Buscar

ATIVIDADE 2 Qualidade e Certificação

Prévia do material em texto

1ª QUESTÃO
	A metodologia quantitativa denominada Pressão-Estado-Resposta (PER) é baseada no conceito da causalidade e foi proposta pela Organization for Economic Cooperation and Development ? OECD em 1993. Segundo Silva (2012), é também chamado um sistema de indicador de sustentabilidade pressão-estado-impacto-resposta (P-E-I-R).
Fonte disponível em: file:///C:/Users/usuario/Downloads/68-418-1-PB.pdf
Com relação à estrutura e a utilização dos indicadores do modelo proposto no livro, leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Nos indicadores de pressão ambiental são descritas as pressões antrópicas (imediatas e indiretas) exercidas sobre o meio ambiente (mudanças qualitativas e quantitativas nos recursos naturais).
II. Nos indicadores das condições ambientais, correspondem ao Estado (visão geral da situação do meio ambiente e o seu desenvolvimento). Relacionam-se com a qualidade ambiental e aspectos de quantidade e de qualidade dos recursos naturais.
III. Os indicadores de resposta correspondem às respostas sociais, ações individuais e coletivas para mitigar ou prevenir impactos negativos induzidos pelas atividades humanas.
IV. Os indicadores de respostas devem contemplar ações pertinentes à preservação e conservação do meio natural e seus recursos, além de refletir esforços da sociedade no processo de enfrentamento da problemática ambiental.
	ALTERNATIVAS
		
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, II, III estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	2ª QUESTÃO
	O conhecimento acerca dos impactos derivados da ação antrópica pode propiciar ao gestor ambiental reconhecer as dificuldades, os desafios e também as oportunidades. Para isso, é preciso compreender os impactos causados ao meio ambiente que podem ser de natureza física, química ou biológica, social, política ou cultural.
Considerando o contexto, leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta sobre alguns dos problemas recorrentes aos assentamentos urbanos e que contribuem para o declínio da qualidade ambiental.
I. A poluição sonora, poluição do ar e a poluição hídrica.
II. A destruição dos recursos naturais.
III. A desintegração social e o desemprego.
IV. A perda de identidade cultural e de produtividade econômica.
V. A falta de solidariedade econômica.
	ALTERNATIVAS
		
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, II, V estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	3ª QUESTÃO
	De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o planejamento das cidades no Brasil é prerrogativa constitucional da gestão municipal que responde, inclusive, pela delimitação oficial da zona urbana, rural e demais territórios para onde são direcionados os instrumentos de planejamento ambiental. No âmbito do meio ambiente urbano, os principais instrumentos de planejamento ambiental são o Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE, o Plano Diretor Municipal, o Plano de Bacia Hidrográfica, o Plano Ambiental Municipal, a Agenda 21 Local, e o Plano de Gestão Integrada da Orla. No entanto, todos os planos setoriais ligados à qualidade de vida no processo de urbanização, como saneamento básico, moradia, transporte e mobilidade, também constituem instrumentos de planejamento ambiental (fonte disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/planejamento-ambiental-urbano/item/8057).
De acordo com Silva (2002), a associação entre os parâmetros físicos, químicos, biológicos, sociais, políticos, econômicos e culturais que permitam o desenvolvimento harmonioso, pleno e digno de vida representam o conceito de qualidade ambiental.
Fazendo a relação com os contextos e a aula, leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Uma forma de mensurar a qualidade ambiental é o uso da metodologia de densidade populacional/uso e ocupação do solo.
II. A análise qualitativa sobre as pressões ambientais derivadas do aumento populacional em uma determinada área é uma outra forma de mensuração da qualidade.
III. A metodologia pressão-estado-resposta é um modelo qualitativo proposto pela Organization for Economic Cooperation and Development - OECD.
IV. O sistema pressão-estado-resposta está baseado no conceito da causalidade, e é categorizada por indicadores de pressão social.
	ALTERNATIVAS
		
	somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	somente as afirmativas II e IV estão corretas.
	4ª QUESTÃO
	A Escola da Sensibilidade Social das Empresas, apresentada por Keith Davis, afirma que todas as ações empresariais devem promover equilíbrio social e ambiental, de modo que isto não afete negativamente a empresa. Das abordagens apresentadas, uma delas se refere a cumprir apenas com as obrigações legais. Considerando o contexto, assinale a alternativa de qual abordagem se trata.
	ALTERNATIVAS
		
	Obrigação social.
	
	Obrigação legal.
	
	Responsabilidade social.
	
	Sensibilidade social.
	
	Obrigações legais e sociais.
	5ª QUESTÃO
	As mudanças em nosso planeta, ao longo dos anos, trouxeram profundas transformações, como o surgimento de graves problemas ambientais devido ao aumento da utilização dos recursos naturais e da produção de resíduos. Alguns impactos ambientais mais percebidos pela sociedade e veiculados na mídia enfatizam a necessidade de mudança em relação ao ambiente e a busca por uma sociedade mais consciente.
Sendo assim, leia atentamente as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta que se refere aos impactos ambientais apresentados no livro na unidade IV:
I. Impactos causados pelos resíduos sólidos e lixo urbano (muitas vezes descartados a céu aberto) os quais deveriam ser reciclados, reutilizados, reusados ou descartados/manejo adequado, principalmente os de origem orgânica, de origem agrícola, entulhos, industrial, eletrônico, dos serviços de saúde e radioativos, pilhas e baterias. Também, a poluição por petróleo (maré negra) é causada por derramamento das plataformas furadas, tanques em más condições, navios, explosões de poços e oleodutos danificados. Sem falar dos postos de combustíveis proporcionam riscos (incêndio, resíduos gerados pela atividade, levam a contaminação de solos e poluição do meio ambiente).
II. Alterações nas paisagens naturais, forma de ocupação e uso da área, na qualidade da água, ar e assoreamento, bem como prejuízo para o setor agrícola, perda da qualidade de vida na fauna aquática e poluição indiscriminada das águas. Também o plantio de cana-de-açúcar geram grandes impactos com as queimadas. Os impactos causados pelos agrotóxicos (sérios riscos a saúde da biodiversidade) e a pecuária (destruição de ecossistemas ambientais, degradação do solo, hídrico além dos GEEs).
III. Os impactos causados pela construção de rodovias trazem profundas transformações no meio biótico bem como os transportes por meio do aumento dos GEEs, entre outros que constituem sérios problemas na quantidade de poluentes que são emitidos, congestionamentos entre outros, inclusive nas demais áreas ferroviárias, aquaviárias, aeroviárias e dutoviárias.
IV. Os impactos causados pela construção civil é uma das que mais atingem a sociedade e, portanto necessita de intervenções mais sérias quanto a classificação e tipologia dos resíduos. Também os impactos causados pelas hidrelétricas trazem inúmeros impactos nas mais diversas dimensões.
V. Além desses já citados, os impactos causados pela tecnologia e telecomunicações resultado da obsolescência rápida dos equipamentos eletrônicos, da proliferaçãode antenas e torres, fios e estudos sobre tecnologia sem fio e a qualidade de vida das pessoas que utilizam dessa modalidade.
	ALTERNATIVAS
		
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, II e V estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	6ª QUESTÃO
	A falta de ações ligadas à responsabilidade socioambiental ou mesmo a existência de ações de "fachada" revelam uma despreocupação em relação a demasiada pressão que o ambiente tem refletido na diminuição da qualidade ambiental, gerando um paradoxo com a própria visão do conceito sobre sustentabilidade. Acerca da qualidade ambiental, leia atentamente as informações a seguir:
I. Refere-se às propriedades e atributos do ambiente que são passíveis de avaliação comparativa com padrões existentes, utilizadas para avaliar o potencial de sobrevivência equilibrada do ser humano.
II. Um ambiente equilibrado, intocado pelo homem pressupõe a máxima qualidade ambiental.
III. Há uma correlação entre ambientes urbanos ou extremamente modificados pelo homem e a queda de qualidade ambiental.
IV. Em termos genéricos, a qualidade ambiental é considerada alta ou baixa, porém não existe um consenso sobre as diferentes metodologias de análise da qualidade ambiental.
Assinale a alternativa correta.
	ALTERNATIVAS
		
	somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	somente as afirmativas I e III estão corretas.
	7ª QUESTÃO
	A Escola Genética da Responsabilidade Social prega que todas as empresas somente por visarem o lucro, geram por consequência, empregos, renda e pagamento de impostos, assim já estariam cumprindo sua parte com o quadro social. Dentro deste contexto, leia atentamente as afirmações que se seguem e assinale a resposta correta:
I. As empresas, segundo Friedman, não deveriam cumprir com mais nenhuma meta social ou ambiental (responsabilidade socioambiental).
II. Programas sociais e ambientais não apresentam resultados em nível de desempenho mensuráveis.
III. À empresa cabe também distribuir os lucros às comunidades locais.
IV. É de competência da empresa definir o que é de "interesse social".
Assinale a alternativa correta.
	ALTERNATIVAS
		
	somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	somente as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	somente as afirmativas I e III estão corretas.
	8ª QUESTÃO
	O Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA) é um instrumento da política nacional do meio ambiente. Este deve ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Considerando este relatório, leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta sobre este importante documento.
I. Tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida.
II. Visa assegurar para o Brasil condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
III. Informa sobre como está a qualidade ambiental dos diversos ecossistemas, inclusive no âmbito internacional.
IV. O conjunto de relatórios sobre a qualidade ambiental garante que os diversos segmentos da sociedade possam entrar na discussão das questões ambientais e as internalizar.
V. Auxilia na avaliação do êxito dos programas de controles ambientais implantados.
	ALTERNATIVAS
		
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, II, IV e V estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	9ª QUESTÃO
	A respeito da qualidade ambiental, leia as afirmações a seguir:
I. É um grande desafio, a criação de indicadores de sustentabilidade e qualidade ambiental que forneçam um retrato da situação da sustentabilidade.
PORQUE
II. Ainda há muitas indefinições sobre os termos, e, tendo em vista, o pano de fundo das discussões sobre qualidade ambiental, o qual se relaciona com a própria conceituação de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
	ALTERNATIVAS
		
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	a primeira afirmação é falsa e, a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	10ª QUESTÃO
	Quando deixamos de cumprir com nossas obrigações, estamos assumindo a responsabilidade pelas consequências de nossos atos. Da mesma forma, fica fácil entender o conceito de responsabilidade socioambiental. No que diz respeito a essa responsabilidade, leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Refere-se à culpabilidade sobre a não mitigação dos impactos derivados de nossas ações sobre os demais atores sociais e meio ambiente.
II. Implica também na adoção de um compromisso em realizar ações que visem a minimizar os impactos negativos oriundos do não cumprimento das obrigações.
III. As empresas não adotam ações socioambientais, pois segundo Friedman, trata-se de uma competência do primeiro setor, o Estado.
IV. As empresas estão adotando, por meio de seus gestores e colaboradores, aos poucos, as ações socioambientais.
	ALTERNATIVAS
		
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, II, III estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando