Buscar

fundamento_relacoes_internacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos das Relações Internacionais
O nacionalismo foi, provavelmente, a ideologia que mais esteve associada a conflitos violentos no século XX. No entanto, nem todos os conflitos no último século estiveram associados ao nacionalismo.
o Genocídio em Ruanda.
---
A ordem internacional hoje comporta um número muito maior de atores transnacionais do que 100 anos atrás.
Podemos afirmar que uma das consequências dessa transformação foi:
a ajuda das redes de atores transnacionais na disseminação de informação para um grande conjunto de atores globais.
----
Embora o mundo esteja repleto de guerras civis e de conflitos que envolvem atores não estatais – terrorismo, por exemplo –, guerras entre Estados nacionais têm sido comparativamente raras depois da II Guerra Mundial.
contecem mais dentro dos Estados do que fora deles.
----
Teóricos de várias vertentes, realistas, marxistas e institucionalistas, tentaram entender como o regime político entra nas equações de poder dos Estados modernos.
na desvantagem das democracias em relação à ordem internacional, já que os líderes desses países estão sujeitos à influência da opinião pública.
--
Debates sobre se os efeitos da globalização têm sido, majoritariamente, positivos ou negativos, para a maioria das pessoas, estão entre os temas mais importantes no estudo da economia política internacional hoje. 
os Estados, que se adaptarem melhor a essa nova realidade – a globalização –, vão ganhar mais.
---
A construção de um regime internacional de proteção aos direitos humanos foi uma das respostas políticas à enorme onda de violência que marcou o colonialismo no século XIX e as guerras nacionalistas da primeira metade do século XX. Uma das marcas desse regime é que ele representou a primeira tentativa de se estabelecer direitos individuais em escala internacional, independentemente de cidadania.
os métodos de sanções aos violadores de direitos humanos, bem como a determinação do que consiste uma violação, são determinados no âmbito da política internacional, não por pa
---
Questões regionais são centrais para a definição de qualquer projeto de poder de longo prazo em política internacional. Em economias emergentes, como o Brasil e a China, há muita discussão acerca de se é necessár
canada
---------
O comércio internacional e a revolução tecnológica foram d
a China depende do mercado de consumo americano para suas indústrias, ao mesmo tempo em que as grandes indústrias dos EUA dependem dos baixos preços de mão de obra da China para se manterem competitivos.
--------------
Em debates sobre desenvolvimento internacional, muitos estudiosos e tomadores de decisão têm ressaltado a importância de que reformas políticas podem ser mais importantes para o dese
instituições políticas representativas são mais eficientes em alocar recursos e redistribuir riqueza para os mais pobres. No longo prazo, isso é mais importan
------------
Existem três tipos de poder 
os países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo – OPEP –

Outros materiais