Buscar

Qual o papel de um aluno ingresso do curso de licenciatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual o papel de um aluno ingresso do curso de licenciatura? O que o aluno, espera como futuro licenciado? Depois do ingresso?
A educação é fundamental para a sociedade e direito de todos e dever do Estado e da família, sendo esse direito garantido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), conforme citado no Art. 205 da Constituição Federal Brasileira de 1988.
Nesse sentido, Valle (2005) observa que, optar pela docência é, portanto, outorgar-lhe um sentido, com relação à sua vida e às suas aspirações profissionais, consiste em adentrar num espaço social bem preciso e num sistema de relações interpessoais claramente definidas.
Sendo assim, a escolha em ampliar o conhecimento em licenciatura, consiste em afinidade e habilidade a serem aprimoradas; pelo desejo de investir em novos desafios e por se ter a percepção da importância social da profissão em questão. 
Contudo, Rabelo (2010) salienta que a busca por uma melhor formação e atuação, baseia-se no prazer do que se faz, e o que media o grau de relevâncias da docência para cada indivíduo que opta por se tornar um docente.
Dentro desse contexto, percebe-se que a figura do profissional na área de licenciatura é de extrema relevância para o processo de aprendizagem no âmbito educacional, pois ele é um mediador do conhecimento, um facilitador de aprendizagem. Dessa forma, a busca do licenciado em aprender a aprender e aprender a fazer é constante para ser um profissional qualificado.
Para tanto, ser capaz de compreender o complexo universo educacional consiste em uma profunda analise das necessidades e carências da educação no Brasil. A busca da adaptabilidade de contribuir positivamente para o ensino dentro das escolas, principalmente no que tange à inclusão das minorias, muitas vezes posta de lado torna-se necessário no sentido de proporcionar ações que favoreçam a qualificação do processo educacional.
REFERENCIAS 
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Presidência da República. Brasília, DF: Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/ Lei/L13005.htm. Acesso em: 30 jan. 2019. 
RABELO, A. O. Professores homens nas séries iniciais: escolha profissional e mal-estar docente. Educação e Realidade, v. 35, p. 279-298, 2010. Disponível em: http://seer. ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/8198/9481. Acesso em: 30 jan. 2019.
VALLE, I. R. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, maio/ago. 2006.

Continue navegando