até então.
Você acertou!
“Os geógrafos críticos se opuseram ao empirismo exacerbado e à fundamentação positivista e neopositivista que orientava as pesquisas até então. As transformações geopolíticas derivadas da Guerra Fria produziram questionamentos profundos de geógrafos sobre o papel dessa ciência na sociedade” (livro-base, p. 170).
	
	E
	Os geógrafos críticos se aliaram aos neopositivistas na crítica ao positivismo de Augusto Comte, aprimorando e desenvolvendo uma metodologia renovada para as análises do espaço.
Questão 2/5 - Epistemologia da Geografia
Considere o trecho de texto: 
“A dicotomia entre Geografia Humana e Geografia Física enfraquece a ciência geográfica, pois, ao renegar uma delas, o geógrafo restringe o seu campo de trabalho. Perde, portanto, espaço em uma sociedade cada vez mais competitiva, ao referir-se, por exemplo, à importância da temática ambiental, possivelmente o tema que mais une os diferentes ramos da Geografia, mas, ao mesmo tempo, é cobiçado por várias outras ciências. Essa perda da Geografia é devido à sua fragmentação. A formação dualista da Geografia, englobando os aspectos físicos e sociais associados à capacidade de síntese, fornece uma ampla vantagem dessa ciência perante as demais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Sérgio Henrique Pinto. Geografia Física e Geografia Humana: uma dicotomia a ser superada?. Outros Tempos, v. 4, n. 4. 2007. <https://www.outrostempos.uema.br/Volume04/vol04art05.pdf>. Acesso em 03 mar 2019. 
De acordo com Vitte, o desafio da geografia tem resolução pela junção da filosofia com a ciência. Assim, por meio da investigação filosófica, de uma análise filosófica-artística-científica, é possível uma pesquisa pertinente ao contexto histórico atual. A partir do fragmento de texto citado e dos conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a posição do geógrafo Vitte quanto ao desafio da geografia e seus impasses contemporâneos, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A produção de uma ciência geográfica levará a filosofia a encontrar seu verdadeiro valor, utilizando os aspectos espaciais para compreender os objetos e as diferentes formas de pensar o mundo.
	
	B
	A dicotomia entre a geografia física e a humana já foi resolvida, tendo as duas suas permanências históricas asseguradas.
	
	C
	Há uma falta de unidade investigativa no curso de geografia, uma dicotomia histórica, que necessita de elucidação, sendo um ponto central para entender as exigências atuais dessa ciência.
Você acertou!
Inaugurando o caminho de uma ciência filosófica, a geografia deve abrir-se a uma atividade filosófica no trato dos objetos.  O conflito entre ambas, geografia física e geografia humana, está longe de qualquer solução e, por isso, deve ser o centro dos esforços dos geógrafos contemporâneos. A dicotomia entre uma geografia física e outra humana é o ponto de confluência do saber contemporâneo, importante para entender as demandas da ciência geográfica. Para o autor, a geografia precisa da filosofia para descobrir seu método de análise, se descobrindo como uma ciência filosófica do espaço (livro-base, p. 212).
	
	D
	Para Vitte, a geografia deve se afastar da filosofia, pois recorreu a outras ciências, o que permitiu o desenvolvimento de um método de análise de seu objeto.
	
	E
	A geografia é uma ciência que possui um método próprio e independe de outras ciências ou do tratamento filosófico de seus objetos de análise.
Questão 3/5 - Epistemologia da Geografia
Leia o fragmento de texto: 
“As Geografias de Ratzel e de Vidal tiveram sua raiz filosófica no positivismo de Augusto Comte, o qual foi passado acriticamente para seus seguidores. A geografia de Hettner e Hartshorne fundamentava-se no neokantismo de Rickert e Windelband. O fato de ter sido menos empirista não quer dizer que essa proposta tenha rompido com este traço marcante de toda a Geografia; apenas ela não se negou também ao uso da dedução”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1987. p. 31. 
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre os geógrafos neokantianos, assinale a alternativa correta sobre os pensadores vinculados a essa corrente do pensamento:
Nota: 20.0
	
	A
	Os pensadores denominados como neokantianos reafirmaram a classificação da ciência em dois grupos propostos por Kant: ciências da natureza e ciências da cultura.
	
	B
	Os geógrafos neokantianos defendiam a dicotomia possibilismo-determinismo, afirmando não ser necessário superá-la em prol do desenvolvimento científico da geografia.
	
	C
	Os principais expoentes da geografia neokantiana foram La Blache, na França e Ratzel, na Alemanha.
	
