A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ATIVIDADE 2 - ESTILO DE VIDA, SAUDE E MEIO AMBIENTE

Pré-visualização | Página 1 de 2

DISCIPLINA: ESTILO DE VIDA, SAUDE E MEIO AMBIENTE.
Atividade 2
PERGUNTA 1
Reforçando essa concepção, a Lei nº 11.445 (BRASIL, 2007) estabelece as diretrizes nacionais para incentivar a implantação de serviços públicos de saneamento básico. O conceito de saneamento básico conforme o Art. 3o Para os efeitos desta Lei, considera-se: O saneamento básico como um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de:
I - abastecimento de água potável: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento privado de água potável, desde a captação até as ligações internas, excluindo os instrumentos de medição;
II - esgotamento sanitário: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente;
III - limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;
IV - drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: conjunto de atividades, infraestrutura e instalações operacionais de drenagem urbana de águas fluviais, de transporte, detenção ou retenção para o aumento de vazões de cheias, tratamento privado e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas. 
	
	a.
	Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	b.
	Apenas as afirmativas I, II e III são corretas.
	
	c.
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	d.
	Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	e.
	Apenas a afirmativa II é correta.
PERGUNTA 2
Leia e verifique as afirmativas a seguir, e classifique-as como verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) A degradação ambiental pode ser caracterizada por transformações e desequilíbrios ocorridos no ambiente que prejudicam ou inviabilizam as condições de vida dos seres em um dado ecossistema.
( ) A preservação ambiental é a tentativa de isolamento de um determinado espaço do convívio humano, para evitar a destruição ou qualquer forma de dano ou degradação de um ecossistema, de uma área geográfica ou espécies de animais e vegetais ameaçadas de extinção.
( ) A reparação ambiental significa ressarcimento, efeito de consertar ou atenuar prejuízo causado a pessoa ou patrimônio e, no caso de dano ambiental, além de provável pagamento de multa, pode envolver a obrigação de recuperar ou reabilitar a área degradada.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	V, V e V
	
	b.
	F, F e F
	
	c.
	F, V e F 
	
	d.
	F, V e V. 
	
	e.
	V, F e V
PERGUNTA 3
Leia com atenção o seguinte trecho e assinale a resposta correta: ...”considerada o marco civilizatório que desencadeou a degeneração ambiental, ou seja, o fato mais relevante no que se refere aos impactos ambientais causados pela ação humana. Porém, existem autores que consideram o advento da ciência experimental, durante a chamada “civilização pré-tecnológica”, como um marco efetivo dos impactos ambientais, ainda que esse tema não fosse a maior preocupação da época. Isso se deve, significativamente, às mudanças de mentalidade do homem ocidental promovidas pelos avanços da ciência experimental”. Esse marco civilizatório é chamado de:
	
	a.
	Revolução Industrial.
	
	b.
	Revolução Inconstitucional.
	
	c.
	Revolução das Vacinas. 
	
	d.
	Indústria automotiva.
	
	e.
	Revolução Constitucional.
	
	
	
PERGUNTA 4
Leia com atenção as afirmativas e assinale a única opção correta. São principais problemas que afetam a qualidade dos recursos hídricos:
	
	a.
	Deposição de resíduos líquidos: sedimentação e deposição de lixo nas nascentes.
	
	b.
	Poluição por esgoto residencial: despejo dos dejetos animais em mares e rios.
	
	c.
	Poluição industrial: depósito dos refugos industriais nos oceanos e lagos.
	
	d.
	Poluição agrícola: despejo de dejetos animais e humanos nas nascentes e contaminação da água por agros poluentes.
	
	e.
	Poluição difusa de origem agrícola, e de mineração: contaminação de aquíferos por agrotóxicos e metais.
PERGUNTA 5
Leia e verifique as afirmativas a seguir, e classifique-as como verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção, recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, estabeleceu os princípios, as competências, as atribuições e os deveres das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) constituindo o Sistema Único de Saúde - SUS. 
( ) As doenças associadas à água podem ser agrupadas nos seguintes grandes grupos: transmissão por vias buco-oral, controladas pela limpeza do solo próximo às águas, associadas à água, transmissão por vetores que se desenvolvem na água (como a aids, a malária e a febre amarela), relacionadas com águas de chuva (dengue e leptospirose) e doenças em que a água entra em contato com o solo contaminado com substâncias químicas.
( ) De acordo com a OMS, a definição de saneamento é “o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre seu bem-estar físico, mental e social".
	
	a.
	V, V e V.
	
	b.
	F, F e V.
	
	c.
	F, V e F.
	
	d.
	V, F e F.
	
	e.
	V, F e V.
	
	
	
PERGUNTA 6
A adoção da perspectiva dos determinantes sociais nas políticas públicas revela a importância e a interdependência desses fatores. A OMS reuniu, em outubro de 2011, no Rio de Janeiro, representantes governamentais de diversos países no intuito de promover a equidade social em saúde por meio de ações sobre os determinantes sociais, implementadas mediante uma ampla abordagem inter-setorial. As discussões resultaram na Declaração Política do Rio Sobre Determinantes Sociais da Saúde. São compromissos dessa declaração:
	
	a.
	Descartar a importância da equidade em saúde; 
	
	b.
	Reafirmar que a equidade em saúde é uma responsabilidade compartilhada e demanda o engajamento de todos; 
	
	c.
	Informar que a equidade em saúde é fundamental para o bem-estar individual.
	
	d.
	Reconhecer que o usufruto do mais alto nível de saúde que se possa atingir constitui um dos direitos opcionais da população; 
	
	e.
	Declarar a responsabilidade das empresas sobre a saúde de sua população;
PERGUNTA 7
Leia com atenção as afirmativas e assinale a única opção correta, são principais problemas que afetam a qualidade dos recursos hídricos:
I - eutrofização de lagos e represas: proliferação de algas e plantas aquáticas devido ao aumento de nutrientes na água, como nitrogênio e fósforo; 
II - salinização de rios e açudes: crescimento dos níveis dos sais minerais na água doce da foz em contato com o mar; 
III - falta de proteção aos mananciais superficiais e subterrâneos: despejo de esgoto doméstico de residências construídas em áreas de mananciais.
Assinale a única alternativa correta:
	
	a.
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	b.
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	c.
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	d.
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	e.
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
PERGUNTA 8
Sabemos que o meio ambiente e o homem interagem a todo instante, assim é preciso compreender o meio ambiente como um sistema complexo, em que homem e ambiente podem mutuamente se influenciar. Dessa forma a “Teoria Geral dos Sistemas”, diz que:
	
	a.
	Os sistemas se categorizam em abertos – quando não há trocas com o meio externo – e fechados – quando há trocas constantes de energia, matéria e informação com o meio externo.
	
	b.
	Os sistemas se caracterizam por pelo menos doze elementos estruturais. E esses sistemas são abertos e mutáveis.