FMU - Atividade 2
13 pág.

FMU - Atividade 2


DisciplinaEmpreendedorismo18.502 materiais187.947 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	No sentido popular, ser uma pessoa \u201cpersuasiva\u201d possui conotação ruim de manipuladora, traiçoeira, que usa da lábia e habilidades de oratória para tirar vantagens sobre os outros. No mundo do empreendedorismo, temos que incorporar a persuasão de uma forma mais ampla e em seu sentido mais puro. O empreendedor tem a sua volta diversos tipos de pessoas que tem que lidar e, por isso, é fundamental que a persuasão faça parte do dia-a-dia do empreendedor, pois essa característica contribuirá para que ele influencie pessoas e mantenha sólidas relações comerciais.
REALIZAÇÃO EMPREENDEDORA. Persuasão - o primeiro comportamento do empreendedor. Disponível em http://realizacaoempreendedora.com.br/persuasao-os-10-comportamentos-empreendedores/ Acesso em 20/06/2019 (adaptado).
 
A persuasão é uma característica fundamental para o empreendedor. Assim, baseando-se nas ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A persuasão, como estratégia empreendedora, contribui para superar a ação da concorrência, pois ela move pessoas e empresas na direção dos interesses do empreendedor.
 
PORQUE
II. O empreendedor tem forte tendência em exercer autoridade sobre as pessoas, sendo que essa facilidade de persuasão o leva ao poder e à execução de ações poderosas. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta Correta:
	 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O empreendedor é uma pessoa com características peculiares, não exclusivas, que pode atuar por necessidade ou oportunidade, buscando gerar valor por meio da criação ou expansão de alguma atividade, identificando e explorando novos produtos, processos e mercados.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado)
 
No texto é apresentado um conceito clássico de empreendedor. Entretanto, além da definição conceitual, o empreendedor é reconhecido por suas características peculiares. ALgumas delas são:
I. É persistente e tem visão de futuro.
II. Não poupa recursos financeiros para investir em seu sonho.
III. Aceita os risco do seu novo empreendimento, mesmo conhecendo pouco o segmento em que atuará.
IV. Cria algo inovador sob condições de incerteza.
V. Transpõe barreiras para alcançar os objetivos traçados. 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta Correta:
	 I, IV e V.
	
	
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	O que pode tornar um empreendedor bem-sucedido num negócio é a conjunção de duas coisas: o negócio oportuno e apropriado e o espírito empreendedor bem dotado que o leva adiante. Trata-se de um casamento entre a oportunidade e o oportunista que pretende aproveitá-la. Além disso, não basta buscar oportunidades se o empreendedor não se aprofundar na tomada de informações, não for perseverante em seus objetivos e não tiver profundo comprometimento emocional com seu negócio.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. São Paulo: Manole, 2012 (adaptado).
 
No texto são apresentadas algumas das características necessárias para que o empreendedor seja bem-sucedido. Sobre as características do empreendedor é correto afirmar que ele
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta Correta:
	 por ser autodeterminado no alcance de seus objetivos, acaba por agir independente de pessoas e situações.
	
	
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	A decisão de tocar seu próprio negócio deve ser muito clara. De início, é a sua decisão principal e você deve estar profundamente comprometido com ela, para ir em frente, enfrentar todas as dificuldades que normalmente aparecem e derrubar os obstáculos que certamente não faltarão. Se o negócio falhar \u2014 e esse é um risco que realmente existe, isso não deve derrubar seu orgulho pessoal nem sacrificar seus bens pessoais. Por isso, tudo deve ser bem pensado e ponderado para garantir o máximo de sucesso e o mínimo de dores de cabeça.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. São Paulo: Manole, 2012 (adaptado).
 
Para obter sucesso em seu negócio, todo empreendedor deve
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta Correta:
	 mover-se por desafios e sentir-se estimulado por eles.
	
	
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	O empreendedor precisa de ter uma rede de relacionamentos ( networking), que não seja muito extensa, mas que tenha qualidade. Geralmente associamos networking a eventos, mas a verdade é que esta prática está se tornando cada vez mais recorrente nas empresas com o intuito de ampliar ao máximo as oportunidades de negócio. Mais do que isso, essa rede de relacionamentos é um processo onde se constroem amizades, as quais são motivadas por interesses em comum e contribuem para que o negócio cresça.
BASTOS, M. Qual a Importância do Networking Para Empreendedores. Sistema Soma, 2017. Disponível em https://sistemasoma.com.br/blog/empreendedorismo/qual-a-importancia-do-networking-para-empreendedores Acesso em 20/06/2019 (adaptado).
 
Considerando as ideias do texto sobre rede de relacionamentos do empreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Atualmente, o empreendedor convive num cenário cambiante e incerto, o que torna a rede de relacionamentos um ferramenta útil para encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio.
 
PORQUE
II. Uma rede de relacionamentos mantém o empreendedor atualizado com informações que podem ajudar a obter indicações de possíveis novos clientes e até de potenciais investidores. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta Correta:
	 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	
	
	
Pergunta 6
	
	
	
	No Brasil, há vários fatores limitantes ao empreendedorismo,, tais como: educação e capacitação, visão, capacidade empreendedora, falta de informação, não acesso a recursos financeiros, desconhecimento da gestão de seu negócio, falta de políticas governamentais, entre outros. Essa situação torna urgente o desenvolvimento de ações para fortalecimento do empreendedorismo no país, destinados especialmente aos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte, além dos microempreendedores individuais.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado)
 
Sobre as ações para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil, é correto afirmar que essas ações devem
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta Correta:
	focar nas políticas governamentais, processos de educação e capacitação para empreendedores, apoio financeiro para pesquisa e desenvolvimento, incentivando a criação de empreendimentos que atuem nesse segmento.
	
	
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	A motivação é crucial para a ação individual, já que mexe com o emocional dos indivíduos. O homem é produtivo por que a motivação interage com o inconsciente e é com essa força que ele realiza todas as suas tarefas. O indivíduo sempre está girando em volta do ciclo da motivação, pois sempre uma necessidade substitui a outra. O agir do ser humano é guiado por suas necessidades, ou seja, tudo depende do nível de suas necessidades.
STOOC, M. B. Motivação de Pessoas. Portal Educação. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/motivacao-de-pessoas/20686 Acesso em 20/06/2019.
 
Considerando as teorias sobre motivação humana, analise as afirmativas e marque aquela que traz a correspondência correta entre autor e sua respectiva conclusão.
I. Maslow classifica as necessidades humanas em corporais ou fisiológicas, de incentivos sociais, de incentivo do ego, esta última caracterizada pelo domínio do conhecimento e autorrealização.
II. Birch e Verof classificam a motivação humana
Paulo
Paulo fez um comentário
Estão grifadas com sinal de verde!
1 aprovações
Fabja Tomaz
Fabja Tomaz fez um comentário
qual a resposta?
0 aprovações
Carregar mais