Buscar

Pensão por Morte: Requisitos e Beneficiários

Prévia do material em texto

Pensão por morte
A pensão por morte é um benefício que é destinado aos dependentes do beneficiário, quais sejam: cônjuge, companheira (o), filhos menores de 21 anos ou que sejam inválidos, desde que não tenha ocorrido emancipação do mesmo; irmãos não emancipados que sejam menores de 21 anos ou inválido; aos pais. 
A referida pensão deve ser paga aos dependentes do segurado que venha a falecer ou àquele que tiver sua morte declarada judicialmente, que são os casos de desaparecimento. 
Mas para que ocorra a liberação do benefício, é necessário que ocorra algumas comprovações junto ao INSS. A primeira delas é comprovar que o falecido em questão possuía qualidade de segurado do INSS na data do óbito. No caso do cônjuge ou companheiro (a), deve-se comprovar o casamento ou a união estável na data que o segurado faleceu. Já os filhos e equiparados, devem comprovar que possuem menos de 21 anos de idade, com exceção dos que forem inválidos e/ou deficientes. Os pais devem comprovar a dependência econômica que obtinham com o beneficiário. Os irmãos também devem comprovar a dependência econômica e serem menores de 21 anos, com exceção dos inválidos e/ou deficientes. 
A duração do benefício irá variar de acordo com o tipo de beneficiário, bem como a idade do mesmo.

Continue navegando