Buscar

Teste aula de 1 a 3 introdução ao direito

Prévia do material em texto

A operação Lava Jato, uma das maiores investigações já deflagradas no Brasil, trouxe à tona uma série de práticas de corrupção entre empresas na contratação com o poder público. A partir deste exemplo, podemos afirmar o que segue:
A criação de leis possibilitou, dentre outras práticas, a investigação, a condenação dos corruptos, a devolução dos valores desviados e o pagamento de indenizações, servindo de exemplo de como o direito é um facilitador do progresso.
Feedback da resposta:	
A resposta correta é a alternativa “b”.
A operação Lava Jato demonstra como o direito, através da edição de normas que auxiliaram a investigação, pode ser facilitador do progresso da sociedade, punindo as práticas corruptas.
O professor Sílvio de Salvo Venosa ensina:
[...] a expressão fontes do direito partiu de um sentido metafórico e, por meio de longa tradição histórica, obteve um significado preciso na ciência jurídica, sempre na compreensão e no entendimento da origem, berço ou nascedouro do Direito. Procurar a fonte de uma regra é buscar o ponto de onde ela brotou para a vida social. (VENOSA, 2009, p. 120)
Fonte: VENOSA, Sílvio de Salvo. Introdução ao estudo do direito. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Diante do texto apresentado, analise as afirmações a seguir:
Pode-se entender como fonte do direito o estudo de suas fontes históricas, ou seja, os antecedentes históricos de cada instituto.
As fontes de direito referem-se ao processo de produção das regras jurídicas.
Com relação às proposições, pode-se afirmar:
Feedback da resposta:	
A resposta correta é a alternativa “e”. 
As fontes do direito podem se referir também às fontes históricas, mas o texto do professor Venosa alude ao significado científico do termo, referindo-se, assim, ao processo de produção das regras jurídicas.
Não existe Estado sem poder. Os poderes da República são o legislativo, o executivo e o judiciário. Com relação a esses poderes, analise as proposições a seguir:
Poder legislativo é o que elabora as normas. No Brasil, é composto pelo Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
O poder executivo é o que administra o Estado. É composto pela presidência da República e pelos ministérios
O poder judiciário auxilia o poder legislativo na elaboração das leis.
Assinale a alternativa correta:
Feedback da resposta:	
A resposta correta é a alternativa “b”. 
A proposição III está incorreta porque o poder judiciário tem como função aplicar as leis, sanando os conflitos, e não auxiliar o poder legislativo na elaboração das leis.
Em razão da existência de vários tipos de normas (leis, decretos, Constituição Federal, leis complementares, portarias, etc.) e do aparente conflito entre estas, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta:
A norma a ser aplicada sempre será a mais antiga. Assim, se a lei for anterior à Constituição Federal, a lei deverá ser aplicada.
Existe uma hierarquia entre as normas, de modo que a norma de hierarquia superior prevalecerá sobre a norma de hierarquia inferior.
A norma que prevalece sobre todas as outras é a Constituição Federal.
Feedback da resposta:	
A resposta correta é a alternativa “d”.
A proposição I está incorreta porque a hierarquia entre as normas não é estabelecida pelo critério do tempo. Ainda que uma norma seja mais antiga que a outra, deve-se observar qual a norma hierarquicamente superior, a fim de identificar qual deverá ser aplicada.
O modo de produção feudal surgiu com a desintegração do Império Romano. Um dos fatores para essa desintegração foram as invasões bárbaras, que culminaram com a migração da população para os campos. Com relação ao modo de produção feudal, é correto assinalar:
Feedback da resposta:	
A resposta correta é a alternativa “b”.
O modo de produção feudal baseava-se numa produção rural de subsistência e numa sociedade sem mobilidade; o poder do rei foi mitigado, de modo que não havia poder político centralizado. A Igreja tinha um papel ideológico ao mesmo tempo que era uma grande proprietária de terras. Os servos não possuíam nenhum direito, apenas obrigações para com seus senhores.

Continue navegando