A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE ANÁLISE DOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 5

1-Existem uma série de conceitos e definições relacionados à análise de sistemas de medição que são importantes no momento da execução e determinação de um equipamento ou instrumentação, principalmente com relação às propriedades dos equipamentos como sensores e analisadores de amostras. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Precisão e exatidão: são expressões qualitativas que se referem ao grau de concordância entre diversas medições, assim como entre a medição e seu valor de referência.
( V ) Rastreabilidade: propriedade de uma medição ou do valor de um padrão estarem relacionados a referências estabelecidas, geralmente padrões nacionais ou internacionais, por meio de uma cadeia contínua de comparações.
( V ) Incerteza-padrão: é uma medida da intensidade da componente aleatória do erro de medição.
( F ) Estabilidade: menor unidade de leitura do dispositivo de medição que limita o processo de detecção de variáveis entre os objetos medidos.
2-Segundo Albertazzi e Sousa (2008), um gráfico representa a variação apresentada pelo sistema de medição como função da sua indicação. Para cada valor da indicação, o gráfico mostra dois outros valores, seu limite mínimo e seu limite máximo. Sua construção pode ser muito vantajosa, pois a variação numa medida não é necessariamente constante em toda a faixa de medição do sistema de medição, sendo possível assim analisar quais áreas têm menores (ou maiores) variações associadas. Esse conceito apresentado é atribuído a uma característica na análise de medição. Sobre essa característica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALBERTAZZI, A. G.; SOUSA, A. R. Fundamentos de metrologia científica e industrial. Barueri: Manole, 2008.
( ) Estabilidade.
( X ) Curva de erros.
( ) Sensibilidade.
( ) Resolução.
3-Na medição são abordados alguns conceitos básicos sobre características de um sistema de medição. Existem vários conceitos e características definidos a partir de diversos parâmetros. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Resolução: menor unidade de leitura do dispositivo de medição que limita o processo de detecção de variáveis entre os objetos medidos. CORRETA
II- Sensibilidade: cociente entre a variação da resposta (sinal de saída) e a correspondente variação do estímulo sinal de entrada. CORRETA
III- Curva de erros: um gráfico que representa os erros apresentados pelo sistema de medição como função da sua indicação. CORRETA
IV- Estabilidade: incerteza-padrão é uma medida da intensidade da componente aleatória do erro de medição. ERRADA
4-Como a determinação do resultado de uma medição (RM) depende de vários fatores, a sua determinação analítica da mesma requer procedimentos que envolvem cálculos matemáticos e estatísticos que levam em consideração tanto aspectos físicos do instrumento, bem como a existência de erros (SILVA; CIRILO, 2015, p. 4). Sobre as etapas para a determinação da repetibilidade de uma medição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Determinação da amplitude de medição para cada amostra, considerando o número de repetições.
( V ) Determinação da média das amplitudes;
( V ) Busca do coeficiente d2 na tabela, lembrando o número de repetições e g=nº de amostras multiplicado por nº de operadores.
( V ) Cálculo do desvio padrão.
( F ) Determinação da variação dimensional dos corpos de prova.
FONTE: SILVA, N.; CIRILO, J. Estudo do erro sistemático ou tendência e repetitividade de um instrumento de medição. In: 8º Congresso Brasileiro de Metrologia. Anais. Bento Gonçalves, 2015.
5-O desvio linear de tendência está associado à forma como varia a tendência em função do valor da indicação. É utilizado quando há variação no valor da tendência, conforme a medição é realizada em diferentes regiões da faixa de medição de um sistema de medição. Considere uma situação onde operadores realizaram medidas do comprimento de peças para usinadas em um torno mecânico. Os valores de referência, valor médio medido por cada operador e a tendência estão apresentados na tabela a seguir. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( X ) V - V - V - F.
( ) F - V - V - V.
( ) V - F - F - F.
( ) V - F - V - V.
6-Na análise de medição, existem diversos conceitos relacionados as características das medidas. O cociente entre a variação da resposta (sinal de saída) e a correspondente variação do estímulo do sinal de entrada é atribuído a um conceito de medição. Sobre este conceito de medição, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Sensibilidade.
( ) Estabilidade.
( ) Resolução.
( ) Curva de erros.
7-Em um estudo da medição da distância de fuga e depuração do ar em equipamentos médicos, observou-se que a medição, mesmo que descrita em normas e documentos, pode ser realizada de maneira diferente por diferentes operadores, devido a diferentes conceitos e termos não especificados (SILVA, 2016). Esse estudo mostra como pode ser grande a influência do operador durante uma medição, mesmo usando o mesmo instrumento e procedimento de medição. Sobre as etapas recomendadas para a análise de reprodutibilidade de um sistema de medição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Determinação da média de cada amostra para cada operador.
( V ) Determinação da amplitude dos operadores.
( V ) Cálculo do desvio padrão.
( V ) Cálculo do coeficiente de reprodutibilidade pela equação Repro=5,152 Sop.
( F ) Determinação do limite de proporcionalidade da medição.
FONTE: SILVA, A. O. Measurement of creepage distance and air clearance: differences between different professionals. Journal of Physics: Conference Séries, 2016.
8-Existem diversos estudiosos da metrologia que definem de forma diferente a necessidade e a importância da medição, controle de qualidade e da análise dos sistemas de medição. Sobre a razão de medir, segundo William Edwards Deming, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.
( ) Uma vez que o controle não está medido ou mensurado, todo o processo de produção está descontrolado.
( ) Medir é o passo fundamental para a qualidade e controle de produção.
( ) Sem medição, o controle de qualidade fica comprometido, e uma vez que o controle de qualidade está comprometido, todo processo está.
9-Para a análise do sistema de medição, existem ferramentas chamadas parâmetros de avaliação. Desta forma, diversos parâmetros foram desenvolvidos para avaliar o sistema de medição com base em um número finito de medições. Idealmente, deveríamos fazer infinitas medições para aferir o seu funcionamento, porém como isso não é possível, utilizamos a estatística como aliada para dar segurança aos dados coletados. Sobre esses parâmetros utilizados na análise dos sistemas de medição, analise as opções a seguir:
I- Repetibilidade e reprodutibilidade. CORRETA
II- Estabilidade. CORRETA
III- Tendência. CORRETA
IV- Sensibilidade. ERRADA
10-Na análise dos sistemas de medição, é importante identificar o que pode causar esta deficiência, antes de tomar a decisão. Além disso, estudos mal elaborados podem fazer com que a empresa direcione seus recursos para o lugar errado ou, talvez, que não precisem ser realizados. Sobre as principais fontes de influência no sistema de medição, analise as sentenças a seguir:
I- Preparação inadequada do operador do sistema de medição. CORRETA
II- Ambiente de medição inadequado. CORRETA
III- Registro e análise inadequados dos dados de medição. CORRETA
IV- Escolha de um sistema de medição inadequado. ERRADA
11-Gráficos, imagens e ilustrações são importantes para o entendimento do conteúdo apresentado. No entanto, devem ser utilizadas com parcimônia, sem poluir o documento. Como critério geral de inclusão de imagens (ou gráficos, tabelas, ilustrações)