	D
	Os geógrafos neokantianos buscaram defender a geografia como uma ciência humana idiográfica, coadunando com os pensadores franceses da corrente possibilista.
	
	E
	Os geógrafos neokantianos procuraram reafirmar a visão de que a geografia se trata de ciência de síntese, incumbida de articular a geografia geral e regional, com vistas ao conhecimento das áreas diversas da superfície terrestre.
Você acertou!
“A necessidade de requalificação da geografia no meio científico fomentou a busca de um método que superasse a dicotomia possibilismo-determinismo, reacendendo o debate proposto por Immanuel Kant, que postulara que, por meio das ciências naturais monotéticas e das ciências humanas idiográficas, nasceram as ciências da natureza e as ciências da cultura. Os geógrafos neokantianos questionaram essa classificação e atribuíram novos sentidos ao estudo geográfico, procurando reafirmar a visão de que se trata de uma ciência de síntese, incumbida de articular a geografia geral e a regional, com vistas ao conhecimento das áreas diversas da superfície terrestre”
(livro-base, p. 90).
Questão 4/5 - Epistemologia da Geografia
Considere o fragmento de texto: 
“O problema do conhecimento torna-se, portanto, crucial e a Filosofia precisa começar pelo exame da capacidade humana de conhecer, pelo entendimento ou sujeito do conhecimento. A teoria do conhecimento volta-se para a relação entre o pensamento e as coisas, a consciência (interior) e a realidade (exterior), o entendimento e a realidade; em suma, o sujeito e o objeto do conhecimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 12 ed., 2002. p. 114. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o conhecimento na ótica de Immanuel Kant, assinale a alternativa que contém as duas formas básicas do ato de conhecer, distinguido pelo autor em sua obra intitulada Crítica da razão pura:
Nota: 20.0
	
	A
	O conhecimento prático (a posteriori) e o conhecimento teórico (a priori).
	
	B
	Conhecer profundamente (a essência) e conhecer superficialmente (a forma).
	
	C
	Conhecer prioritariamente (a priori) e conhecer posteriormente (a posteriori).
	
	D
	O conhecimento empírico (a posteriori) e o conhecimento puro (a priori).
Você acertou!
“Para Kant, a base do conhecimento pressupõe o exame crítico da razão, a fim de apreender as condições nas quais é produzido. Em sua obra mais importante, intitulada Crítica da razão pura, ele distingue duas formas básicas do ato de conhecer: • o conhecimento empírico (a posteriori) [...] e • o conhecimento puro (a priori) [...]” (livro-base, p. 67).
	
	E
	O ato de conhecer indubitavelmente e o ato de conhecer probabilisticamente.
Questão 5/5 - Epistemologia da Geografia
Considere o trecho de texto: 
“Alguns autores vão definir a Geografia como o estudo da paisagem. Para eles, a analise geográfica estaria restrita aos aspectos visíveis do real. A paisagem, posta como objeto específico da Geografia, é vista como uma associação de múltiplos fenômenos, o que mantém a concepção de ciência de síntese, que trabalha com dados de todas as demais ciências". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1987. p. 4. 
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o conceito de paisagem na geografia tradicional e os autores que o desenvolveram, assinale a alternativa que cita corretamente os autores responsáveis pelo desenvolvimento do conceito de paisagem em seus respectivos países:
Nota: 20.0
	
	A
	Alemanha: Humboldt, Ratzel e Carl Troll; França: Jean Tricart e Bertrand; Rússia: Sotchava; América do Norte: Davis e Hartshorne.
Você acertou!
Os autores que desenvolveram o conceito de paisagem geográfica, na geografia tradicional, em cada país, são: na Alemanha, Humboldt, Ratzel e Carl Troll; na França, Jean Tricart e Bertrand; na Rússia, Sotchava; na América do Norte, Davis e Hartshorne (livro-base, p.130-138).
	
	B
	Alemanha: Ritter e Engels; França: La Blache e Bertrand; Rússia: Sotchava; América do Norte: Hettner e Davis.
	
	C
	Alemanha: Engels e Marx; França: Jean Tricart e Carl Troll; Rússia: Dokuchaev; América do Norte: Hettner e Hartshorne.
	
	D
	Alemanha: Ratzel e Engels; França: Bertrand e Yves Lacoste; Rússia: Dokuchaev; América do Norte: Harvey e Davis.
	
	E
	Alemanha: Humboldt e Marx. França: Élisée Reclus e La Blache; Rússia: Sotchava; América do Norte: Hartshorne e Harvey.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais