Buscar

Atualidades e Cenários Economicos - principais agregados economicos

Prévia do material em texto

1) Conforme visto, o cálculo do Produto Interno Bruto considera o sistema econômico analisado em três níveis distintos: a economia sem a participação do governo e considerando-se a economia fechada; a economia com a participação do governo, mas sem intervenção do comércio exterior. E, por fim, a economia aberta com a participação do governo. Dessa forma considere os seguintes dados apurados por determinada economia:
- Produto Nacional Líquido a custo de fatores (PIB cf): $ 800
- Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE): $100
- Impostos Diretos Recolhidos pelo Governo (ID): $ 40
- Impostos Indiretos Recolhidos pelo Governo (II): $ 50
-Taxas e contribuições recolhidas pelo governo: $100
- Subsídios do governo: $ 10
- Depreciação de ativos: $ 30
- Aposentadorias pagas pelo governo: $ 50
Com base nos dados da contabilidade apresentados, assinale a alternativa correta.
c) O Produto Nacional Bruto a custo de fatores (PNBcf) é igual a $ 840.
2) O Produto Interno Bruto a preço de mercado representa a contabilização de uma matriz de informações, colhidas através de institutos de pesquisa como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. E como vimos, o PIB é contabilizado a partir da figura do consumidor final, muito embora possa ser analisado a partir do desmembramento de sua contabilização. Dessa forma, aponte a afirmativa correta:
e) O PIB a preço de mercado equivale ao Produto Interno Líquido a custo de fatores mais (+) Depreciação mais (+) Impostos Indiretos menos (–) Subsídio (se houver).
3) O Produto Interno Bruto, indicador mais utilizado para se medir o bem-estar econômico de um país, foi instituído após à Segunda Guerra Mundial, pela Organização das Nações Unidas, e estabeleceu uma série de critérios técnicos para indicar a geração de riqueza de um país. Todavia, recorrentemente surgem críticas sobre a utilização deste indicador de riqueza, tanto relativo a critérios de contabilização quanto em relação às operações envolvidas para enquadramento estatístico. Desse modo, indique, dentre as operações a seguir, aquela que se enquadra na contabilidade do PIB, segundo a metodologia vigente.
e) Investimento do governo na ampliação da infraestrutura.
4)Segundo à Teoria Macroeconômica, se as empresas têm por objetivo a expansão de suas operações, seguramente haverá aquisição de máquinas e equipamentos, contratação e treinamento de pessoal, o que, por efeito multiplicador, irá aquecer a economia, possibilitando o aumento do Produto Interno Bruto do país. ,Com base na contabilidade social, analise as afirmações a seguir:
I – Segundo a metodologia, o sistema de produção induz o crescimento de renda no sistema econômico, mas não garante o sistema de despesas. Por isso, afirma-se que o Produto Nacional e a Renda Nacional possuem identidade entre si.
II – Os investimentos das empresas é um componente importantíssimo para a expansão do crescimento econômico, razão de sua contabilização na Renda Nacional.
III - Os gastos públicos, através do sistema de custeio público e investimentos diversos, aceleram a Despesa Nacional, assim como o consumo das famílias.
IV – A balança comercial superavitária indica que o restante do mundo está favorecendo o crescimento do PIB nacional.
A sequência de afirmações verdadeira é:
F,F,V,V.
5) O PIB de um país, como visto, corresponde ao somatório do faturamento (preços praticados multiplicados pelas quantidades vendidas) das empresas nos distintos setores da Economia, quando analisado pela ótica da produção. Dessa forma, caso o produto medido em uma economia fechada com a participação do governo aumentasse em 5 anos, isso significaria que:
c) Não se pode concluir sobre o Produto Nacional, visto que não houve um aprofundamentos sobre o comportamento dos preços nesse período.

Continue navegando