Buscar

RESUMO FUND COMPLETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciências Sociais:
Formas de conhecimento:
As principais são a Antropologia, Ciência Política e Sociologia. 
Outros ramos são a Psicologia, a Etnologia, a Geografia Humana, a Economia, a Administração e as Ciências Jurídicas. 
Objetos das ciências sociais:
É a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. As sociedades dos homens são manifestações destes homens, na medida em que, como ser social, o homem não pode viver isolado, fora do convívio social, pelo menos não de maneira plena.
A complexidade das ciências sociais:
As ciências sociais dependem de análise do momento histórico, da cultura e de uma série de fatos complexos.
Imaginação sociológica é o processo onde o indivíduo estabelece relação entre sua experiencial social e a sociedade que vive. Ela nos permite compreender as relações sociais que estabelecemos. 
Problemas sociais e sociológicos
O problema social é algo que atinge um grupo ou uma categoria de indivíduos, como as drogas. Em outras palavras, o problema social é uma situação que afeta um número significativo de pessoas e é julgada por estas ou por um número significativo de outras pessoas como uma fonte de dificuldade ou infelicidade e considerada suscetível de melhoria.
Já os problemas sociológicos são o objeto de estudo da Sociologia enquanto ciência, a qual se debruça sobre esses para compreender suas características gerais. Ex: a violência urbana.
Todo problema social é um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social. 
Cultura:
Cultura:
Todo complexo que inclui capacidades e hábitos (ex: conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume) adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade. 
Etnocentrismo:
O que ocorre quando um determinado indivíduo ou grupo de pessoas, que tem os mesmo hábitos e caráter social, discriminam outro, julgando-se melhor, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir. 
Etnografia:
Trabalho de campo, através do qual se produz a análise e a descrição do grupo estudado. O antropólogo converte-se no principal instrumento de coleta de dados. 
Relativismo cultural:
Toda cultura deve ser estudada em seus próprios termos, e não mais a partir dos parâmetros culturais e valorativos daquele que a estuda. Necessário o uso da Alteridade, ou seja, a postura de apreender a visão do outro na plenitude de seu significado. Presupõe a valorização da diversidade cultural, da diferença.
Comte e o positivismo:
O que é o positivismo:
A origem das palavras ordem e progresso da bandeira brasileira são oriundos do positivismo o qual deu origem a sociologia. O positivismo refletia o desejo burguês pela consolidação do capitalismo através do desenvolvimento industrial e cientifico. O lema do positivismo era saber para prever, prever para prover, ou seja, conhecer as leis sociais para prever os rumos da sociedade e intervir para garantir o bem coletivo. Um dos pontos altos da sociologia era a reconciliação entre a ordem e o progresso.
A lei dos três estados:
Teológico: Baseia-se em explicações transcendentais. Sintetizando na figura de um Deus ou deuses. - Metafísico: Substitui a divindade por forças abstratas. 
Positivo: Concentra-se nas explicações cientificas.
A lei dos três estados fortaleceu a ideia plantada no Darwinismo Social sobre as culturas avançadas (europeias) em detrimento das culturas atrasadas (africanas e asiáticas, da Oceania ou da própria America latina). Justificava a missão do homem branco europeu.
O positivismo no Brasil: 
Ordem e Progresso: Amor por princípio, ordem por base e progresso por fim. O progresso é o desenvolvimento da ordem, como a ordem é a consolidação do progresso. 
Teve como princípio reagir a doutrina confessional católica. 
Características deixadas na sociedade brasileira foram o conservadorismo, apego a hierarquia, aversão a mudanças e pavor a confrontos. 
Em 1880 foi inaugurado o Instituto do Apostolado. - Maior símbolo é a bandeira nacional.
O contexto etnocêntrico do positivismo:
Durkheim:
A fundação da sociologia científica:
Maior contribuição foi o estabelecimento de um método e objeto de estudo próprio à investigação social através da combinação da pesquisa empírica com a teoria sociológica. O verdadeiro objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais.
Fatos sociais:
Fatos sociais são toda maneira de agir ou pensar fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. 
