Buscar

02 Prova Sétimo Ano - Segundo Trimestre

Prévia do material em texto

9999 
	EEEFM “LARANJEIRAS”
	
	AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
ALUNO (A): __________________________________________________________ TURMA: 7º ano ____
TURNO: Vespertino DATA: ____/____/ 2019 PROFESSOR: Marcos Rogério Valor: 5,0
	V Leia atentamente as questões antes de respondê-las.V Faça sua avaliação à tinta, na cor azul ou preta.
V Evite rasuras e o uso de corretivo.V Revise sua avaliação antes de entregá-las ao professor, pois os problemas de ortografia, acentuação gráfica e estrutura de texto serão levados em conta, na correção das questões.
	
Nota:
GABARITO
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
1)(FATEC) A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil, foi progressivamente abandonada e substituída pela africana, entre outros motivos, devido:
a) ao constante empenho do Papado na defesa dos índios contra os colonos.
b) à bem sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.
c) à completa incapacidade dos índios para o trabalho.
d) aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à coroa.
e) ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.
2) (CESGRANRIO) No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava. Sobre os quilombos no Brasil, é correto afirmar que o(a):
a) maior número de quilombos se concentrou na região nordeste do Brasil, em função da decadência da lavoura cafeeira, já que os fazendeiros, impossibilitados de sustentar os escravos, incentivavam-lhes a fuga.
b) maior dos quilombos brasileiros, Palmares, foi extinto a partir de um acordo entre Zumbi e o governador de Pernambuco, que se comprometeu a não punir os escravos que desejassem retornar às fazendas.
c) existência de poucos quilombos na região Norte pode ser explicada pela administração diferenciada, já que, no Estado do Grão-Pará e Maranhão, a Coroa Portuguesa havia proibido a escravidão negra.
d) quase inexistência de quilombos no Sul do Brasil se relaciona à pequena porcentagem de negros na região, o que também permitiu que lá não ocorressem questões ligadas à segregação racial.
e) população dos quilombos também era formada por indígenas ameaçados pelos europeus, brancos pobres e outros aventureiros e desertores, embora predominassem africanos e seus descendentes.
3) Leia os versos:
�
“Seiscentas peças barganhei:
— Que Pechincha! — no Senegal
A carne é rija, os músculos de aço,
Boa liga do melhor metal.
Em troca dei só aguardente,
Contas, latão – um peso morto!
Eu ganho oitocentos por cento
Se a metade chegar ao porto.”
�
HEINE, Heinrich. Citado em: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
 O trecho do poema acima citado refere-se:
a) aos grandes lucros conseguidos pelos chefes tribais africanos na venda de escravos aos europeus.
b) à forma pela qual os europeus conseguiam adquirir metais preciosos em solo africano.
c) ao comércio de escravos no continente africano e os altos lucros proporcionados aos europeus em decorrência dos produtos dados em troca.
d) ao comércio de carne realizado na África mediante o escambo.
e) os indígenas lucraram muito com o tráfico de jesuítas para o continente africano.
4) Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa, a _____________ era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados as cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeita dos capatazes. Após a leitura do texto acima assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
a) Zumba.
b) Samba
c) Capoeira
d) Forró
e) Funk
5) A África é o continente com mais religiões diferentes de todo o mundo. Na época da escravidão, os negros trazidos da África eram batizados e obrigados a seguir o ____________. Porém, a conversão não tinha efeito prático e as religiões de origem africana continuaram a ser praticadas secretamente em espaços afastados nas florestas e quilombos.Após a leitura do texto  acima assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
a) Luteranismo
b) Catolicismo
c) Calvinismo
d) Protestantismo
e) Budismo
6) Eram características dos indígenas nativos do Brasil na chegada dos portugueses, em 1500:
a) a obtenção de recursos baseada na coleta, caça e agricultura.
b) a existência de apenas um idioma comum a todas as tribos.
c) a existência de grandes cidades, como a dos astecas.
d) a ausência de artesanato.
e) a ausência de deuses.
7) A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.GÂNDAVO, P. M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado). A observação do cronista português Pero de Magalhães Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada demonstra a:
a) dificuldade da organização social das tribos brasileiras.
b) dominação portuguesa não imposta aos índios no início da colonização.
c) superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena.
d) incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses.
e) dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.
8) (MACK)"Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito “prazer e devoção”, a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do rial que observavam de longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...)"(Eduardo Bueno).Este contato amistoso entre brancos e índios preservado:
a) Pela igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.
b) Até o inicio da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.
c) Pelos colonos que escravizam somente o africano na atividade produtiva de exportação.
d) Em todos os períodos da Historia Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como o “bom selvagem e forte colaborador da colonização.
e) Sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e escravidão
9) Sobre a organização econômica, social e política das comunidades indígenas brasileiras, no período inicial da conquista do território pelos portugueses, é correto afirmar:
I. Os nativos viviam em regime de comunidade primitiva, em que a terra era de propriedade privada dos casais e os instrumentos de trabalho eram de propriedade coletiva.
II. A divisão das tarefas era por sexo e por idade; as mulheres cozinhavam, cuidavam das crianças, plantavam e colhiam; os homens participavam de atividades guerreiras, da caça, da pesca e da derrubada da floresta para fazer a lavoura.
III. A sociedade era organizada em classes sociais, sendo o excedente da produção controlado pelos chefes das aldeias, responsáveis pela distribuição dos bens entre os indígenas.
IV. Os indígenas brasileiros não praticavam o comércio pois tudo que produziam destinava-se à subsistência, realizando apenas trocas rituais de presentes.
Está(ão) correta(s):
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas III.
d) apenas IV.
e) apenas II e IV.
10) Em linhas gerais, os indígenas no Brasil, possuíam as seguintes características no período colonial:
I. Viviam da pesca, da caça, da coleta de frutos e raízes proporcionada pelas florestas e matas;
II. Tiveram suas manifestações culturais, tradições e ritos cerceados, nas regiões onde foram encampados pelos aldeamentos jesuítas;
III. Exploravamlatifúndios respeitados pela colonização branca e viviam pacificamente com os portugueses no interior do Brasil;
IV. Ocupavam parte do litoral brasileiro, na faixa compreendida entre o sul da Bahia e o Paraná. 
Em relação às proposições acima, está CORRETO o que se afirma:
a) apenas em I, II e III.
b) apenas em II, III e IV.
c) apenas em I, III e IV.
d) apenas em I, II e IV.
e) em todas elas.

Continue navegando