Buscar

5 sem Pedagogia - Taila - AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTISTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (1)

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
72.1 PROPOSTA INTERDISCIPLINAR	�
113 CONCLUSÃO	�
12REFERÊNCIAS	�
13ANEXOS	�
13ANEXO A – Livro	�
��
INTRODUÇÃO
Diante das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo, a escola vem sendo questionada acerca do seu papel nesta sociedade, a qual exige um novo tipo de trabalhador, mais flexível e polivalente, capaz de pensar e aprender constantemente, que atenda as demandas dinâmicas que se diversificam em quantidade e qualidade. A escola deve também desenvolver conhecimentos, capacidades e qualidades para o exercício autônomo, consciente e crítico da cidadania. Para isso ela deve articular o saber para o mundo do trabalho e o saber para o mundo das relações sociais.
Este trabalho traz uma abordagem sobre a importância de se trabalhar diferentes áreas do conhecimento de forma interdisciplinar em prol do processo ensino aprendizagem de conteúdos para as crianças.
O objetivo deste estudo é possibilitar ao aluno reflexões sobre situações reais do contexto escolar e construção de uma proposta de trabalho de ensino, refletindo sobre a atuação do pedagogo; Ler e analisar criticamente os textos e os vídeos sugeridos.
Justifica-se este estudo pela necessidade de se investigar unindo teorias vistas em sala de aula visando o entendimento e aplicação de conteúdos de forma interdisciplinar, para que uma disciplina venha a complementar a outra e que a aprendizagem não se torne deficiente no que se aplicar em sala de aula. Para tal se escolheu o tema diversidade cultural na escola e sociedade e se busca desenvolver atividades que envolvam disciplinas de forma interdisciplinar para trabalhar e conscientizar os alunos sobre tal conteúdo.
DESENVOLVIMENTO
A interdisciplinaridade é vista como um elemento de apoio dentro do processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis escolares. Diretores, coordenadores e professores têm em geral, a ideia de que é preciso ser interdisciplinar. Contudo, devemos nos questionar qual deve ser o ponto de partida para se chegar à interdisciplinaridade (COELHO, 2014).
De acordo com Souza (2008) a Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade e processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar o conceito pertencente às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas subáreas.
Trabalhar a interdisciplinaridade é trabalhar nas mais diferentes áreas do conhecimento para distinguir os pontos que os unem e que os diferenciam cada disciplina e desse modo se detectar onde se poderá estabelecer as conexões possíveis e reunir novas produções do conhecimentos, pesquisas, possibilidades de trocas de experiências e interação entre as diferentes áreas do saber. Essa compreensão crítica colabora para o conhecimento através de um saber parcelado que será refletido dentro do conhecimento social (COELHO, 2014).
O trabalho interdisciplinar é uma forma de trabalhar nas escolas e faculdades, onde o objetivo é propor um tema que una e aborde as diferentes disciplinas que o aluno estuda. Então se ele está na escola e estuda português, matemática, geografia, história, filosofia, e outros o objetivo é unir todas essas matérias e fazer um trabalho com consiga ter relação com todas elas (TORRES, 2016).
Na escola esse trabalho é mais complicado, pois são muitas as matérias e nem sempre é fácil encontrar um tema para ser ligado com todas elas. Nas faculdades o trabalho interdisciplinar já é bem comum e os alunos fazem desde que entram na faculdade, como o aluno já está fazendo um curso específico fica mais fácil encontrar uma forma de integrar todas as matérias (TORRES, 2016).
Para resolver um problema matemático deve-se saber ler e interpretar o problema para isso temos que saber interpretar textos, pontuar corretamente – é onde entra a Língua Portuguesa; em Biologia no conteúdo de genética no ensino médio temos que ter conhecimentos em porcentagens e probabilidades onde entra a disciplina de matemática; assim como em Geografia para elaborarmos mapas, gráficos e tabelas temos que ter conhecimentos matemáticos para trabalhar com escalas, sistemas de medidas, conhecimentos em porcentagens para saber interpretar tabelas e gráficos (TORRES, 2016).
De acordo com Torres (2016), o trabalho interdisciplinar é importante para desafiar as competências do aluno, ele não trabalha sozinho, a atividade é construída com um grupo e juntamente com cada professor, mas é interessante e muito importante para o aprimoramento do aluno. Estudos já mostraram que o trabalho interdisciplinar está relacionado a cinco princípios importantes: a humildade, desapego, respeito, espera e coerência.
Entende-se que uma disciplina não pode ser ensinada de forma isolada, para que o aprendizado ocorra corretamente é necessário um integração entre disciplinas, uma busca integrada de saber, para que os conteúdos expostos aos alunos sejam entendidos, memorizados e levados para a realidade na sociedade onde vivem.
As mudanças na sociedade e nas formas de comunicação apontam novos caminhos para o ensino, uma vez que as necessidades de aprendizagem já não são as mesmas. Estamos inseridos em um cenário de novos hábitos e valores e principalmente de novas formas de interação (real e virtual). É com base nessas transformações que surge a teoria dos multiliteracies ou multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000).
Trabalhos integrados podem ser propostos tanto por um mesmo professor, que organiza uma sequência com objetivos relativos a mais de uma área, quanto por dois ou mais docentes, que atuam juntos. Para realizar um bom projeto, é importante começar se perguntando se há conteúdos específicos de cada uma das disciplinas que podem ser trabalhados juntos e se a articulação entre eles ajudará no aprendizado. É essencial prestar atenção se o aluno passará a um nível maior de conhecimento em todas as áreas. Caso isso ocorra em apenas uma delas, é melhor repensar. O professor deve lembrar que não precisa incluir muitas disciplinas - em geral, um tema só é relevante para poucas.
Na vida social os conteúdos estão integrados e por isso é extremamente necessário as diferentes disciplinas trabalharem em conjunto em prol do ensino aprendizagem dos alunos. Desta forma se poderá tratar as necessidades e formas de aprender dos alunos.
Na Educação Infantil, as áreas de conhecimento precisam ser entendidas numa perspectiva interdisciplinar, já que a contribuição de todas é fundamental para a não fragmentação do conhecimento e para respaldar o entendimento e a organização dos contextos educativos. 
A interdisciplinaridade é o elo que possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a realidade, num processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis. Assim, professor e aluno deverão estabelecer diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática (AZEVEDO, 2007).
Percebe-se que todo o processo interdisciplinar deve estar pautado na reflexão, o que podemos observar inclusive nas concepções de Schon (1983), que retrata a importância do conhecimento na ação, da reflexão na ação e da reflexão sobre a ação permeando as situações educativas. O processo reflexivo torna-se alicerce para que se construa um processo interdisciplinar efetivo no cotidiano, por meio de uma prática pedagógica que esteja impregnada de pesquisa, discussão, análise e desenvolvimento metacognitivo dos professores e alunos sobre o conhecimentoconstruído de forma individual e coletiva (AZEVEDO, 2007).
Para encaminhar a ação pedagógica pela via da interdisciplinaridade, é necessário o estudo preliminar da realidade, a escolha de temas geradores e a construção do programa, selecionando e organizando os conhecimentos de forma dialética, dinâmica e contínua. Nesse sentido, a idéia do trabalho interdisciplinar não passa pela unificação dos conhecimentos e saberes, mas pela busca incessante de troca entre eles, e é nessa construção do saber que a interdisciplinaridade se solidifica de fato, e não nos momentos posteriores, quando se buscam os saberes instituídos para organizá-los (AZEVEDO, 2007).
Assim, o professor realiza a transposição dos construtos/saberes e o aluno reconstrói e se apropria dos construtos/saberes de uma disciplina. Juntos, professor e aluno passam a estabelecer relações com outros saberes e com o próprio cotidiano, estabelecendo relações e construindo redes de conhecimentos (AZEVEDO, 2007).
A interdisciplinaridade é vista, então, como instrumento que possibilite à escola tornar-se um lugar onde se produza coletiva e criticamente o conhecimento, desacomodando, para isso, pessoas, exigindo dos professores estudo teórico prático maciço dessa temática e o investimento profundo do desenvolvimento profissional dos educadores para atuar com competência e discernimento perante as incertezas e incongruências do próprio sistema educacional brasileiro (AZEVEDO, 2007).
Para o ensino aprendizagem da criança é fundamental a vivência de experiências e entendimento de conteúdos que fazem parte de sua vida diária. É necessário portanto que o professor reconheça o espaço onde irá atuar, para que assim possa levar os conteúdos exatos para sua atuação em sala de aula, beneficiando assim o aprendizado dos alunos.
A união de diferentes áreas proporciona aos alunos trabalhar um conteúdo e entender outro, complementando-se as disciplinas para a formação e sucesso do processo ensino aprendizagem da criança.
PROPOSTA interdisciplinar
Identificação da escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Dias.
Período de realização: 3 dias/aulas
Turma: 2º ano ensino fundamental.
Título/tema da atividade: Diversidade de culturas na escola e sociedade.
Objetivo Geral: 
Ampliar e socializar os conhecimentos de forma globalizada utilizando a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento em situações concretas, propiciando ao educando condições favoráveis de aprendizagem ou que incentive as crianças e jovens para apresentar trabalhos artísticos e científicos partindo da sua realidade e do seu conhecimento.
Objetivos Específicos:
Vivenciar a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos em situações concretas;
Integrar, num ambiente de harmonia e participação, a comunidade escolar local;
Estimular a construção da identidade ético-raciais dos alunos, por meio de ações de mobilização comunitária;
Ampliar o conhecimento sobre a existência de uma diversidade cultural dentro da escola, e a necessidade de valorizar as diferenças.
Percurso metodológico:
Atividade1
Iniciar a aula falando com os alunos sobre diversidade, onde a professora apresenta o vídeo do livro: Diversidade de Tatiana Belinky (Anexo A).
Questionar os alunos: 
O que é diversidade? 
Que contribuições a diversidade traz para a sociedade?
Atividade 2
Ler para os alunos os versos finais do livro: 
"Tudo é humano, bem diferente.
Assim, assado, todos são gente!
Cada um na sua e não faz mal,
Diversidade é que é legal!
Vamos, venhamos, isso é um fato!
Tudo igualzinho, ai como é chato!
Pedir aos alunos que expliquem o que eles entendem destes versos que foram lidos pela professora e ouvidos na história.
Atividade 3
No recreio a professora pedirá aos alunos que observem os alunos da escola, e com lápis e papel anotem as características (diferenças e semelhanças) entre os alunos da escola. Quando retornarem a sala de aula, farão um cartaz, onde escreverão as diferenças e semelhanças que encontraram nas pessoas no corredor, pátio, refeitório, entre outros.
Após a confecção do cartaz, conversar com os alunos:
Vocês acham que seria interessante todos sermos iguais?
Haveria algum problema no mundo se todos fossemos iguais?
Atividade 4
Convidar os/as alunos/as para se sentarem em círculo para participarem de uma discussão. Escrever as palavras DIVERSIDADE, DESIGUALDADE, HOMOGENEIDADE, IGUALDADE em fichas ou cartões em letra maiúscula e apresentar aos/as alunos/as. Explorar com os alunos o significado de cada palavra a partir de algumas questões: 
Na sua percepção, diversidade é o mesmo que desigualdade? Por quê? 
Homogeneidade é o mesmo que igualdade? Por quê? 
O que as pessoas querem dizer com a frase: "O Brasil é marcado por uma enorme desigualdade social". 
Esclarecer que os conceitos de igualdade e desigualdade pressupõem responsabilidade social, dizem respeito aos direitos que foram negados aos cidadãos. Já a palavra diversidade está relacionada à variedade de culturas, crenças, costumes, etnias, dentre outras características presentes no mundo. 
