Buscar

AD1 - TURISMO E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
PERÍODO - 2017/2º
DISCIPLINA: TURISMO E SOCIEDADE
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça
QUESTÃO ÚNICA – UNIDADE I (AULAS 01 A 05):
A Sociologia através de seus conceitos, teorias e métodos oferece uma relevante abordagem para a análise do turismo como fenômeno social, cultural e econômico. Considerando tal afirmativa, desenvolva os tópicos a seguir:
a) Discorra sobre o aporte teórico-metodológico da Sociologia para os estudos das práticas e processos sociais que envolvem o fenômeno turístico, destacando um dos conceitos elaborados pelos fundadores dessa disciplina (Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx) que contribuem para a análise sociológica de aspectos do turismo.
R: A sociologia, pode se considerar que não é apenas um estudo científico, mas também uma analise do comportamento do ser humano e o convívio ao seu redor, examinando entender suas atitudes perante a sociedade. Desde do passado o homem vem crescendo no que se diz aprendizado, desde sua existência vem buscando o saber através desse convívio. O fenômeno turístico tem justamente esse envolvimento na sociedade, pois devido ao avanço da humanidade, temos vivido uma vida social repleta de modificações e grandes conhecimentos, tornando uma nova realidade de conceitos e valores, no turismo não é diferente, pois há alterações sociais, cultural, econômica e políticas que afeta um ambiente social, tanto podendo ajudar uma população relevando suas culturas, raízes, modo de vida e etc. Seus fundadores atribuem seus conceitos que são relevantes e que contribuem aos aspectos ao turismo, cada um com sua ideologia: Émile Durkheim tinha pensamentos que os fatores sociais não dependiam do indivíduo, mas sim o que acontecia em sua volta para influenciar a ele direta e indiretamente. Max Weber pensava que o comportamento de um determinado individuo é que tinha grande participação na sociedade, mas individualista. Já no caso de Karl Marx o homem cria sua evolução, aprendendo a ter seu próprio amparo para viver.
No fenômeno turístico também existem esses conceitos em uma sociedade, seu crescimento pode ao mesmo tempo causar fatores que podem trazer a sociedade, consequências, como na natureza, como para uma cidade, e outras mais, podendo até causar uma desigualdade social, devido a fatores existentes na sociedade, como os mais ricos tem mais condições ao lazer, do que as classes mais inferiores, e outros fatores que implicam em um ambiente. Nos dias de hoje viver com as diferenças sociais, pode ser o fator responsável pela formação da sociedade.
�
b) Reflita sobre a importância do turismo para a compreensão das sociedades atuais, apresentando dois aspectos do fenômeno turístico capazes de provocar reflexões sociológicas.
R: Já sabemos que turismo tem grande avanço na sociedade, é capaz de mudar para determinado ponto de vista social, desde que seja para visão distinta à mudanças e esclarecimentos o quanto pode ser importante, com benefícios para ser humano e sua vivencia entre grupos. Um dos aspectos do fenômeno turístico, é que podem ser relevantes a partir das decisões tomadas pelo homem para contribuir para seu bem estar, de forma que, não venha refletir tanto para uma sociedade, seus comportamentos com os outros, sem afetar de maneira direta um grupo de indivíduos, como suas crenças e culturas; Muitas vezes, certas atitudes, é capaz de manifestar uma desigualdade de interpretação. Outro aspecto são as formas de trabalho, com as mudanças das indústrias turísticas, as jornadas de trabalho com relação aos tempos atuais, foram caindo devido a esse avanço, tornando o homem mais preparado para uma nova realidade de vida, e as redes sociais que vem crescendo a cada dia, podendo assim, expressar seus ideais à sociedade. Portanto não deve ser esquecido que mesmo nos dias de hoje ainda existem muitas diferenças de classes, e sempre devemos pensar até o quanto pode haver ajuste para que essas diferenças não deixem os princípios morais e fundamentais, atinjam a sociedade de maneira incompreensiva e fora de uma realidade clara e objetiva, sem que provoque tantas consequências a sociedade.

Outros materiais