Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol Artes Visuais, Atelier Gravura- Nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Atelier de artes visuais: Gravura
Leia o excerto a seguir.
Especificamente sobre o fazer artístico, ao se trabalhar com a linguagem da gravura na sala de aula, é necessário desenvolver técnicas alternativas. Pois, muitas das técnicas tradicionais da gravura, devido aos instrumentos, materiais e maquinários específicos, distanciam-se da realidade escolar. 
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão. 
Conforme os conteúdos do livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, sobre o ensino da gravura no âmbito educacional da escola formal, enumere, na ordem sequencial, as técnicas alternativas às suas principais características: 
Papelogravura
Isoporgravura
Monotipia
Carimbo
Molde vazado 
(  ) As formas impressas são resultado da tinta depositada sobre os relevos criados com materiais diversificados na superfície e transferidos ao papel.
(  )  A imagem gravada é realizada com a pressão do lápis ou caneta sobre a matriz criando linhas e texturas em baixo-relevo.
(   ) Conhecido também como estêncil, produz estampas através das áreas vazias presentes na matriz.
(   ) Técnica que utiliza o papelão como matriz.
(  ) É uma técnica planográfica cuja impressão ocorre por meio de uma placa lisa, sem entalhe e que possibilita uma única impressão. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 5 – 1 – 3
Você acertou!
“A imagem impressa no papel é resultado da tinta impregnada nos relevos do carimbo”. Na técnica da isoporgravura, “em seguida, com a ponta de uma caneta ou lápis, fazer desenhos sobre a superfície do isopor”. “O molde vazado é também conhecido como estêncil e caracteriza-se por ser uma ‘máscara’ com áreas ‘vazias’”. “A papelogravura é uma técnica alternativa de gravura que utiliza o papelão como matriz”. "A monotipia é uma técnica planográfica cuja impressão ocorre por meio de uma placa lisa, sem entalhe e que possibilita uma única impressão".
	
	C
	5 – 4 – 2 – 3 – 1
	
	D
	1 – 5 – 3 – 4 – 2
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 2/5 - Atelier de artes visuais: Gravura
Observe as imagens abaixo:
  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8824/marcelo-grassmann>. Acesso em: 02 ago. 2016.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8824/marcelo-grassmann>. Acesso em: 02 ago. 2016. 
De acordo com as imagens e os conhecimentos acerca das duas técnicas básicas da xilogravura no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I. ( ) Na xilogravura de topo, os anéis da madeira são visíveis em sua superfície.
II. ( ) A xilogravura de Marcelo Grassmann, de 1949, é uma xilogravura de fio ou de fibra.
III. (   ) A xilogravura de fio utiliza madeiras que são cortadas no sentido vertical.
IV. ( ) A xilogravura de topo utiliza madeiras que são cortadas no sentido transversal ao tronco.
V. ( ) A xilogravura de 1954, de Marcelo Grassmann, é uma xilogravura de topo. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V – V
	
	B
	F – V – V – V– V
	
	C
	V – F – V – V – F
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. “A xilogravura de topo utiliza a matriz em corte no sentido transversal ao tronco, no qual os anéis da madeira são visíveis em sua superfície”. “A xilogravura de fio ou de fibra, por sua vez, utiliza madeiras que são cortadas no sentido vertical, ou seja, no sentido do comprimento de suas fibras, mantendo a textura da madeira em sua superfície”. As afirmativas II e V são falsas, pois observa-se que a matriz da gravura de Marcelo Grassmann, de 1949, é uma matriz de topo (matriz circular) pelo corte transversal; já a gravura de 1954 é uma xilogravura de fio ou de fibra, pois a matriz foi cortada no sentido vertical (matriz retangular).
	
	D
	V – F – V – F– V
	
	E
	F – F – V – V– V
Questão 3/5 - Atelier de artes visuais: Gravura
Leia a passagem de texto a seguir:
“Apoiando a monotipia existem outros autores que, ao classificá-la como gravura (em geral), enfatizam os processos criativos internos e externos experimentados pelo artista que prefira um resultado mais rápido e espontâneo do que aquele oferecido pelos métodos de relevo ou entalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/3522/1/Monotipia170513.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2016.                                                                                
Considerando as aulas e os conteúdos abordados no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade sobre a técnica da monotipia, analise as afirmativas a seguir que se relacionam a sua especificidade:
I. Mantém relações intrínsecas com a linguagem do desenho e da pintura.
II. No método aditivo o desenho é feito através da remoção da tinta em determinadas áreas da matriz.
III. No método subtrativo o desenho é feito com tinta diretamente na superfície da matriz.
IV. É uma técnica que possibilita apenas uma cópia nítida da imagem realizada sobre a matriz. 
São corretas apenas as afirmações:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III
	
	B
	I e IV
Você acertou!
As afirmativas I e IV são corretas. “O termo monotipia vem do grego monos que significa um, e typos que significa impressão. É uma técnica planográfica cuja impressão [...] possibilita uma única cópia”. “A monotipia, em seu processo, enlaça-se ao desenho e a pintura, num movimento híbrido entre as duas linguagens”. As afirmativas II e III são incorretas. “Na monotipia há dois métodos de construção da imagem na matriz, o subtrativo [...] e o aditivo”. “No método subtrativo, a tinta é espalhada com um rolo ou pincel em toda a superfície da matriz. Sobre a placa completamente entintada, e feito o desenho por meio da remoção da tinta em determinadas áreas”. “No método aditivo, o desenho é feito diretamente na superfície da matriz com pincel, rolo etc.”
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	III e IV
Questão 4/5 - Atelier de artes visuais: Gravura
Atente para a imagem e a seguinte citação:
 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: Rembrandt van Rijn. 100 florins, gravura em metal, 1647-49. Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rembrandt#/media/File:Rembrandt_The_Hundred_Guilder_Print.jpg>. Acesso em: 09 ago. 2016. 
“Rembrandt van Rijn deixou um amplo legado de pinturas e desenhos [...] além de aproximadamente 290 gravuras. Seu domínio da técnica [...] é indiscutível, sendo considerado um dos grandes gravuristas – se não o maior – de todos os tempos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SLOOTEN, Eva O.; HOLTROP, Marijke; SCHATBORN, Peter. Rembrandt e a arte da gravura. Curitiba: Museu Oscar Niemeyer, 2004. p. 11. 
De acordo com a imagem e o texto dado, bem como com os conhecimentos adquiridos no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade acerca das gravuras realizadas por Rembrandt, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Realizava alterações em suas gravuras após a primeira impressão, firmando um processo singular na construção de imagens.
II. ( ) Suas gravuras mantinham a teatralidade do Barroco através dos contrastes de claro e escuro.
III. (  ) A água-tinta foi a principal técnica utilizada em suas gravuras.
IV. ( ) Os diferentes tons de cinza eram obtidos através da sobreposição de linhas utilizando técnicas como a água-forte, o buril e a ponta-seca. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras. “Foi capaz
Página12