Atividade 5
Solicitar que os alunos se sentem em duplas e procurem produzir uma frase ou um texto curto que reúna as quatro palavras DIVERSIDADE, DESIGUALDADE, HOMOGENEIDADE, IGUALDADE. Socializar as produções e refletir sobre as mesmas buscando ampliar a compreensão dos alunos sobre as questões que envolvem a diversidade humana presente, inclusive, na sala de aula. Após pedir que os alunos relatem em forma de desenho como os mesmos veem o Brasil de hoje no que tange a diferenças e como esperam que seja nosso país no futuro.
As atividades realizadas pelos alunos serão expostas no corredor da escola, que direciona a sala dos alunos para que as demais turmas possam ter acesso aos trabalhos e ao entendimento sobre a diversidade na escola e necessidade de respeito de todos.
Recursos:
Vídeo; lápis; borracha; lápis de cor; caneta; papel pardo; cola; folha de ofício; pendrive; notebook; ficha/cartão; tesoura; recursos humanos; xérox.
Avaliação:
A avaliação se dará de acordo com a participação dos alunos em sala de aula, nas atividades propostas e analisando-se os resultados obtidos ao final de cada atividade, buscando-se saber se trouxeram benefícios e aprendizado aos alunos.
Bibliografia:
Livro. Diversidade. Tatiana Belinky. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZIf8v0xCNpk. Acesso em: 27 mar. 2018.
Vídeo: Porque uns são ricos e outros pobres? Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4IoAwVEDl40. Acesso em: 27 mar. 2018.
CONCLUSÃO
Este estudo buscou realizar pesquisas sobre pluralidade cultural, interdisciplinaridade e importância da união de diferentes áreas do conhecimento no processo ensino aprendizagem, buscando interligar estes conceitos com a sala de aula atual e como se pode leva-los para a sala de aula, melhorando os processos de ensino aprendizagem.
O grupo pode obter muito mais experiências com relação a como planejar atividades, como as relacionadas neste portfólio. Com leituras de textos, observação de teorias expostas em sala de aula e afins, pode com mais precisão e certeza, expor ideias e planejar atividades sobre diversidade cultural, para uma turma de ensino fundamental.
As experiências obtidas forma proveitosas e muito grandes, pois aumentam a bagagem de conhecimentos dos alunos e aperfeiçoam técnicas de planejamento e execução de aulas, bem como vão a cada dia aperfeiçoando as práticas realizadas pelos mesmos dando mais experiência e aprendizado sobre os temas explorados pelo grupo. De muito proveito e aprendizado foi o desenvolvimento deste trabalho pelo grupo de alunos de pedagogia da UNOPAR.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. 2007. Educar, Curitiba, n. 30, p. 235-250, 2007. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n30/a15n30.pdf.Acesso em: 26 abr. 2019.
COELHO, Heronita Maria Dantas de. Práticas de letramento e multiletramento em sala de aula. 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID10666_14082016141702.pdf. Acesso em: 26 abr. 2019.
COPE, B .; KALANTZIS, M. Mudando o papel das escolas. Em COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: Literacy Learning e Design of Social Futures. Routledge: Psychology Press, 2000, p.121-148.
TORRES, Taísa. A importância do trabalho interdisciplinar. 2016. Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/a-importancia-do-trabalho-interdisciplinar. Acesso em: 26 abr. 2019.
ANEXOS
ANEXO A – Livro 
PEDAGOGIA
Daniela Rodrigues Oliveira Cappelari
Taila Alana Manini
AS MANIFESTAÇões culturais e artisticas na educação infantil
Frederico Westphalen
2019
Daniela Rodrigues Oliveira Cappelari
Taila Alana Manini
AS MANIFESTAÇões culturais e artisticas na educação infantil
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Educação e Artes; Letramentos e Alfabetização; Literatura Infanto-juvenil; Ludicidade e Educação; Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento; Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil.
Orientador: Prof. Andressa Aparecida Lopes; Edneia de Cassia Santos Pinho; Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro; Natália da Silva Bugança; Natália Gomes dos Santos; Tatiane Mota dos Santos Jardim; Luciane Batistella Bianchini.
Frederico Westphalen
2019

Continue navegando