Buscar

CASO CONCRETO 1

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 2
Fernando Lopes emite uma letra de câmbio em face de Luan e a favor de Eduarda, que a endossa em branco para Rebeca, a qual endossa em preto para Maria que, por sua vez, também endossa em preto para João. Este endossa em branco e repassa o título para Dora, que repassa o título por tradição para Eunice, e assim vai por Emerson e Vitor. Por fim, Vitor transmite o título para Miro, através de endosso em preto. Diante disso: 
a) Determine quais os obrigados pelo pagamento do referido título. Os obrigados serão Augusto (sacador), Bernardo (caso aceite), Cardoso (Tomador – endossante), Danilo (endossante), Eduardo (endossante) e Karine (endossante). (Obs p/ lei 8.088/90 – art. 19, proíbe endosso em branco – ao portador)
 b) Especifique o principal efeito do endosso realizado por Vitor. O principal efeito do endosso em preto é fazer com que o título fique Nominal e caso o portador queira transferi-lo, obrigatoriamente devera faze-lo por endosso.
QUESTÃO OBJETIVA 1: No que se refere ao instituto do aval, assinale a alternativa correta: 
a) o aval tem exatamente os mesmos efeitos do endosso. b) em qualquer título de crédito, é vedado o aval parcial, conforme determina o artigo 897, parágrafo único do Código Civil. 
c) no caso das letras de câmbio, é permitido o aval parcial, por força de previsão em legislação especial. 
d) o aval corresponde a um tipo de fiança, tendo em vista que possui as mesmas características.
e) assim como a fiança, o aval admite benefício de ordem, ou seja, primeiramente a cobrança deve recair sobre o avalizado, e depois sobre o avalista.

Continue navegando