O indivíduo tem que se conformar com as regras da sociedade em que vive independente de sua escolha e vontade. Exemplos: Quando um indivíduo adquire um idioma ou se submete a um determinado tipo de formação familiar. 
Sanções legais: Prescritas pela sociedade sob a forma da lei com a definição da infração e penalidade correspondente. Multas de trânsito. 
Sanções espontâneas: Afloram como resposta de uma conduta considerada inadequada. Olhares de reprovação por ir a um local com uma roupa inadequada. 
Outra característica dos fatos sociais é a externalidade dada pela coletividade como a religião ou o sistema econômico. Existem fora do indivíduo e são internalizados.
 Coerção: 
Direta: Professor cria os critérios de avaliação. 
Indireta: Empresário moderniza a empresa devido a concorrência.
Formal: Código Penal.
Informal: Uma pessoa chama a atenção da outra por furar fila.
Outra característica marcante é a generalidade (natureza coletiva). Todo fato social é geral, se repete em todos os indivíduos, ocorre em distintas sociedades. Formas de habitação, sistemas de comunicação e a moral apresentam generalidade.
Os fatos sociais fixos e não fixos
Fatos sociais não fixos: Maneiras de agir que são efêmeras e instáveis. Exemplo: Linchamento. 
Fatos sociais fixos: Maneiras de ser são fenômenos de ordem coletiva que determinam o comportamento dos indivíduos com durabilidade no tempo, permanência ou estabilidade. Exemplo: Sistema religioso ou econômico. 
Uma maneira de agir pode vir a ser uma maneira de ser com o passar do tempo. Exemplo: Um movimento religioso momentâneo que pode vir a se estabelecer como uma religião permanente.
Regras relativas à observação dos fatos sociais
Toda explicação científica exige que o pesquisador mantenha certa distância e tenha neutralidade em relação aos fatos, devem ser tratados como coisas. 
Dúvida metódica: O cientista tem a necessidade de questionar a veracidade e objetividade dos fatos estudados sem a influência de seus desejos, interesses e preconceitos.
Normal e patológico:
A sociedade é um organismo vivo, um tecido de inter-relações entre órgãos e funções que possuem necessidades a serem atendidas e mantidas. 
Objetivo máximo da vida é promover a harmonia da sociedade por meio do consenso comum. 
Quando algum fato coloca em risco a harmonia temos uma sociedade doentia.
Fato normal: Fatos encontrados em todas as sociedades de todos os tempos. Exemplo: O crime existe em todas as sociedades, de todas as espécies em todos os tempos. Assim, o crime é um fato normal. 
Fato patológico: quando extrapola a média, ou seja, se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e moral vigente. São transitórios e excepcionais. Exemplo: A ausência ou excesso de crime em uma sociedade.
Anomia
Condutas marginais, de um modo geral, ligadas a violência que o indivíduo pratica quando está privado de referências normativas e dos controles. Exemplo: Jovens que se perderam e precisaram cometer canibalismo para sobreviver.
Solidariedades mecânica e orgânica:
Solidariedade mecânica: Indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes independentes em relação à divisão do trabalho social. Predominava nas sociedades pré-capitalistas, sociedades mais simples. Consciência coletiva mais forte. Exemplo: Sociedade rurais no interior do Brasil.
Direito Repressivo: Ligado a solidariedade mecânica. Preocupação principal é punir aquele que não cumpre determinada norma social através de dor, humilhação ou privação de liberdade.Quanto mais tender a direito repressivo, mais forte é a consciência coletiva. 
Solidariedade orgânica: Indivíduos se tornaram interdependentes pela acelerada divisão do trabalho social. Predomina nas sociedades capitalistas, sociedades mais complexas. Consciência coletiva se afrouxa.
Direito Restitutivo: Ligado a solidariedade orgânica. Preocupação principal é restabelecer a ordem das situações perturbadas e não punir aquele que descumpriu a norma. Quanto mais tender ao direito restitutivo, menor é a consciência coletiva.
O contexto do surgimento da sociologia:
O surgimento da sociedade industrial e a relação com o surgimento da sociologia.

Continue navegando